O Campeonato Paranaense 2013 tem início no dia 20 de janeiro e 12 times estão na disputa do título da 99ª edição da competição. O equilíbrio é a palavra que marca o certame, mas cada equipe vem com seu diferencial com objetivos, e durante quatro meses os clubes se enfrentam em turno e returno.
Da capital, Coritiba, Atlético, Paraná Clube e J. Malucelli, que volta às origens e não se chama mais Corinthians Paranaense. Este ano é especial para o Rio Branco, de Paranaguá que completa 100 anos de fundação e o clube busca o título do interior. De Ponta Grossa, o Operário Ferroviário chega com reforços e na parceria com a empresa LA Sports, espera não só uma vaga na Série D, mas o título de campeão.
Do Norte do Estado, mais uma vez, o Londrina vem como força e promessa de jogo duro contra as equipes da capital. O Nacional retorna à elite após dois anos e almeja uma vaga na Série D. Já o Arapongas, Campeão do Interior 2012, quer fazer novamente um bom campeonato.
O único representante do Oeste, Toledo quer fazer uma campanha melhor em 2013 e briga por uma vaga na Série D. No Noroeste do Estado, Cianorte, Campeão do Interior em 2011 e vice em 2012, quer se consolidar como a quarta força do Estado. Já o Paranavaí buscou reforços em Minas Gerais, Mato Grosso e no interior paulista e quer voltar às cabeças do futebol do Estado. Confira mais sobre cada participante:
Cidade: Arapongas
Data de fundação: 06 de junho de 1974
Estádio: Estádio Municipal José Chiappin (Estádio dos Pássaros) com 11 mil lugares
Região: Norte
Técnico: Zezito
Provável escalação: Edson; Pedro Balú, Douglas, Wesley e Wellinton; Russo, Luis Mário, Edu Amparo e Ruy; Jabá e Baiano.
-
Repórter: Anderson Gatti
O Arapongas Esporte Clube, conhecido por Arapongão, foi o Campeão Paranaense do Interior em 2012. Após 20 anos longe da elite, retornou em 2011 e terminou na quinta colocação geral. No ano passado, foi o terceiro melhor time do Estado e conquistou uma vaga na Série D do Brasileiro - sua primeira participação em campeonatos nacionais. Como premiação pela campanha, foi coroado também com uma vaga na Copa do Brasil em 2013.
Para repetir a ótima campanha da temporada passada, e ir longe na CB, a diretoria manteve a base e contratou jogadores de alto nível, apostando também no apoio da apaixonada torcida, que sempre comparece em peso no Estádio dos Pássaros. O técnico Zezito retorna após duas décadas e o clube aposta no entrosamento e qualidade do elenco. Destaque ainda para o zagueiro e capitão Douglas – que inicia a terceira temporada na equipe -, o volante Russo, conhecido pela raça e entrega em campo, e o atacante Baiano, faro de gols, artilheiro no Paranaense 2012.
Cidade: Paranavaí
Data de fundação: 14 de março de 1946
Estádio: Estádio Municipal Waldemiro Wagner com 9.999 lugares
Região: Noroeste
Técnico: Ney Cesar
Provável escalação: Naldo, Hesdras, Célio Lima, Alex Noronha e Vieira; Leandro César, Alex Ricardo, Schneider e Felipe Rafael; Celinho e Renato Dias.
-
Repórter: Luiz Fernandes
Depois de sofrer no início do Paranaense 2012 e só escapar do rebaixamento na penúltima rodada, o Atlético Clube Paranavaí pretende mostrar outra cara no Estadual 2013. Para isso, contratou mais de 30 jogadores e um novo comandante: Ney Cesar, que junto de seus atletas, tem a missão de fazer o Vermelhinho ser novamente uma força do interior.
Dentre os jogadores apresentados, uns são velhos conhecidos, como o zagueiro Alex Noronha e o lateral direito Hesdras. Para compor o elenco, o Paranavaí buscou atletas principalmente do futebol do Mato Grosso, mineiro e do interior paulista, como o volante Vieira, do América-SP. Outro atleta de bastante rodagem e um dos lideres do grupo, Schneider, que já teve passagem pelo Flamengo, chegam para dar equilíbrio ao ACP, que pelos amistosos já realizados, os indícios são que o clube possa realizar um bom Campeonato Paranaense 2013.
Cidade: Curitiba
Data de fundação: 26 de março de 1924
Estádio: Arena da Baixada (em obras), mandará jogos no Ecoestádio (J. Malucelli)
Região: Leste
Técnico: Arthur Bernardes (Sub23) - Ricardo Drubscky (Elenco principal)
-
Provável escalação:
Sub23: Alexandre; Otávio, Erwin, Rafael Zuchi e Anderson Tasca; Maycon Canário, Renato, Gustavo, Pablo e Douglas Coutinho; Tiago Adan.
Principal: Weverton; Daniel, Cleberson, Manoel e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Paulo Baier e Elias; Marcelo e Marcão.
Repórter: Rodrigo Dornelles
-
O Clube Atlético Paranaense, também conhecido como Furacão, já conquistou 22 títulos paranaenses na sua história. Em 2013, entra no campeonato buscando quebrar a sequência de títulos do rival Coritiba, atual tri-campeão e encerrar o seu jejum de conquistas. No ano de 2012, o Rubro-negro venceu o primeiro turno e garantiu a vaga na final, que seria disputada contra o rival Coritiba, vencedor do segundo turno. Na final, depois de dois empates, a decisão ficou para os pênaltis, onde o Coxa levou a melhor vencendo por 5 x 4, no Couto Pereira.
-
O time que inicia esta temporada é praticamente o mesmo que terminou a temporada passada. Até o momento, o meio-campo Maranhão, emprestado pelo Cruz Azul do México e o atacante Lucas Dantas, ex Botafogo-SP são os únicos reforços da equipe. Lucas chega para o time Sub23, que disputará o primeiro turno enquanto a equipe principal se dedica a pré-temporada. Os destaques da equipe ficam para o zagueiro Cleberson, o veterano meia Paulo Baier e o atacante Marcelo, artilheiro do Atlético na última Série B do Brasileiro com 16 gols marcados.
Cidade: Cianorte
Data de fundação: 13 de fevereiro de 2002
Estádio: Estádio Municipal Albino Turbay, com 1.700 lugares
Região: Noroeste
Técnico: Paulo Turra
Provável escalação: Marcelo; Lisa, Alexandre Luz, Gil e Digão; Jovany, Cleiton, Paulinho e Juliano; Dedoné e Eli.
Repórter: Luciano Junior
Após ser Campeão do Interior em 2011 e o vice em 2012, o Cianorte promete mais uma vez ser uma das forças do campeonato. A equipe quase conquistou vaga no Brasileiro Série C na última temporada e o elenco passou por reformulação. Para a temporada 2013, foram contratados vários jogadores com passagens por grandes clubes do país e atletas com experiência no futebol internacional. O elenco mescla jogadores jovens e outros com mais experiência. Mas uma base do time foi mantida e assim o trabalho que já vem sendo executado nas últimas temporadas tem continuidade.
O técnico Paulo Turra continua no comando do Leão do Vale. E em 2013 o clube quer mais, vai lutar pelo título estadual e brigar para se consolidar como a quarta força do futebol estadual. O Leão quer começar o ano embalado, já que também vai disputar a Copa do Brasil, e quer trazer o título estadual para o interior e quebrar a hegemonia dos clubes da capital.
Cidade: Curitiba
Data de fundação: 12 de outubro de 1909
Estádio: Major Antônio Couto Pereira, com 37.182 lugares
Região: Leste
Técnico: Marquinhos Santos
Provável escalação: Vanderlei; Victor Ferraz, Bonfim, Escudero e Denis Neves; Willian, Gil, Lincoln (Bottinelli) e Alex; Rafinha e Deivid.
Repórter: Guillherme Mattar
Em 103 anos de história o Coritiba foi Campeão Brasileiro em 1985, Campeão Brasileiro da Série B em 2007 e 2010 e possui 36 Campeonatos Paranaenses. O Verdão do Alto da Glória chega no Paranaense 2013 como favorito ao título. Em busca do tetracampeonato, a base da última temporada com jogadores importantes como Vanderlei, Emerson, Willian, Rafinha e Deivid, que garantem um time bem entrosado foi mantida. A equipe de Marquinhos Santos também conta com reforços de peso para 2013. O primeiro a chegar foi o meia Alex, ídolo da torcida e a grande promessa. O meia argentino Dario Bottinelli (ex-Flamengo) também faz parte do elenco.
Novamente com pré-temporada em Foz do Iguaçu, elenco principal e base treinam juntos. O Coxa estreia com a equipe base sob os comandos de Tcheco. O elenco principal, do técnico Marquinhos Santos entra em campo a partir da quarta rodada, pois terá um tempo extra de preparação.
Cidade: Curitiba
Data de fundação: 21 de setembro de 1998
Estádio: Estádio Janguito Malucelli (Ecoestádio) com 5 mil lugares
Região: Leste
Técnico: Sandro Forner
Provável escalação: Fabrício; Evandro, Alex Fraga, Diego Alemão e Timbó; Wellington, Thiago Matos, Ceará e Tomas; Caio Vinícius e Bruno Batata.
Repórter: William Ramos
Em 1998, com a união de duas famílias tradicionais de Curitiba, Malucelli e Trombini, nasceu o primeiro clube empresa do Brasil, o Malutrom S.A. No ano seguinte, o Malutrom conquistou o acesso para a primeira divisão do Campeonato Paranaense. Em 2000, foi o grande ano da equipe quando conquistou o título do módulo verde e branco da Copa João Havelange, considerada a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.
Em 2005 passou a se chamar J.Malucelli e quatro anos mais tarde virou Corinthians Paranaense, fruto de uma parceria entre o clube do Paraná e o Corinthians Paulista para atrair mais torcedores. A ideia não deu certo e este ano o clube volta as origens com o nome de J.Malucelli. Em 2013, o clube montou uma equipe jovem com a maioria dos jogadores vindos emprestados da equipe júnior do Coritiba. O principal objetivo do Jotinha no Paranaense é a vaga para a Série D do Brasileirão.
Cidade: Londrina
Data de fundação: 05 de abril de 1956
Estádio: Estádio Municipal Jacy Scaff (Estádio do Café) com 36 mil lugares
Região: Norte
Técnico: Cláudio Tencati
Provável escalação: Danilo; Régis, Rogério, Élson e Wendell; Silvio, Diogo Roque, Germano e Celsinho; Alexandre Oliveira e Neílson.
Repórter: Gustavo Andrade
O Londrina Esporte Clube foi fundado por um grupo de amigos com a intenção de criarem um clube capaz de brigar com os grandes. Hoje em dia, o Tubarão sempre entra como candidato a surpresa do Estadual por carregar em sua história, um título nacional - Série de Prata em 1980 -, três títulos Paranaenses, três vice-campeonatos, duas conquistas na Série A2 uma em 1999 e a última, embalada pelo grito de “O Tubarão voltou” em 2011.
Tentando retornar à vitrine do futebol nacional, o Tubarão vem com algumas mudanças em relação ao time que disputou o último Paranaense, quando terminou a competição na 5ª colocação. Para este ano, alguns nomes de peso foram contratados. Germano (ex-Santos) e Celsinho (ex-Portuguesa-SP) carregam a responsabilidade de levar o Londrina de volta a uma competição nacional. Das arquibancadas, o reforço vem com o maior bandeirão de torcedor do Sul do Brasil, encomendado por Marcelo Ceribelli.
Cidade: Rolândia
Data de fundação: 28 de abril de 1947
Estádio: Estádio Municipal Olímpico Érick Georg com 7 mil lugares
Região: Norte
Técnico: Carlos Nunes
Provável escalação: Vinicius; Rafinha, Fernando Presente, Lucas e Guaru; Doriva, Evandro, Jamaica e Generoso; Afonso (Jajá) e Catatau.
Repórter: Diogo Cruz
O Nacional de Rolândia é um dos primeiros clubes de futebol profissional do Norte do Paraná. O time já foi campeão da Terceira Divisão do Paranaense em 1998 e também campeão por duas vezes da Divisão de Acesso do Paranaense, sendo uma em 2003 e outra em 2008. Em 2012, pela Divisão de Acesso, o NAC ficou na 4ª colocação no geral. Porém, os clubes, Cincão e Junior Team foram punidos pelo STJD por escalarem jogador irregular, e assim perderam pontos. Com isso o Nacional ficou com a segunda vaga, ficando atrás apenas do campeão, Paraná Clube.
Neste ano, o Guerreiro do Norte espera realizar uma boa campanha, assim como o fez em 2009, quando acabou na 4° posição - atrás apenas de Atlético-PR, J. Malucelli e Coritiba -, e quem sabebuscar a vaga para Série D do Campeonato Brasileiro.
OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE
Cidade: Ponta Grossa
Data de fundação: 01 de maio de 1912
Estádio: Germano Krüger com 8 mil lugares
Região: Centro
Técnico: Lio Evaristo
Provável escalação: Silvio; André Luiz, Neguete, Alex Moares e Fabinho; Edimar, Batista, Sidnei, Grilo e Cacá; Thiago Augusto.
Repórter: Emmanuel Fornazari
Com 100 anos de existência completados em 2012, o Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC) entra em uma nova era em 2013. Com a chegada da LA Sports para assumir a gestão de futebol, a diretoria do Fantasma promete um elenco forte para garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e, até mesmo, sonhar com o título estadual.
No ano passado, o alvinegro de Vila Oficinas não conseguiu pleitear o posto alcançado nos dois anos anteriores. Em certo momento da temporada, cogitava-se a possibilidade de rebaixamento no Paranaense. Agora, com os ventos soprando a favor do Operário, a torcida espera uma equipe forte e aguerrida. O Fantasma conta com a volta do goleiro Silvio, do zagueiro Neguete e com as contratações do volante Batista e o do meia Sandro como principais novidades.
Cidade: Curitiba
Data de fundação: 19 de dezembro de 1989
Região: Leste
Estádio: Durival Britto e Silva com 17 mil lugares
Técnico: Toninho Cecílio
Provável escalação: Marcos; Angelo, Anderson, Alex Alves e Henrique; Zé Luis, Ricardo Conceição, Lúcio Flávio e Rubinho; Luisinho e Reinaldo.
Repórter: Guilherme Moreira
Fundado em 19 de dezembro de 1989, da união entre Colorado Esporte Clube e Esporte Clube Pinheiros, o Paraná Clube, já conquistou sete vezes o título de Campeão Paranaense. Depois de um ano atípico em 2012, quando disputou a Divisão de Acesso e a Série B simultaneamente, o Paraná retorna à elite do futebol paranaense com boas expectativas.
O clube conseguiu manter uma boa base - algo que não acontecia por muitos anos. Além disso, vem trazendo reforços pontuais: goleiro Marcos (revelado pelo clube e que estava em Portugal), meia Rubinho (revelação da Série C), e os atacantes Reinaldo (com passagens pelo São Paulo, Flamengo e Botafogo) e o argentino Morales. Diretoria e comissão técnica acreditam que o Tricolor vai lutar pelo título.
Cidade: Paranaguá
Data de fundação: 13 de outubro de 1913
Estádio: Nelson Medrado Dias (Estradinha) com 8.500 lugares. Estádio Fernando Charbub Farah (Gigante do Itiberê) com 12 mil lugares.
Região: Litoral
Técnico: Gassen Salin Youssef
Provável escalação: Felipe; Elvis, Valdir, Vinicius e Wagner; Peu, Duda, Renan Meduna e Renan Tavares; Willian e Bahia.
Repórter: William Ramos
O Rio Branco Sport Club, também chamado de Leão da Estradinha completa 100 anos em 2013. Foi fundado por um grupo de amigos que conversavam sobre futebol em Paranaguá. A primeira partida do time aconteceu em 23 de novembro, quando enfrentou o Brasil FC, também de Paranaguá. O Estádio da Estradinha recebeu o primeiro jogo em 1927, quando o Leão enfrentou o Atlético Paranaense. Desde então com o passar dos anos, o Rio Branco teve altos e baixos. Chegou por duas vezes as semifinais do Campeonato Paranaense, em 2000 e 2006, dando direito de disputar a Copa do Brasil em 2007.
Em 2012, o Rio Branco não fez bonito no Paranaense ficando apenas na 8° colocação. Para este ano, a equipe do Litoral se reforçou bem trazendo jogadores experientes, e com isso, promete ir mais longe com objetivos de ser campeão do interior e conquistar uma vaga para a Série D do Brasileirão no ano do seu centenário.
Cidade: Toledo
Data de fundação: 10 de fevereiro de 2004
Estádio: Estádio Municipal 14 de Dezembro com 15 mil lugares
Região: Oeste
Técnico: Rogério Perrô
Provável escalação: Ney; João Paulo, Alcir, Glauco e Fernando; Eurico, Gueco, Ferraz e Safira; Jales e Getterson.
Repórter: Diogo Cruz
O Toledo Colônia Work é uma equipe do Oeste do Paraná, resultado de um projeto entre duas grandes empresas do município. O time é conhecido como Porco, por conta do sua mascote. Em oito anos de história, o TCW conquistou o título da Divisão de Acesso em 2007, e o Campeonato Paranaense do Interior em 2008, além de dois vices campeonatos da Segunda Divisão do Paraná – 2005 e 2011. No ano passado, o Toledo fez uma campanha razoável, e com 29 pontos, terminou na 7ª colocação.
Para 2013, o presidente do Porco, Irno Picinini, apostou na experiência e no trabalho de Rogério Perrô para comandar o elenco. O grupo conta com velhos conhecidos, caso de Safira, Ferraz, Spada e Eurico, além de novidades como o atacante Getterson, destaque do PSTC na 3ª Divisão Paranaense. O clube ainda trouxe reforços sul-americanos, vindo do Uruguai. Tudo isso com um único objetivo: a vaga à Série D do Brasileiro.
_
Acompanhe através de nosso perfil no Twitter as partidas do Paranaense 2013 em tempo real.
_
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.