Quem esperava que o Coritiba ia facilitar para o Londrina, para ajudar o LEC na conquista do turno e eliminar o rival Atlético da final, se enganou. O Coxa encarou o jogo com seriedade e venceu o Tubarão por 3 a 1, de virada. Diogo Roque abriu o placar para os visitantes, mas Deivid, Rafinha e Leandro Almeida foram para as redes e decretaram a vitória do campeão do primeiro turno.
Mesmo com a derrota, o Londrina se manteve como primeiro colocado geral – status garantido já na última rodada –, mas terá que se contentar com a final do interior, já que não venceu nenhum dos dois turnos. O Coritiba garantiu o direito de fazer o segundo jogo da decisão em casa, porque ficou na frente do Atlético na soma dos pontos.
Início quente e empate no primeiro tempo
Curitiba recebeu uma bela tarde de sol e calor neste domingo e o jogo começou como o clima: muito quente. Com menos de 10 minutos, o placar já mostrava um gol anotado para cada lado. Primeiro, foi o Londrina que foi para cima e balançou a rede, logo aos dois minutos. Em cobrança de falta para área, Wéverton desviou e Diogo Roque foi o último a tocar na bola. 1 a 0 para o Tubarão.
Com o orgulho ferido pela desvalorização do título do primeiro turno por parte jogadores do Londrina – por causa da arbitragem na vitória do Alviverde sobre o LEC, no Estádio do Café –, o Coritiba correu atrás da desvantagem e não demorou para empatar. Robinho encontrou Deivid, que tocou na saída do goleiro Danilo e deixou tudo igual, aos nove minutos.
O Londrina precisava da vitória para conquistar o turno, mas não teve o mesmo ímpeto durante o primeiro tempo. A equipe do Norte paranaense assistia o Coritiba chegar e incomodar a meta de Danilo, sempre pelo lado direito do ataque, nas costas do lateral-esquerdo Wendell. Na melhor oportunidade, Rafinha foi lançado, Danilo saiu mal e o camisa 7 tocou por cima do goleiro. A bola foi muito alta e Gilvan afastou de cabeça.
No último lance, Rafinha apareceu novamente. O meia-atacante chutou de fora da área e a bola passou com perigo à esquerda do gol.
Coxa marca duas vezes e elimina o Tubarão
O segundo tempo começou aberto, com as duas equipes chegando à área adversária com facilidade. Vanderlei e Danilo tiveram trabalho em cruzamentos rasteiros. Aos oito, Rafinha, sempre ele, recebeu cruzamento e finalizou forte. Danilo pegou no reflexo e Deivid chutou por cima dentro da pequena área. No minuto seguinte, o camisa 7 apareceu novamente. Após lançamento da defesa, Rafinha saiu na cara do gol, mas chutou para fora, perdendo mais uma grande chance.
Se o Coritiba desperdiçou duas oportunidades incríveis, o Londrina também perdeu um gol feito. Germano recebeu cruzamento na área e, livre, chutou para fora. O Tubarão pagou caro e sofreu a virada no minuto seguinte. Deivid recebeu e colocou Rafinha na cara do gol. O meia-atacante, desta vez, não perdoou. O camisa 7 tirou o goleiro Danilo com um lindo toque e chutou para o gol vazio, aos 18.
O Alviverde cresceu no jogo e não demorou para fazer o terceiro. Victor Ferraz cruzou rasteiro da direita e Leandro Almeida, como centroavante, empurrou para o fundo das redes do LEC. Com a vantagem, a torcida coxa-branca começou a festa no Couto Pereira, gritando “olé” e cantando “Ah lelek” e “o sonho acabou”, para provocar os londrinenses.
O técnico Cláudio Tencati colocou Robinho, Maicon e Alexandre Oliveira e deixou o Londrina mais ofensivo. Com isso, o Coxa ganhou campo para jogar nos contra-ataques e quase marcou desta forma, com Patric, após tabela com Rafinha. Aos 31, o LEC respondeu. Wéverton recebeu cruzamento, dominou dentro da pequena área e fuzilou para gol. Vanderlei fez uma excelente defesa e salvou o Coxa. Dois minutos depois, Germano desviou de cabeça, em cobrança de escanteio, e mandou para fora. A última chance clara do time veio com Alexandre Oliveira, já nos acréscimos, mas Vanderlei apareceu de novo para evitar o gol.
A vitória da moral para o Coritiba nos clássicos contra o Atlético na final do campeonato. Resta para o Londrina se preparar para a final do interior, contra o Operário, e começar o planejamento para a Série D do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 3 X 1 LONDRINA
Coritiba: Vanderlei; Victor Ferraz (Pereira), Leandro Almeida, Chico e Patric; Júnior Urso, Gil (Djair), Sérgio Manoel e Robinho (Zé Rafael); Rafinha e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos.
Londrina: Danilo; Serginho Paulista (Maicon), Dirceu, Gilvan e Wendell; Diogo Roque (Robinho), Germano, Bruno e Celsinho (Alexandre Oliveira), Wéverton e Neílson.
Técnico: Cláudio Tencati.
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira, em Curitiba.
Data/Horário: 28/04/2013, às 15h50
Árbitro: Rafael Traci.
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Arestides Pereira da Silva Jr.
Público/Renda: 9.436 pagantes/ 10.966 total/ R$ 120. 548,00
Cartões amarelos: Bruno, do Londrina.
Gols: Deivid, aos 9’ do 1º tempo, Rafinha, aos 18’ do 2º tempo, e Leandro Almeida, aos 23’ do 2º tempo, para o Coritiba. Diogo Roque, aos 2’ do 1º tempo, para o Londrina.
_
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Seguir @redacaoemcampo
Follow @redacaoemcampo on twitter.
Quer nos enviar uma sugestão de pauta? Escreva para [email protected].
Quer fazer parte da nossa equipe? Currículo para [email protected].
O Redação em Campo é um site voltado aos assuntos do futebol paranaense. Neste site, os clubes que representam a bandeira do nosso Estado sempre serão os grandes porque afinal, o futebol paranaense é a nossa paixão!