Tem início mais uma Copa do Brasil. O torneio mais democrático do futebol brasileiro. Competição que reúne os melhores times do país e de todos os 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal. De Norte a Sul a bola rola até o fim do ano. Tudo porque a CBF alterou a fórmula de disputa em 2013, que vai de abril a novembro. São mais datas e também mais times.
O campeonato passou de 64 para 86 equipes. A partir das oitavas-de-final entram na competição os clubes que disputam a Copa Libertadores. A Copa do Brasil volta então a reunir esses clubes da Libertadores, coisa que não acontecia desde 2000, quando a CBF “puniu” as equipes classificadas para competição Sul-americana a não jogar a Copa do Brasil por conta do choque de datas entre as duas competições. Enfim, a CBF resolveu então reformular o calendário brasileiro.
Mas desde o início da Copa do Brasil em 1989 já vimos várias equipes surpreendendo. O que dizer do Criciúma campeão em 1991, do Juventude ganhando do Botafogo em 1999, do Santo André em 2004 vencendo o Flamengo em pleno Maracanã lotado e no ano seguinte o Paulista de Jundiaí, campeão em cima do Fluminense.
Pois é, e cadê um paranaense sendo campeão?
Nas últimas duas edições, um deles bateu na trave. O Coritiba chegou a final pela primeira vez em 2011 contra o Vasco. No primeiro jogo no Rio de Janeiro, vitória carioca por 1 a 0. No jogo da volta, com o Couto Pereira lotado, o Coxa venceu por 3 a 2, mas não foi o suficiente para o título já que os vascaínos fizeram dois gols fora, para tristeza da torcida paranaense.
Em 2012, novamente o Coxa chegou a final. O Palmeiras foi o adversário e o Coritiba levou sorte de decidir a finalíssima em casa de novo. No jogo da ida, em Barueri, o time alviverde foi derrotado por 2 a 0 para o rival paulista, num jogo muito contestado pela a arbitragem. Na partida da volta, e mais uma vez com o Couto Pereira tomado pelos coxas-brancas, o time paranaense ficou no quase ao empatar em 1 a 1, e mais uma vez acabou sendo vice-campeão. Aliás, o campeão Palmeiras foi o bicho-papão dos paranaenses no ano passado, eliminando nas oitavas-de-final o Paraná, na fase seguinte o Atlético-PR e na final vencendo o Coritiba.
O Operário foi o outro representante do nosso Estado, mas acabou não passando da primeira fase, sendo goleado por 4 a 0 em casa para o Juventude e eliminado logo no primeiro jogo em Ponta Grossa.
Neste ano, serão cinco os representantes do Paraná na Copa do Brasil. Coritiba (atual campeão paranaense), Atlético-PR (vice-campeão paranaense), Arapongas (3° colocado e campeão do interior), Cianorte (4° colocado) e Paraná Clube (classificado através do ranking da CBF).
Na primeira fase, o Atlético-PR encara o Brasil de Pelotas. O Furacão nunca passou das quartas-de-final, fase que chegou em sete oportunidades (1992 , 1997, 1999, 2001, 2007, 2011 e 2012). Em 2013, a equipe principal fez uma pré-temporada de luxo, viajando para disputar torneios e amistosos na Europa e América do Sul. Enquanto isso, o time Sub-23 segue disputando o Campeonato Paranaense.
Outro que nunca passou das quartas-de-final é o Paraná Clube. O Tricolor da Vila chegou até esta fase da competição nos anos de 1995, 1996, 1998 e 2002. O jogo estreia da equipe Paranista é contra o São Bernardo.
-
O Cianorte disputará pela segunda vez a Copa do Brasil. Em 2005, o Leão do Vale eliminou o Cene-MS e na segunda fase encarou o badalado Corinthians de Tevez, Carlos Alberto, Roger, entre outros. No primeiro jogo disputado em Maringá, o time do Noroeste fez bonito vencendo por 3 a 0 os comandados do técnico argentino na época, Daniel Passarela. Só que na volta, a força do time corintiano foi mais forte e o Cianorte foi eliminado sendo goleado por 5 a 1, em São Paulo. Desta vez, o Leão do Vale encara outro paulista. O Barueri é o adversário nesta primeira fase.
-
Para o Arapongas a Copa do Brasil é novidade. Pela primeira vez , o Arapongão disputará o torneio nacional e encara o São Caetano.
-
Já o Coritiba é o recordista paranaense na competição. O Coxa vai para a disputa da sua 18ª Copa do Brasil, competição que já rendeu dois vices-campeonatos em 2011 e 2012. A incógnita é por conta de qual time paraibano o Coxa irá enfrentar. O CSP era o adversário no sorteio, mas há algumas semanas o Treze foi a justiça querendo tomar a vaga do rival. Assim, a equipe da capital paranaense fica no aguardo do desenrolar desta situação para poder fazer a sua estreia.
O Londrina, que está de fora neste ano, também já chegou as quartas-de-final em 1993. Depois de eliminar o Operário-MS e o Internacional, o Tubarão acabou parando no Flamengo.
Desde 1989, quando a Copa do Brasil foi organizada pela primeira vez, não tivemos ainda nenhum confronto envolvendo clubes paranaenses. Mas, de lá para cá os paulistas e os gaúchos sempre foram os maiores rivais dos clubes do nosso Estado. O Coritiba foi eliminado das semifinais três vezes por times do Rio Grande do Sul, duas pelo Grêmio e uma pelo Internacional. Já o Atlético-PR tem como principais carrascos Corinthians e Palmeiras, clubes que eliminaram três vezes, cada um, o time do Furacão do torneio.
Em compensação, os baianos são os nossos maiores fregueses. O Bahia, por exemplo, já foi eliminado três vezes da competição pelo Coritiba e duas pelo Atlético.
E o que dizer então daquelas surpresas que atravessaram o caminho dos paranaenses. Caso do Camaçari, da Bahia, que eliminou o Paraná em 1999. Ou do Ituano em 2002, e Treze-PB em 2005, que surpreenderam eliminando o Coritiba. E quem não se lembra do Volta Redonda em 2006, e do famoso Corinthians-AL em 2008, times que calaram a torcida do Atlético-PR em plena Arena da Baixada. Pois é, coisas do futebol e da Copa do Brasil.
Entretanto, essa é a terceira vez que teremos cinco clubes representando o nosso estado. Em 2010, Atlético-PR, Coritiba, Paraná, Corinthians Paranaense (atual J.Malucelli) e Londrina disputarão a competição. Em 2008, o Trio de Ferro da Capital foi a campo juntamente com Roma de Apucarana e Paranavaí, que foi campeão paranaense de 2007.
Os clubes com mais participações na Copa do Brasil, contando com a desse ano são:
Coritiba – 18
Atlético-PR – 17
Paraná – 16
Londrina – 5
Iraty – 3
J.Malucelli – 3
União Bandeirante – 2
Paranavaí – 2
Cianorte – 2
Pinheiros – 1
Prudentópolis – 1
Adap – 1
Roma – 1
Operário – 1
Arapongas – 1
A equipe do Redação em Campo deseja aos cinco representantes paranaenses uma boa sorte nesta Copa do Brasil.
_
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.