Terceira Divisão Paranaense 2012: saiba mais sobre os clubes participantes
No dia 26 de agosto começa a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense 2012 e dois grupos disputarão a competição em turno e returno. A diferença da Terceirona deste ano, comparado ao do ano passado, é o número de participantes. Este ano serão apenas nove equipes. Como principais novidades, a Terceirona Paranaense 2012 conta com a volta do Pato Branco e da Portuguesa Londrinense que não disputaram competição profissional em 2011. O São José, que desistiu no meio da Divisão de Acesso do ano passado, também marca presença. Além destas, o União Nova Fátima - equipe conhecida no futebol amador da região Norte do Estado, se profissionalizou e pela primeira vez disputa a Terceirona.
Os times estão assim, divididos. No Grupo A: Pato Branco, Francisco Beltrão, São José e Portuguesa Londrinense. E no Grupo B: Cambé, Sport Campo Mourão, Colorado AC, PSTC e União Nova Fátima.
Conforme o regulamento da Terceirona no mínimo dois melhores de cada grupo se classificam para a próxima fase. Na segunda fase, os classificados jogam entre si em turno e returno, sendo que os dois primeiros da classificação sobem automaticamente para a Divisão de Acesso 2013 e disputam duas partidas finais, para definir o campeão e vice-campeão.
O campeonato começa no dia 26 agosto com o Grupo B abrindo a disputa. Como esta chave tem cinco times, a cada rodada um folga. Já as partidas no Grupo A começam no dia 2 de setembro. Confira mais sobre as equipes.
C.A Cambé
Cidade: Cambé
Data de fundação: 13 de março de 1989
Estádio: Estádio Municipal José Garbelini (ou Estádio da Curva) com 5 mil lugares
Região: Norte
Técnico: Valber Martins (Knário)
O Clube Atlético Cambé, também chamado de Galo Comarca se destaca por formar jogadores que disputam competições paranaenses. Apesar de ser fundado em 1989, foi a partir do ano 2000 que o CAC entrou com força tendo conquistado o título da Terceira Divisão em 2006. Passou um período fora e em 2010 retornou para as competições profissionais.
No ano passado, também estava no Grupo B da Terceirona, mas não avançou de fase. Para este ano, a equipe vem se preparando sob os comandos de um treinador muito conhecido do futebol paranaense, Valber Knário. Outras peças que fazem parte do elenco são o goleiro Renato (ex-Corinthians Paulista), e Paulo Foiane, volante (ex-Coritiba). O clube conta ainda com novas “caras” como Tijolo, Davi, Leonardo, Bruno e Dieguinho que podem se destacar na competição.
Colorado Atlético Clube
Cidade: Colorado
Data de fundação: 20 de abril de 1998
Região: Norte
Estádio: Francisco Borges de Campo com 3 mil lugares
Técnico: Edivaldo Junior
Fundado em 20 de abril de 1998 como Associação Atlética Cintos Mima, a equipe do norte paranaense trocou de nome em 03 de outubro de 2000 e passou a se chamar Colorado Atlético Clube. É o time da cidade de Colorado, que está localizada praticamente na divisa com o estado de São Paulo e que possui uma população estimada de 20 mil habitantes.
O Colorado AC trabalha em parceria com o Projeto Revelação Maringá que é dirigido pelo professor Renato Castro. Sendo assim, indiferente dos resultados em campo, o projeto dá oportunidade para jovens talentos disputar uma competição profissional através do Colorado. Em 2010, o Colorado não avançou de fase, ficando em 4º lugar na chave. Em 2011, também parou na primeira fase. Porém, muitos jogadores que passam pela equipe acabam conseguindo outras oportunidades pelo Brasil.
Francisco Beltrão F. C.
Cidade: Francisco Beltrão
Data de fundação: 4 de janeiro de 1993
Região: Sudoeste
Estádio: Estádio Anilado com 7 mil lugares
Técnico: Joel Preisner
Fundado em 1993, o clube substituiu os dois antigos clubes da cidade de Francisco Beltrão: o Real Beltronense e o União Beltronense. O Beltrão como é conhecido, já conquistou duas vezes a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense – em 2000 e 2002.
Em 2010, o Beltrão foi rebaixado junto com seu maior rival o Pato Branco, para a Terceira Divisão do Paranaense. Em 2011, a equipe fez uma boa competição tendo avançado de fase junto com Grecal, Junior Team, Cincão, PSTC e Grêmio Maringá, e seguiu invicto até a segunda rodada da 2ª fase, quando foi derrotado por 2 a 0 pelo PSTC. Mas por motivos extra-campo não conseguiu manter o bom desempenho e não conquistou o acesso. Agora em 2012, o Francisco Beltrão tem à frente do futebol Ivair Cenci que estabeleceu uma meta: colocar novamente a equipe na elite em quatro anos. O técnico Joel Preisner que comandou a equipe no ano passado vai ter novamente a missão de subir a equipe para a Divisão de Acesso 2013.
Pato Branco E. C.
Cidade: Pato Branco
Data de fundação: 5 de novembro de 1979
Região: Sudoeste
Estádio : Estádio Municipal Os Pioneiros com 8 mil lugares
Técnico: Carlos Nunes
Depois de ficar um ano sem disputar campeonatos profissionais, o Pato Branco volta este ano para a disputa da Terceira Divisão. A equipe conquistou a Divisão de Acesso do Paranaense em 1981 e 1986 e a Terceira Divisão em 2009. Em 2010, o Tricolor do Sudoeste terminou a Divisão de Acesso na 9ª colocação, sendo rebaixado para Terceira Divisão junto com o Francisco Beltrão. No ano seguinte, por motivos financeiros, a equipe não disputou competições.
Para esta temporada Gilmar Resende assumiu a presidência do clube, e já contratou o técnico “rei do acesso” Carlos Nunes que estava no Serrano, de Prudentópolis na Segundona 2012. A diretoria organizou várias peneiradas para montar o elenco, dando oportunidade para talentos da região, e também conta com alguns jogadores vindos do Operário Ferroviário. Destaque ainda para o meia atacante Pedrinho e o atacante Bahia.
Portuguesa Londrinense
Cidade: Londrina
Data de fundação: 14 de maio de 1950
Região: Norte
Estádio: Estádio José Staff - Estádio do Café com 36 mil lugares
Técnico: José Roberto Zacarias
Fundado no dia 14 de maio de 1950, a Associação Atlética Portuguesa de Desportos, mudou seu nome em 1997 para Associação Portuguesa Londrinense, voltando a disputar competições profissionais a partir deste ano. O clube forma muitos atletas: um exemplo o zagueiro Miranda, ex- Coritiba, que atualmente está no Atlético de Madrid. O time que já disputou a primeira divisão do Campeonato Paranaense, quer crescer novamente no futebol do Paraná.
Em 2010, a Portuguesa disputou a Segundona e avançou de fase ficando em 6º lugar com 11 pontos. Naquele ano, Roma Apucarana e Arapongas – campeão e vice respectivamente subiram para elite, e a Lusinha terminou o hexagonal na última colocação. Em 2011, a equipe se dedicou apenas às competições de base e neste ano, o treinador José Roberto Zacarias conta com um elenco muito jovem, dentre os 35 jogadores, garotos na média de 18 a 21 anos para disputar a Terceirona.
PSTC
Cidade: Londrina/Cambé
Data de fundação: 15 de agosto de 1994
Região: Norte
Estádio: Jacy Scaff – Estádio do Café com 36 mil lugares
Técnico: Gilberto Papagaio
O PSTC – Paraná Soccer Technical Center (Centro de Treinamento de Futebol do Paraná) foi fundado por um grupo de empresários com o objetivo principal de formar e revelar atletas profissionais. Nomes conhecidos do futebol nacional e internacional foram revelados pelo PSTC, como Alan Bahia, Dagoberto, Guilherme, Chico, Ricardinho, Vandinho, Rafael Lemes, Jádson, Fernandinho, Deivid e Kléberson.
No ano passado, a equipe chegou com força na Terceira Divisão, sendo o 2º colocado no Grupo B, atrás da Junior Team que conquistou o acesso. O time avançou de fase, mas não conseguiu garantir a classificação. Para este ano, o PSTC vem com reforços de peso. O técnico é novamente Gilberto Papagaio – que levou o Cincão a primeira divisão 2013 – e conta com jogadores deste elenco vice-campeão da Divisão de Acesso. Os zagueiros Spice e Marcelo, o meia Rogerinho e o atacante Samuel fazem parte da equipe, além do meia Bruninho e o atacante Getterson – que pertencem ao PSTC e estavam emprestados ao Alvirrubro. Getterson foi o artilheiro do Cincão com oito gols.
A equipe mandará jogos no Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana porque o Estádio do Café não pode receber jogos no momento.
Sport Clube São José
Cidade: São José dos Pinhais
Data de fundação: 15 de abril de 2008
Região: Leste
Estádio: Estádio do Xingu com 6 mil lugares
Técnico: Renato Ribas
Em seu primeiro ano de vida a equipe da região metropolitana de Curitiba ficou com o vice-campeonato da Terceira Divisão do Paranaense, garantindo uma vaga para a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense do ano seguinte. Em 2010, ficou em 6º lugar, e em 2011, após uma campanha fora do esperado acabou desistindo de disputar a competição. O último jogo foi na primeira rodada do returno com goleada de 8 a 1 para o Londrina – que conquistou o acesso junto com o Toledo naquele ano. Com a desistência, a equipe foi automaticamente rebaixada para a Terceira Divisão 2012.
Para este ano o técnico Renato Ribas comandará o time, que espera contar com um elenco forte, para não sofrer no decorrer da competição. Ele tem nas mãos um grupo com cerca de 30 jogadores, desses muitos das categorias de base.
Sport Club Campo Mourão
Cidade: Campo Mourão
Data de fundação: 22 de janeiro de 2007
Região: Centro Oeste
Estádio: Roberto Brzezinsk com 7 mil lugares
Técnico: Jocelito Ayala
O Sport Campo Mourão disputa este ano, pela primeira vez, a Terceira Divisão, pois foi rebaixado em 2011. Desde sua fundação, o time sempre disputou a Divisão de Acesso, não tendo conquistado acesso a primeira divisão do Paranaense. Com apenas cinco anos de fundação a melhor campanha da história do clube, foi em 2010 terminando a segunda divisão do Estadual na quarta colocação.
Para este ano, o técnico Jocelito Ayala está novamente comandando a equipe. O Sport Campo Mourão vem se preparando há várias semanas e conta com um elenco jovem, que vem disputando o Campeonato Paranaense Sub20. O clube também contará com alguns reforços com mais experiência, mas a juventude será a base da equipe.
União Nova Fátima
Cidade: Nova Fátima
Data de fundação: 1957
Região: Norte
Estádio: Municipal Dr. Ross com 3 mil lugares
Técnico: Osmar
O União Nova Fátima, da cidade de Nova Fátima com cerca de oito mil habitantes localizada próximo a Cornélio Procópio - disputará pela primeira vez a Terceira Divisão. Apesar de ser um clube antigo, fundado ainda na década de 50, somente neste ano equipe se profissionalizou. E mesmo sendo a figura mais “jovem” da Terceirona 2012, a equipe é muito conhecida no futebol amador da região.
E o UFC, sigla utilizada pela equipe, vem se preparando intensamente para a disputa. Conta com atletas da região e também de outros estados e mandará seus jogos no Estádio Alto da Vila Maria, em Bandeirantes, cidade vizinha.
_
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.



Que bom que a região norte pioneiro voltou a ter um representante no cenário do futebol paranaense. Boa sorte ao União Nova fatima.
o são josé está com um atacante que promete fazer um bom campeonato em breve estreiará, boa sorte para eles