Olá! Nas próximas semanas, o Gestão FC tratará de temas relacionados à estrutura do futebol brasileiro, ou a falta dela, como poderemos observar. Nos nossos primeiros textos falamos sobre a necessidade de profissionalização em todas as esferas organizacionais do esporte, mas de nada adiantará este processo se não houver investimento/desenvolvimento em estrutura técnica para mudança do cenário viciado que possuímos hoje.
Entenda-se por estrutura técnica a criação de um projeto esportivo claro, com mudanças significativas nas esferas política, jurídica, administrativa e patrimonial no futebol nacional.
A equação é simples: profissionalização + estrutura técnica = desenvolvimento. O que significa ganhar competitividade num mercado cada vez mais concorrido.
Exemplo de que esta equação dá certo é a MLS (Major League Soccer) nos Estados Unidos. Nossos vizinhos do norte provam que não é necessário estar na Europa para formar uma liga forte. O objetivo da MLS é ser a liga mais cara e famosa do futebol mundial até 2022. Alguém duvida?
Mas por que os americanos conseguem e nós brasileiros, hoje a 6ª economia mundial, não passamos nem perto disso? Lembram da nossa equação lá em cima? Eles aprenderam com erros do passado (sim, eles tiveram uma tentativa frustrada décadas atrás) e se prepararam para criar subsídios com foco no crescimento de sua liga e seus clubes.
Estudos do Ministério do Esporte mostram que o futebol brasileiro movimenta hoje cerca de 0,2% do PIB no nosso país e que há a possibilidade deste percentual atingir 1,1%. Isto nos dá uma amostra de toda a nossa possibilidade de crescimento.
Precisamos nos preparar. Modificar nossa estrutura excessivamente política. Reformular totalmente nossas arcaicas leis sobre o desporto. Ou seja, criar um projeto esportivo para o nosso futebol, com propósito de, primeiramente, investir no desenvolvimento de estruturas técnicas que possam servir de base para alavancar um modelo economicamente sustentável que possa competir com as principais ligas do mundo.
Redação em Campo Porque o futebol é a nossa paixão.
