O Estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner (WW), uma construção que fez o esporte ainda mais presente na vida dos moradores de Paranavaí, comemorou no dia 23 de setembro 20 anos de história. E para relembrar alguns fatos importantes o Redação em Campo conversou com Leila Lucas de Lima, que trabalha na assessoria de comunicação do clube, mas acima de tudo, é uma apaixonada pelo Vermelinho.
A obra
A edificação da majestosa casa do Atlético Clube Paranavaí, trouxe benefícios, resolveu um problema antigo na região, - a erosão - e com isso valorizou os imóveis nas redondezas, além de trazer um prestígio esportivo à altura da cidade. “O projeto do WW foi elaborado pelo arquiteto Claudionor Beatriz e executado pelo engenheiro civil José Augusto Felippe (ex-prefeito de Paranavaí). Com uma arquitetura imponente, inspirada em estádios da Europa é uma réplica do Coliseum, de Los Angeles. Sua construção foi em 1991/1992 e a inauguração no dia 23 de Setembro de 1992, com 13.093m² de área construída, 9.750 m² de área das arquibancadas”, explica Leila.
Inauguração
A inauguração aconteceu com um jogo inesquecível na história do município. A Seleção Brasileira enfrentou a Costa Rica, em amistoso vencido pelo Brasil por 4×2.
Vídeo do jogo de inauguração:
-
Momentos marcantes
Além do jogo de inauguração, Leila destacou outra partida que consagrou um momento importante na história do ACP. “Sem dúvida as finais do Campeonato Paranaense 2003, tendo encerrado a campanha como vice-campeão e Campeão do Interior e chegou à última partida invicto, assim como o adversário, o Coritiba, que venceu por 2×0 e ficou com o título, tendo como ápice a primeira partida da final do Campeonato Paranaense de 2007, onde venceu o Paraná Clube em 1 x 0”.
O ACP conquistou o título estadual após um campeonato exemplar. Sem perder nenhum jogo para os times grandes da capital. “A cidade de Paranavaí não esquece dos Campeões de 2007 que foram: Vanderley, André, Gilberto Flores, Cláudio, Rodrigo Delazari, Diego Corrêa e Maikon, Alan, Vagner, Neilor, Agnaldo, Rafael Pulga, Márcio, Ethiê, Jonas e Wellington, Tiago, Léo Santos e Edenilson , Edison, Roque, Adriano, Robenval, Tales. O técnico, Amauri Knevitz.”
E foi nessa conquista que, segundo ela, aconteceu o gol mais importante no WW. “O primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense de 2007, quando o Atlético Clube Paranavaí enfrentou o Paraná Clube, com a casa lotada com o publico recorde de 23.725 pagantes, e venceu por 1×0, com gol de Tales, aos 23′ do segundo tempo, e tendo a equipe de arbitragem: Antonio Denival de Moraes, auxiliado por Gilson Bento Coutinho e Gilson Pereira. Reserva: Ito Dari Rannov. A final foi em Curitiba, contra o mesmo Paraná Clube, e o time de Paranavaí ficou com o título estadual ao empatar em 0×0.”
O Paranaense de 2012 não trouxe bons momentos para o clube e o estádio não foi palco de muitas vitórias. “Após um campeonato muito complicado e durante a primeira fase sem conseguir vencer o ACP passou por momentos trágicos e com grandes possibilidades de cair para Segunda Divisão”.
Nesse ano - em um momento oposto ao título de 2007 - outro gol foi de extremo valor para o clube e torcedores, o gol que salvou a equipe do rebaixamento. “Na última partida em casa, contra o Roma de Apucarana, o atacante Francis, já nos acréscimos, após a cobrança de escanteio do zagueiro Alex Noronha, se livrou dos zagueiros e cabeceou marcando, em minha opinião, um dos gols mais importantes para o ACP, porque através deste gol o ACP se livrou do rebaixamento e provocou aos presentes no Estádio Municipal Waldemiro Wagner, uma euforia e sentimento de felicidade imensurável, tanto quanto a conquista do título de 2007. O Roma saiu na frente do placar aos 44 min do 1º tempo, Souza colocou o time apucaranense a frente do placar. O ACP empatou nos minutos finais com este importante gol de Francis, que manteve o vermelhinho no futebol de Elite Paranaense.
ACP 2012: Serginho, Mineiro, Diogo, Alex Noronha, Vitor e Rodrigo Crasso; Doriva, Alex Ricardo e Mazinho; Rafael Santos e Francis. Técnico: Richard Malka”.
O Estádio já passou por complicações e precisou ser reformado “A cobertura do Estádio Municipal Waldemiro Wagner foi recuperada em 2008. A cobertura havia sido destruída no final de 2005 durante o temporal que trouxe muitos estragos para a cidade”. Já teve sua capacidade reduzida mais de uma vez.
Recentemente,o gramado não estava apto para receber as partidas do Paranaense de 2013, mas o problema já foi solucionado. Contudo o Waldemiro Wagner traz sorte ao ACP. Vencer o time da casa é sempre muito complicado.
-
_
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.