A casa do Coritiba está de aniversário. Há exatos 80 anos, em 20 de novembro de 1932, o Verdão inaugurava o então chamado Estádio Belfort Duartecom uma vitória de 4 a 2 sobre o América-RJ. O nome, inclusive, era uma homenagem ao famoso zagueiro que defendeu o clube carioca nas primeiras décadas do século XX.
O estádio permaneceria como Belfort Duarte até a década de 70, quando passou por uma grande reforma que substituiu partes compostas de madeira por construções de concreto – daí surgiria a expressão “Gigante de Concreto Armado”, com a qual o Alto da Glória é conhecido até hoje.
Após os trabalhos serem concluídos em 1977, o lar coxa-branca foi rebatizado como Major Antônio Couto Pereira, em alusão ao presidente alviverde que encontrou o terreno e auxiliou na construção do estádio, nos anos 30.
Ao longo dos anos, o Couto Pereira se notabilizou por sediar momentos importantes, que ultrapassam até mesmo as raias do futebol. Em 5 agosto de 1980, cerca de 80 mil pessoas foram ao Alto da Glória prestigiar o Papa João Paulo II, que visitava Curitiba.
Até mesmo o rival Atlético-PR vê a casa do Coxa com respeito. Isso porque o maior público registrado em uma partida oficial, no Couto, aconteceu em um jogo do Furacão: 65.943 pagantes presenciaram a vitória sobre o Flamengo por 2 a 0, pelas semifinais do Campeonato Brasileiro, em 15 de maio de 1983.
Atualidade
Nos dias de hoje, já não é mais possível registrar públicos tão grandes. Com a implementação de cadeiras, a capacidade total do Couto agora está em 37.182 mil pessoas.
Para o ano que vem, o clube já anunciou que pretende promover novos ajustes no estádio. O setor da Mauá deverá ganhar um terceiro anel, onde serão construídos camarotes, lounge e lanchonetes.
Além disso, como forma de celebrar os 80 anos de sua casa, o Coxa está promovendo uma série de promoções voltadas ao torcedor. Os prêmios variam de chaveiros a camisas oficiais e réplicas do Couto.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.