CERFUT de Maringá é destaque na 1ª edição da Copa Mercosul

Iniciar um projeto nem sempre é fácil, mas com determinação é possível dar os primeiros passos para chegar lá. Assim, o CERFUT (Centro de Excelência Regional de Futebol) vai conquistando espaços e alcançando objetivos. O projeto, que é uma extensão do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi fundado no ano de 2010 pelos acadêmicos Igor Scharchak, Vinícius Calazans e Paulo Borges, sob coordenação do professor Dr° Dourivaldo Teixeira, e neste mês de julho participou da 1ª edição da Copa Mercosul.

 

A equipe Sub17 foi vice-campeã da competição, realizada em Altônia, aqui no Paraná, entre os dias 06 e 12 de julho, em que 17 times participaram na categoria. No total foram 42 equipes, em todas as categorias com aproximadamente 2.500 atletas disputando. Participaram desta competição Escolas Oficiais de Equipes Profissionais de Futebol (Grêmio-RS, Guarani do Paraguai, São José- RS, Atlético-PR).

 

Cerfut chegou invicto a final contra o Fênix, de Pato Branco.

O treinador da equipe, Igor Scharchak, que tem apenas 22 anos, diz que sabia das dificuldades, mas superar os próprios limites foi uma vitória. “Chegamos desacreditados à competição. Apesar dos bons resultados obtidos em Maringá (apenas duas derrotas em 2012) nossa equipe não esperava chegar tão longe na competição, afinal, somos um projeto. Pessoas aprendendo umas com as outras. Comissão técnica muito nova. Mas fomos crescendo aos poucos. Chegamos à final invictos, enfrentamos a boa e organizada equipe Fênix, da cidade de Pato Branco. O placar do jogo foi 3×0 para os adversários, mas o sentimento foi de termos vencido nossos próprios limites e termos nos superado enquanto equipe”.

 

O CERFUT também foi destaque no Campeonato de Base da Liga Desportiva de Maringá. A equipe ocupa a 1ª posição nesta competição e detém ainda o melhor ataque com 35 gols em 10 jogos e tem o artilheiro da competição, Wesley Caetano com 18 gols.

 

Universidade Estadual de Maringá, a base de apoio

 

O projeto conta com o apoio Departamento de Educação Física, da UEM. Os treinos são realizados três vezes por semana no campo da Universidade. Além disso, a comissão técnica do CERFUT é formada por acadêmicos do curso de Educação Física da UEM. “Nós realizamos um trabalho de inclusão. Qualquer atleta pode se inscrever junto ao projeto e participar dos treinamentos. Além da categoria Sub 17, temos as categorias Sub 15 e Sub 13. Todas treinam no campo do Departamento de Educação Física da UEM (DEF/UEM)”, explica Igor.

 

Bons resultados renderam convites ao treinador Igor Scharchak e seu auxiliar Vinícius Ossucci.

Sobre as dificuldades de se manter o projeto, Igor Scharchak conta que não são muitas, embora sempre apareçam algumas, como transporte ou de ordem financeira, mas com o apoio da UEM, o projeto tem conseguido superar estes obstáculos e seguir suas metas. “A principal meta do projeto é oportunizar a prática do futebol às crianças e adolescentes de Maringá e dos municípios circunvizinhos, com subsídios científicos e com muito trabalho sério”.

 

E os resultados dos trabalhos continuam acontecendo. Após as boas campanhas na Copa Mercosul e no Campeonato de Base da Liga Desportiva de Maringá o treinador Igor Scharchak e seu auxiliar Vinícius Ossucci receberam convite para treinar a equipe Sub-18 do Grêmio Maringá, que disputará o Campeonato Paranaense sub-18.

 

_

 

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

 

Comentários

comentário(s)

2 respostas a CERFUT de Maringá é destaque na 1ª edição da Copa Mercosul

  1. Alexandre Ossucci

    Parabéns a to dos pelo esforco e dedicacao, e em especial ao meu filho Vinicius Ossucci pela paixao e dedicacao pelo futebol e por essa equipe. No que depender dele to do time sera um sucesso! Parabens Vinicius e Igor!

    • Igor Scharchak

      Obrigado Sr. Alexandre.
      É uma honra trabalhar com o Vinícius.
      Garoto dedicado e batalhador.

      Forte nome para o futuro do futebol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>