Com o passar do tempo, determinadas coisas vão perdendo o seu valor devido ao desprezo que elas sofrem. É como se fosse um produto exposto na loja, que perde valor quando entra algo novo e melhor no mercado. Esse é o caso dos Campeonatos Estaduais. Com o crescimento do interesse dos times grandes em ganhar competições maiores e que dão maior status, os pobres regionais estão perdendo a graça.
Discussões pelo Brasil a fora põe em xeque a importância dos Estaduais para os times de maior poder aquisitivo. No nosso futebol Paranaense, não é diferente. Temos o chamado “Trio de Ferro” contra os times do interior. Mas afinal, o Campeonato Paranaense é ou não é um atrativo para clubes e torcida?
Com Paraná na Série B, Atlético e Coritiba na Série A do Brasileirão, teríamos ao menos na teoria um motivo para o torcedor comparecer ao Estádio. Esse motivo seria ver e ter aquele gostinho de provocar - que nós sabemos que é o gostoso do futebol - os jogadores desses times que estão na elite do futebol brasileiro. É inegável que, com a presença de Alex no Coxa, mais torcedores vão aos Estádios. E isso, para os cofres dos clubes do interior, é interessante.
E então o Paranaense começa com uma novidade. Atlético Paranaense vai jogar com o sub-23. Talvez querendo se preparar melhor para o Campeonato Nacional, Copa do Brasil, a diretoria mandou seus principais jogadores para o exterior para disputar um torneio sem valor e sem expressão nenhuma para nós paranaenses. E isso causa o enfraquecimento dos públicos nos estádios e prejudicam os times do interior. A chance que essas equipes de menor expressão tem de lucrarem com torcida é jogada pelo ralo. O Atlético simplesmente jogou na cara da Federação Paranaense que não está nem aí para o Estadual.
Atitudes como essa nos levam as notícias que os amantes do futebol Paranaense receberam com tristeza durante os últimos dias. Mais um clube fechando as portas. Sim, digo mais um, porque os times que a cidade de Maringá já teve, sumiram do mapa e das tabelas das competições. Equipes tradicionais como Matsubara e União Bandeirantes perderam forças e caíram no esquecimento dos torcedores. Alegando falta de incentivo de patrocinadores, público e imprensa, os times vão fechando as portas.
Se continuar desse jeito, o já pobre e fraco Estadual ficará cada vez mais sem graça. E tenho dito.
-
Gustavo Andrade é jornalista em formação e repórter do Redação em Campo desde 2012.
_
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.