Em jogo prejudicado pela chuva, Coxa estreia na Sul-Americana com derrota para o Grêmio

Foto: Assessoria de Comunicação Coritiba

Na noite desta terça-feira (31), a chuva e o gramado pesado dificultaram a prática do bom futebol no estádio Olímpico, em Porto Alegre, e o Coritiba estreou na Copa Sul-Americana com uma derrota por 1 a 0 para o Grêmio.

 

Durante toda a partida, o Tricolor teve mais posse de bola e levou mais perigo à defesa coxa-branca. Apesar de várias defesas do goleiro Vanderlei, que evitaram um placar mais elástico, o atacante André Lima, com uma cabeçada, deu a vitória ao time gaúcho aos 26 minutos do segundo tempo.

 

O jogo da volta, que será realizado no estádio Couto Pereira, em Curitiba, acontece no dia 23 de agosto às 21h50.

 

Com campo encharcado, Grêmio cria principais chances de gol

 

Debaixo de chuva e com o gramado do estádio Olímpico em condições ruins, cheio de poças, as duas equipes tiveram dificuldades em jogar futebol. Por isso, as bolas paradas surgiram como principal jogada de ataque. O primeiro a chegar com perigo foi o Grêmio, aos dois minutos, com um desvio dentro da área após uma cobrança de falta de Elano. O Coxa respondeu logo depois, aos cinco minutos, também em uma falta, cobrada por Ayrton e defendida pelo goleiro Marcelo Grohe.

 

O campo pesado inviabilizou o toque de bola e os chutões foram utilizados por ambos os times para fazer a ligação entre defesa e ataque. O nível técnico do jogo foi prejudicado. Na base da vontade, as chances de gol voltaram a aparecer aos 19 e 20 minutos. Primeiro para os mandantes, com Elano, que arriscou de fora da área. Depois, o Alviverde quase abriu o placar com Ayrton, que tentou encobrir o goleiro tricolor, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.

 

Com mais posse de bola e postado mais no campo ofensivo que o Coxa, o Grêmio dominou as ações de ataque, sempre com bolas alçadas na área ou tentando finalizar de longa distância. O Alviverde saiu nos contragolpes, mas parou na defesa gaúcha e nas faltas cometidas pelo atacante Everton Costa em cima dos zagueiros. Apenas aos 29 minutos uma boa oportunidade foi criada, pelo Tricolor: Elano cobrou uma falta pelo lado esquerdo e Vanderlei fez uma difícil defesa, evitando o gol de abertura do marcador.

 

Nos últimos minutos, mais domínio gremista. Jogando principalmente pelo lado esquerdo, o time porto-alegrense criou duas chances claras de gol. Aos 42 minutos, Kleber cruzou e Elano apareceu como surpresa para cabecear para fora. Um minuto depois, André Lima recebeu o cruzamento, escorou de peito e Marco Antônio chutou para a defesa de Vanderlei. A primeira etapa, no entanto, terminou mesmo em Grêmio 0 x 0 Coritiba.

 

Coxa tem problemas na armação e André Lima decide

 

Assim como em grande parte da primeira etapa, os donos da casa começaram o segundo tempo buscando mais o jogo, com mais posse de bola e tentando atacar o Coritiba. O Alviverde, por sua vez, chegou à frente apostando nos contra-ataques, proposta coxa-branca para a partida. Em um deles, aos 12 minutos, Gil finalizou de fora da área e a bola passou próxima à meta gremista.

 

Mesmo melhor, o Grêmio só criou a primeira oportunidade clara na etapa complementar aos 18 minutos, com um chute de Kleber para fora. Algum tempo depois, aos 25, André Lima arriscou forte de fora da área e Vanderlei defendeu no canto inferior esquerdo. Não demorou para o gol acontecer. Em uma cobrança de escanteio de Léo Gago, aos 26 minutos, André Lima apareceu bem no meio da zaga e cabeceou para dentro para fazer 1 a 0.

 

Com quatro volantes no meio campo (Junior Urso, Chico, Gil e Willian), a armação de jogadas do Coritiba ficou prejudicada, dificultando na busca pelo empate. Sem criatividade, mas com vontade e luta em campo, uma das únicas chegadas do Coxa com algum perigo aconteceu aos 33 minutos, quando Junior Urso recebeu dentro da área, tirou do zagueiro, mas não finalizou como queria.

 

A postura defensiva coxa-branca chamou o Grêmio para cima. O time gaúcho aproveitou a vantagem no placar e o posicionamento alviverde para esboçar uma pressão, com cruzamentos na área. Nos últimos lances, na base do desespero, o Coritiba se lançou ao ataque querendo o gol. Nada que levasse perigo ao goleiro Marcelo Grohe. Ao apito final do árbitro Ricardo Marques Ribeiro, derrota paranaense: Grêmio 1 x 0 Coritiba.

 

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 CORITIBA

 

Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando (Vilson), Souza, Elano (Marquinhos) e Marco Antônio (Léo Gago); Kleber e André Lima.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

 

Coritiba: Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson (Bonfim) e Lucas Mendes; Junior Urso, Chico, Gil e Everton Ribeiro (Willian); Roberto (Leonardo) e Everton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira.

 

Local: Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre.
Data/Horário: 31/07/2012, às 21h15.
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG).
Assistentes: Márcio Santiago (Fifa-MG) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC).

 

Público/Renda: 5.299 pagantes/ 6.740 total/ R$ 80.396,00.
Cartões Amarelos:
Pará, pelo Grêmio. Demerson e Roberto, pelo Coritiba.
Gols:
André Lima, aos 26 minutos do segundo tempo, para o Grêmio.

-

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>