O ano de 2012 foi atípico para o Tricolor. Jogos seguidos, maratonas pelo interior e tendo que intercalar a Série Prata, na qual conquistou o título, com a Série B.
Assim, o Paraná utilizou inúmeros atletas e teve que formar dois grupos para a disputa dos torneios. O Redação Em Campo, juntamente com o colunista do Jornal da Bola, Vinícius de Moraes, preparou uma análise simples e objetiva dos atletas durante o ano. Além disso, possui a duração do contrato de cada jogador.
Confira abaixo:
Jogadores da Base - 18
Goleiros
Luis Carlos: Após altos e baixos e alternar entre o banco e titularidade, fechou a temporada em alta após grande partida no clássico contra o CAP. Não é unanimidade entre torcida.
Contrato: 12/2013.
Thiago Rodrigues: Alternando com Luis Carlos a camisa 1, ainda não se firmou como grande goleiro paranista. Falhou pouco esse ano, mas também está longe de ser unanimidade.
Contrato: 12/2013.
Jociel Henrique: Oriundo da base, firmou-se como terceiro goleiro. Foi bem quando atuou na Série Prata.
Contrato: 11/2012.
Vitor: Da base, jogou na reta final do Paranaense. Tem 17 anos e, apesar da uma estatura não tão alta, pode ser um bom nome para o futuro.
Contrato: 05/2014.
Wendell: Faz uma espécie de rodízio com Vitor nos treinamentos com o grupo profissional. Por ter 20 anos, deve se fixar no grupo de cima.
Contrato: 07/2013.
Zagueiros
Alex Alves: Grande destaque paranista na temporada, começou atuando como volante improvisado e se firmou como principal zagueiro de um elenco que contou com jogadores renomados pra posição. Grande revelação do ano.
Contrato: 04/2015.
Fransuar: Não comprometeu quando atuou pela Série Prata, mas ainda não passou por grande teste pra justificar integração efetiva no elenco principal.
Contrato: 01/2014.
Lateral
Henrique: Sua qualidade ofensiva contrasta com falta de postura e vida agitada fora das quatro linhas. Foi afastado pelo Ricardinho e acabou sendo emprestado ao Coritiba, tendo estreado somente no antepenúltimo jogo da Série A.
Contrato: 01/2015 (empréstimo ao Coxa até 07/2014).
Volantes
Henrique Alemão: Teve grande oportunidade no começo do ano, quando teve participou na Copa do Brasil. Ficou marcado por falhas nos jogos contra o Palmeiras. Não se mostrou preparado para integrar o elenco principal.
Contrato: 10/2014.
Igor: Atuou alguns jogos da Série Prata e foi bem nos últimos jogos. Pode jogar tanto como volante quanto lateral-esquerdo. Sua melhor característica é o chute.
Contrato: 01/2015.
Meias-atacantes
Luisinho: Começou a temporada como a principal peça ofensiva do time. Após chamar atenção do futebol nacional, caiu de rendimento e voltou a se firmar como titular na reta final.
Contrato: 09/2015.
Maicon: Após conquistar espaço com Ricardinho no elenco principal e algumas boas partidas, se machucou e perdeu espaço. Ano que vem pode ser o ano para se firmar.
Contrato: 01/2014.
Marquinhos: Eterna promessa da base, não justificou em campo a expectativa. Pouco acrescentou quando foi acionado.
Contrato: 11/2015.
Leandro: Foi utilizado na reta final da Série Prata, já com o acesso conquistado. Pelas poucas partidas, mostrou uma certa qualidade.
Contrato: 05/2015.
Aymen: O jovem francês seria titular no início do ano, mas problemas com documentação adiaram sua estreia. Começou bem, mas foi mandado de volta para base ao longo do ano. Reapareceu no fim da temporada com o técnico Toninho.
Contrato: 04/2014.
Dieguinho: Veio emprestado do Avaí como um bom reforço para a Série B. Após alguns jogos com Ricardinho, os problemas de indisciplina fora de campo o minaram com o treinador. Acabou afastado junto com Henrique e atua em Portugal.
Contrato: rescindido, mas o clube ainda possui 23% do passe.
Thiago Bispo: Boa participação nos jogos que fez na Série Prata. É considerada a grande promessa paranista.
Contrato: 09/2014.
Bruninho: Ia começar a temporada como camisa 10, mas se machucou de novo e passou mais um ano no DM. Diretoria tende a não renovar.
Contrato: 11/2012.
Neverton: Assim como Thiago Bispo, é uma das apostas do Tricolor para o futuro. Chegou a treinar com elenco principal neste ano mas – após se machucar – voltou para a base e figurava poucas vezes no grupo de cima. Pode ser aproveitado em 2013.
Contrato: 11/2015.
Remanescentes de 2011 - 7
Amarildo: Voltou de empréstimo com moral pela boa impressão do ano passado. Após falhas individuais decisivas em alguns jogos passou a ser muito questionado. Torcida temerosa quando pega na bola.
Contrato: 11/2012.
Lisa: Capitão que ergueu a taça da Série Prata, acabou como terceira opção para LD. Nunca convenceu e deve voltar pro interior do Estado.
Contrato: 12/2012.
Paulo Henrique: Retornou de empréstimo, quando atuou apenas uma vez pelo Palmeiras. Iniciou bem, mas foi caindo de rendimento, chegando a ser encostado pelo Ricardinho. No final, recuperou a titularidade.
Contrato: 06/2013.
Cambará: Após bom Paulistão, voltou com moral e para ser titular. Lesões e, queda do time como um todo, atrapalharam a temporada dele. Mas tem crédito com a torcida.
Contrato: 12/2014.
Douglas Packer: Longe de ser um ídolo da torcida, acaba sendo útil pela versatilidade em campo. Após meses parado devido a um imbróglio contratual, encerra a temporada como titular e como prioridade de renovação. Próximo de renovar.
Contrato: 11/2012.
Welington: Assim como Cambará, fez bom Campeonato Paulista e voltou para ser o principal meia do elenco. Começou a Série B como grande jogador do time e artilheiro. Com a chegada de Lúcio Flávio, perdeu espaço. Lesões também atrapalharam rendimento na reta final.
Contrato: 11/2013.
Wellington Silva: Uma piada. Torcida até tentou ter boa vontade com ele, mas o atacante não se ajudou. Vai ser dispensado.
Contrato: 01/2013.
Jogadores contratados - 20
Zagueiros
Alex Bruno: Chegou para ser xerife e líder de um elenco jovem. Se machucou em abril e passou quase a temporada toda no DM. Voltou nos últimos jogos e não comprometeu. Próximo de renovar.
Contrato: 11/2012.
Anderson: Mostrou regularidade durante a temporada, mas longe de ser o zagueiro sonhado pela torcida. Próximo de renovar.
Contrato: 11/2012.
Alisson: Se destacou mais pela garra do que pela qualidade nos poucos jogos que atuou. Pode ser útil para compor elenco.
Contrato: 12/2013.
André Vinicius: Emprestado pelo Corinthians. Passagem marcada apenas pelas entregadas em jogos decisivos. Sem destaque, foi envolvido na negociação do Corinthians com o Bragantino pelo atacante Romarinho.
Contrato: empréstimo rescindido.
Rogério: Chegou na reta final, tirou foto com a camisa e foi embora. Nem um minutinho em campo.
Contrato: 11/2012.
Laterais
Ângelo: Se destacou em um time pequeno no Campeonato Baiano. Veio como sombra do questionado Paulo Henrique. Fez algumas boas partidas, mas mostrou ser verde para ser titular absoluto da posição.
Contrato: 12/2013.
Wendell Borges: Chegou para ser sombra de Fernandinho e acabou ganhando a posição em algumas partidas. Após grave lesão, voltou alterando altos e baixos. Retorna pro Londrina.
Contrato: 11/2012.
Fernandinho: Teve excelente início de Série B, sendo um dos principais jogadores do time. Após perder espaço na lateral e atuar no meio, caiu de rendimento junto com o time e encerrou o ano em baixa após declarações referentes ao atraso salarial. Não fica.
Contrato: 11/2012.
Volantes
Zé Luis – Veio para dar experiência e qualidade no meio-campo. Após regularidade no primeiro turno, se lesionou e não jogou mais. Não deve ficar.
Contrato: 11/2012.
Ricardo Conceição: Volante de nome no interior SP, veio para resolver e não comprometeu. Se destacou e encerra em alta a temporada como um dos destaque na temporada. Próximo de renovar.
Contrato: 11/2012.
Lucas Souza: Vindo do Juventus-SP, começou como jogador para Série Prata. Após bons jogos, ganhou espaço no elenco principal, mas foi atrapalhado por lesões. Pode ficar.
Contrato: 12/2012.
Vandinho: Após grande problema com sua documentação e transferência, fez sua estreia no segundo turno. Começou bem, mas perdeu espaço com a queda de rendimento. Lento, não mostrou o esperado. Não fica.
Contrato: 11/2012.
Meias
Lúcio Flávio – Ídolo da torcida, alterou entre um excelente estreia com 2 gols, partidas em que participou efetivamente e outras muito discretas.
Contrato: 12/2013.
Wendel – Muita qualidade técnica e pouca vontade. Marcado pela torcida mais pelos problemas fora de campo do que pelo que fez dentro dele. Volta para o Galo.
Contrato: 11/2012.
Atacantes
Elias: Emprestado pelo Corinthians, chegou falando em ser titular e com belo discurso. Começou bem os jogos mas, após lesão, não conseguiu recuperar espaço e acabou jogando a Série Prata. Decepção, foi devolvido antes do final do empréstimo.
Contrato: rescindido.
Geraldo: Sem espaço no Coritiba, foi envolvido na troca por Henrique. Chegou com mais nome do que futebol. Nunca justificou o empréstimo e foi uma grande decepção. Retorna ao Coxa.
Contrato: 11/2012.
Arthur: Emprestado pelo Londrina, após bom Paranaense, teve início de temporada arrebatador como principal atacante do elenco. Depois deixou subir a cabeça e caiu de rendimento. Problemas pessoais e vida noturna agitada colaboraram para queda de rendimento. Deve ser negociado para fora do país.
Contrato: 11/2012.
Hugo: Jogou mais pela Série Prata e justificou a desconfiança do torcedor quando contratado. Nada fez.
Contrato: 12/2012.
Nilson: Começou com grande expectativa após bons jogos no começo da temporada. Depois de perder a briga para a balança no começo do Brasileirão, não recuperou mais o espaço e chegou a fingir contusão para não jogar. Volta ao Vasco sem deixar saudades.
Contrato: 12/2012.
Douglas Tanque: Gol heróico contra o Ceará, queda vertiginosa logo após. Gordo, foi repassado pelo Corinthians ao rebaixado Ipatinga. Talvez a maior decepção do ano.
Contrato: rescindido.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.