Coordenador científico, Márcio Corrêa é responsável por comandar o monitoramento físico do elenco. Foto: Gustavo Oliveira/Site oficial Atlético.
No período em que a Copa do Mundo é disputada, o futebol dos clubes fica um pouco “de lado” nos noticiários. E as semanas em que os campeonatos nacionais sofrem uma pausa são fundamentais para o preparo físico dos atletas. Foco desta “intertemporada”, a preparação física dos jogadores do Atlético-PR está em dia. É o que garante o coordenador científico do clube, Márcio Corrêa, que comanda os trabalhos no período.
“Realizamos um trabalho monitorado pela fisiologia. Buscamos conhecer o índice de fadiga de cada jogador neste tipo de atividade. Calculamos que se caísse 20% da velocidade inicial, seria um índice de fadiga não satisfatória. Mas, raros jogadores chegaram a 10 ou 12% no índice de fadiga. Isso é uma coisa aceitável para um treino com esta intensidade, com esta qualidade”, explicou Márcio Corrêa ao site oficial do Atlético.
Segundo o coordenador, a ideia é sempre trabalhar em ritmo de jogo, para que os atletas ganhem a maior intensidade possível durante as partidas. “O objetivo final é força explosiva, para que o atleta possa chegar na bola em velocidade, possa se recuperar em velocidade e executar todas as ações na maior intensidade possível”, comentou. Mas ele também ressalta a importância das atividades com bola. “Vamos condicionar nossos atletas para a competição, com um trabalho de potência, em que também englobamos um trabalho com bola, uma atividade que motiva muito o jogador porque todos gostam de trabalhar com bola”, completou Márcio Corrêa.
Mas não é só o coordenador científico, preparador físico e fisiologistas que dão tamanha importância para estas atividades, os jogadores atleticanos também entendem a necessidade de priorizar a parte física neste momento. “Sem dúvida a intertemporada vai fazer diferença. É importante você se preparar bem, fazer uma boa intertemporada de força, de resistência e de prevenção de lesões”, afirmou o goleiro Weverton, também ao site oficial do clube.
O atacante Ederson reforçou as palavras do goleiro e acredita que o período de treinamentos físicos será importante no restante da temporada. “Nosso time precisa muito disso, estar muito bem preparado fisicamente para aguentar a sequência de jogos. Ainda mais pela maneira que jogamos, somos muito rápidos. Temos treinado muito forte”, garantiu o jogador em entrevista ao site oficial do Furacão.
Redação em Campo Porque o futebol é a nossa paixão.
