Um velho conhecido da torcida voltará a vestir a camisa do Atlético Paranaense. O atacante Cléo já estava treinando no CT do Caju junto com o grupo principal do Furacão e foi apresentado oficialmente pelo clube nesta quarta-feira (7). O jogador retorna ao time após defender o Rubro-Negro entre 2005 e 2006.
Brasileiro naturalizado sérvio, Cléo estava defendendo o Kashiwa Reysol, do Japão. Depois de sair do Furacão, ele passou ainda por Ferroviária (SP), Figueirense, Olivais Moscavide (Portugal), Estrela Vermelha (Sérvia), Partizan (Sérvia) e Guangzhou Evergrande (China). O atleta espera a publicação do seu nome no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para ficar à disposição do técnico Miguel Ángel.
Quando estava no Olivais, em Portugal, Cléo foi emprestado ao Estrela Vermelha, da Sérvia, e chamou atenção. Na temporada seguinte, foi vendido ao rival do Estrela, o Partizan, e causou escândalo no país. Ele foi o primeiro jogador em 20 anos a jogar nos dois clubes consecutivamente e o único estrangeiro. Nas temporadas seguintes virou ídolo do Partizan e seu desempenho fez com que ele se naturaliza-se para ter a possibilidade de defender a Seleção Sérvia.
Com 28 anos, Cléo acredita que a experiência fora do país será importante no seu retorno e destaca sua passagem pelo Japão. “Fiz parte do crescimento do futebol chinês e aprendi muito na Europa, mas o principal ganho foi no futebol japonês, que mudou a minha vida. Acredito que evoluí (desde 2005) principalmente no aspecto psicológico. Quando se é jovem, você é muito eufórico. Depois dessas experiência profissionais e pessoais de viver praticamente nove anos fora do Brasil, evoluí bastante neste quesito. A experiência de conhecer de perto essas culturas tão diferentes me ajudou muito”, afirmou o jogador ao site oficial do Atlético.
Nos últimos seis anos, foram 55 gols em 106 partidas, média de 0,51 gol por jogo. O novo atacante rubro-negro relembra o torcedor sobre suas características. “Sou um centroavante e bom finalizador. Minha maior característica é fazer gols. Espero poder balançar as redes e ajudar o clube a crescer ainda mais”, projetou Cléo.
FICHA TÉCNICA
Nome: Cléverson Gabriel Córdova.
Posição: Atacante.
Nascimento: 09/08/1985, em Guarapuava (PR).
Títulos: Campeonato Sérvio 2010 e 2011 (Partizan); Super Liga Chinesa 2011 e 2012, Copa da China 2012 (Guangzhou Evergrande); Copa do Imperador 2013 e Copa da Liga Japonesa 2013 (Kashiwa Reysol).
Clubes anteriores: Comercial (SP), Olivais Moscavide (Portugal), Atlético Paranaense, Ferroviária (SP), Figueirense, Olivais Moscavide (Portugal), Estrela Vermelha (Sérvia), Partizan (Sérvia), Guangzhou Evergrande (China) e Kashiwa Reysol (Japão).
Redação em Campo Porque o futebol é a nossa paixão.
