Se a vantagem de decidir em casa é do Flamengo, o Atlético Paranaense tem em quem se espelhar para conquistar o inédito título da Copa do Brasil, no Maracanã. Os números mostram que jogar a segunda partida em casa não é tão vantajoso assim na competição. Inclusive a própria equipe carioca já perdeu a taça dentro do seu estádio.
As estatísticas históricas das finais da Copa do Brasil não apontam uma vantagem para os times que decidem em casa. Ao contrário do que se fala, ter a torcida ao lado na segunda partida não é fator decisivo na história da competição, fato que se evidencia nos últimos anos.
De todas as finais da Copa, apenas nove vezes a equipe que decidiu em casa levou o título, enquanto em 15 oportunidades o time visitante fez a festa e saiu com a taça. As últimas edições tem evidenciado ainda mais esse fato. Os últimos quatro campeões comemoraram na casa do rival e das últimas nove edições, apenas o Sport, em 2008, foi campeão em casa.
APÓS EMPATE NO PRIMEIRO JOGO
Se decidir em casa não se mostra tão vantajoso, o empate na primeira partida, em Curitiba (PR), pode favorecer o Mengão. Em seis decisões, a equipe que empatou a primeira partida, fora de casa, levou a taça na partida de volta. Já em quatro oportunidades, o time que empatou em casa na ida, ficou com o título no estádio rival.
FLAMENGO JÁ PERDEU A TAÇA NO MARACANÃ
Um dos exemplos do Furacão para conquistar a Copa do Brasil foi adversário rubro-negro da semi-final deste ano. O Grêmio foi campeão duas vezes após empatar a primeira em casa. Em 2001, em cima do Corinthians e outra contra o próprio Flamengo, em 1997. Após o empate em 0 a 0 no Olímpico, a equipe gaúcha abriu o placar no Maracanã com João Antônio, Lúcio e Romário viraram para o Mengão, mas Carlos Miguel deixou tudo igual e fechou o placar em 2 a 2, favorecendo o Tricolor pelos gols marcados fora de casa. Resultado que serve para o Atlético.
Outros exemplos são de Fluminense, em 2007 e do Santo André, em 2004, esse também em cima do Urubu. Na oportunidade, a equipe do ABC paulista também empatou o jogo de ida, por 2 a 2, no Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP). Para o jogo de volta, o clima era de título certo para os cariocas, mas o que se viu no Maracanã foi uma vitória surpreendente do Santo André. O time de Péricles Chamusca bateu o Mengo por 2 a 0 com gols de Sandro Gaúcho e Elvis.
EM 2013, CAP JÁ FEZ O RESULTADO QUE PRECISA
Caso o retrospecto da competição não seja o suficiente para o Atlético, a própria equipe pode servir de espelho para o jogo decisivo. A única derrota flamenguista no Brasileirão, atuando no Maracanã foi exatamente para o Rubro-Negro paranaense. Na ocasião, o time da casa abriu 2 a 0 no placar com gols de Luiz Antonio e Hernane, mas o Furacão virou a partida com Marcelo, Dellatorre, Fran Mérida e Roger e venceu por 4 a 2. O resultado fez com que o técnico Mano Menezes pedisse demissão e Jayme de Almeida assumisse o Flamengo.
O Atlético também conseguiu outros cinco resultados, no Brasileirão deste ano, que lhe dariam o título. Venceu, fora de casa, Ponte Preta, Portuguesa, Atlético Mineiro e Náutico e empatou com o Internacional pelo placar de 2 a 2.
CONFIRA OS CAMPEÕES
Redes Sociais