A estreia do Atlético Paranaense no Campeonato Brasileiro em 2014 será diante do Grêmio, no Estádio Orlando Scarpelli, do Figueirense, em Florianópolis (SC). E iniciar a caminhada no Brasileirão contra o Imortal não é nenhuma novidade para o Furacão. O time gaúcho é velho conhecido do Rubro-Negro em estreias.
Já foram quatro encontros entre os clubes em primeiras rodadas de Campeonato Brasileiro. São duas vitórias para cada lado em três jogos com mando rubro-negro e um com mando tricolor. Para o Atlético-PR, dois bons motivos para acreditar em um bom 2014. Foi contra o Grêmio que se iniciaram duas das melhores campanhas da história do clube na competição, em 1983 e 2001.
Primeiro encontro
Exatamente em 1983 foi que os clubes fizeram seu primeiro duelo em uma estreia de Brasileirão. Em jogo disputado no Estádio Couto Pereira, do Coritiba, o Atlético não foi páreo para a equipe gaúcha que seria campeã do mundo no mesmo ano. A vitória do Imortal por 1 a 0 veio com gol de Osvaldo. Mas o Rubro-Negro se recuperou na competição e acabou aquela edição eliminado nas semifinais pelo campeão Flamengo.
Atlético: Rafael; Sóter, Jair Gonçalves, Mauro e Sérgio Moura; Ivair, Déti, Peu e Capitão; Washington e Assis.
Técnico: Geraldo Damasceno.
Grêmio: Remi; Silmar, Leandro, De León e Casemiro; China, Tonho e Osvaldo; Lambari, Nei e Leandro.
Técnico: Valdir Espinosa.
Reencontro em Porto Alegre
As equipes voltaram a se enfrentar em uma estreia 16 anos depois, em 1999. Dessa vez o mando do jogo foi do Grêmio e a partida ocorreu no Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS). Nova vitória gremista, agora por 2 a 1, de virada. Neste ano, a campanha atleticana não seria tão boa, acabando em 9º lugar, uma posição abaixo da zona de classificação para o mata-mata. Adriano Gabiru abriu o placar e Agnaldo virou com dois gols.
Grêmio: Danrlei; Itaqui, Ronaldo Alves, Éder Gaúcho e Roger; Capitão, Cleison, Fabinho e Arílson; Rodrigo Gral e Agnaldo.
Técnico: Celso Roth.
Atlético: Flávio; Alberto, Gustavo, Reginaldo e Luizinho Netto; Axel, Kleberson, Clóvis e Adriano Gabiru; Kelly e Lucas.
Técnico: Vadão.
Caminho para o título
Apenas dois anos depois as equipes voltaram a ficar frente à frente na estreia. Em 2001, foi contra o Grêmio que o Furacão iniciou sua caminhada para o título. Jogando na Arena da Baixada, o time Rubro-Negro bateu o Tricolor Campeão da Copa do Brasil e invicto há mais de 20 jogos. O placar de 2 a 0 veio com gols de Kléber e Kleberson.
Atlético: Fávio; Rogério Corrêa, Nem e Gustavo; Alessandro, Pires, Kleberson, Adriano Gabiru e Fabiano; Kleber e Alex Mineiro.
Técnico: Mario Sérgio.
Grêmio: Danrlei; Marinho, Ânderson Polga e Claudiomiro; Ânderson Lima, Gavião, Tinga, Zinho e Rubens Cardoso; Rodrigo Gral e Rodrigo Mendes.
Técnico: Tite.
Primeira vez em pontos corridos
Mais dois anos e um novo encontro, abrindo o Brasileirão de 2003, o primeiro de pontos corridos. Novo jogo na Arena da Baixada e nova vitória atleticana por 2 a 0. Desta vez o final do campeonato não foi tão feliz para o Atlético, que acabou em 12º lugar. Os gols da partida foram marcados por Roger, contra, e Ilan, um minuto depois.
Atlético: Diego; Alessandro, Igor, Rogério Corrêa e Ivan; Rodriguinho, Fabrício, Leomar e Adriano Gabiru; Dagoberto e Ilan.
Técnico: Vadão.
Grêmio: Danrlei; Ânderson Lima, Ânderson Polga, Roberto e Roger; Amaral, Tinga, Gilberto e Rodrigo Fabri; Caio e Christian.
Técnico: Tite.
Redação em Campo Porque o futebol é a nossa paixão.
