Iraty: dez anos do título Paranaense de 2002

Iraty 2002. Arquivo: tribunadobotao.blogspot.com

Fundado em 1914, o Iraty Sport Club tem como sede o município de Irati, que fica na região Centro-Sul do Estado, mais conhecida como a dos Campos Gerais. Com uma população de aproximadamente 56 mil habitantes, a cidade está situada a 156 km da capital Curitiba.

 

O clube surgiu de uma iniciativa de um grupo de esportistas, que era liderado por Antônio Xavier da Silveira, mas que só veio a disputar competições profissionais a partir da década de 60. O Estádio Coronel Emílio Gomes tem capacidade para seis mil pessoas.

 

Em 2002, a torcida viu o time conquistar o maior título de sua história. Após 88 anos de caminhada, o Azulão finalmente levantou a taça do Campeonato Paranaense.

 

Dez anos depois da conquista do título estadual, a equipe do Redação em Campo traz um especial e relembra aquele que foi o Estadual inesquecível do Iraty, um clube vitorioso do passado e que hoje ainda tenta encontrar alternativas para voltar a elite do futebol paranaense, agora sem a parceria do ex-presidente Sérgio Malucelli.

 

O campeonato

O Campeonato Paranaense de 2002 ficou marcado pela participação de apenas oito clubes e sem os grandes da capital. Atlético-PR, Coritiba e Paraná Clube participaram naquele ano da Liga Sul-Minas, que era disputada entre os principais times da região sul do país e do Estado de Minas Gerais. O Malutrom, hoje J.Malucelli, foi outro representante da capital que disputou aquela competição.

 

Com isso, o Paranaense de 2002 foi um campeonato paralelo em que as outras equipes do interior do Estado estiveram em disputa. Além do Iraty, participaram daquela competição o Rio Branco, Londrina, Grêmio Maringá, Operário, Prudentópolis, União Bandeirante e Portuguesa Londrinense. Todos esses times se enfrentaram em turno e returno. O Iraty ficou em primeiro lugar somando 32 pontos e com isso foi considerado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) o legítimo campeão estadual de 2002. Com 25 pontos somados, o Grêmio Maringá foi o segundo colocado, o Londrina ficou na terceira posição com 22 e em quarto o Prudentópolis com 21.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O título

O título veio com antecipação. No dia 05 de maio de 2002, jogando fora de casa, o Iraty foi até Paranaguá precisando de uma vitória simples para se tornar campeão com uma rodada de antecedência. Na partida contra o Rio Branco no Estádio da Estradinha, o Iraty venceu o Leão pelo placar mínimo, com gol de Paulista na etapa complementar, para a festa dos torcedores que viajaram aproximadamente três horas até o Litoral do Estado para ver de perto o Azulão finalmente campeão estadual. Na última rodada foi só para cumprir tabela.

 

Uma semana depois, no dia 12 de maio, o clima era de festa e a torcida lotou o Estádio Emílio Gomes para ver a equipe atuar pela última vez naquele certame. Mesmo com sendo campões por antecipação, os jogadores não decepcionaram e foram em busca da vitória pelo placar de 1 a 0 sobre o União Bandeirante.

 

Os jogadores

 

Arquivo: clicknoscampeoes.weebly.com


 

 

 

 

 

-

 

 

 

 

 

 

 

Com uma base formada em casa, mais alguns jogadores experientes, trazidos pelo presidente, Sérgio Malucelli, a equipe foi campeã estadual com uma rodada de antecedência, levando para a cidade a hegemonia do futebol do Estado.

 

No seu elenco, o Iraty contava ainda com jogadores desconhecidos por parte da torcida e também de quem acompanhava o futebol naquela época. Os 11 titulares daquele time campeão foram:

 

Iraty: Marco Antônio; Jamur, Neto, Fabiano e Wesley; Tião, Nilson, Tiago e Nélson; Gilmar e Paulista.
Técnico: Val de Melo.

 

Supercampeonato

Após o término do Estadual, esses quatro clubes se juntaram a Atlético, Coritiba, Paraná e Malutrom para a disputa do Supercampeonato Paranaense. Esse torneio foi dividido em dois grupos. O Iraty esteve no grupo A com Paraná, Londrina e Malutrom. Em três jogos, o Azulão conquistou uma vitória e mesmo assim se classificou para as semifinais sendo eliminado nesta fase pelo Atlético que foi o campeão em cima do Paraná.

 

Vagas

O título do campeonato paranaense de 2002 fez ainda do Iraty ter o direito de participar da Copa do Brasil de 2003, em que foi eliminado logo na primeira fase pelo Vila Nova-GO. No mesmo ano, o Azulão também disputou a Série C do Campeonato Brasileiro.

 

Confira algumas imagens da campanha de 2002 do Azulão. Arquivo disponibilizado por Tiago Pereira no Youtube:

 

-

Realidade

Depois dessa conquista histórica, o Iraty conviveu com altos e baixos durante esses dez anos. O clube conquistou o título do interior em 2010 por ter sido o terceiro colocado no campeonato paranaense daquele ano e melhor equipe fora da capital, dando o direito de uma inédita participação na Série D do Campeonato Brasileiro de 2011 e também da Copa do Brasil do mesmo ano.

 

Mesmo com essas façanhas, em 2011, o então, presidente do clube, Sérgio Malucelli, decidiu fazer uma parceria com o Londrina Esporte Clube, através de sua empresa SM Sports e transferir toda a base de atletas para o Norte do Paraná, fazendo assim, com que disputassem o campeonato estadual da segunda divisão pelo Tubarão. Isso fez do LEC campeão da competição e retornar à elite do futebol do Paraná.

 

Neste ano de 2012, após os dez anos daquela conquista, o Iraty com uma equipe limitada não sabia se iria disputar o estadual. Sem a parceria com a SM Sports, o clube decidiu participar do campeonato na última hora e mesmo assim acabou fazendo a pior campanha da sua história, sendo o último colocado e rebaixado para a Segunda Divisão do Paranaense.

 

Hoje, o Iraty tenta se reerguer, voltar a ser dos grandes clubes do estado. Em 2014 será o ano do centenário do Azulão e que a torcida volte a festejar mais vezes, como festejou naquele título do Campeonato Paranaense de 2002, a maior conquista da história do Iraty Sport Club.

 

 

_

 

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

 

 

Comentários

comentário(s)