Após amargar o rebaixamento para a Divisão de Acesso, em 2011, o time do Cascavel, queria em 2012, mostrar sua força e novamente aparecer entre as doze equipes que participam da Primeira Divisão do Campeonato Paranaense. Para isto ocorrer, a diretoria montou um elenco com jogadores experientes, inclusive com o meio campista Irineu, destaque da Serpente em 2010 e 2011, e com o técnico Eloi Kruger.
Entretanto, a trajetória da equipe em campo - tendo conseguido pelo menos se manter na Segundona Paranaense - ganhou outros rumos após a mudança na pontução da tabela de classificação da Federação Paranaense do Futebol, em que o Cascavel aparece como rebaixado a Terceira Divisão.
Primeiro turno equilibrado e quarta colocação garantida
A Serpente abriu sua trajetória na Divisão de Acesso 2012, com um empate contra o Cincão em Londrina, pelo marcador de 2 a 2. Três dias depois, o Cascavel mandou uma partida em Cianorte, contra o Grecal, partida antecipada da 8ª rodada, e vitória da Serpente, 3 a 1. Em sua primeira partida no ano no Estádio Olímpico Regional, a equipe cascavelense recebeu o Paraná Clube, e foi derrotada por 1 a 0.
Em outra partida antecipada agora pela 4ª rodada, a Serpente visitou o Nacional, e perdeu por 4 a 2. A partir desta derrota, o time do Cascavel reagiu na competição e não perdeu até o final do 1º turno, com vitórias contra Foz do Iguaçu, 3 a 0, Grêmio Maringá, 2 a 5. E empates contra a Junior Team, 2 a 2, Serrano1 a 1 e Metropolitano, 0 a 0. Termino do 1º turno, Cascavel na 4ª colocação com 13 pontos.
Começo ruim, e queda na tabela
O inicio do 2º tuno para a Serpente, não foi nada bom, da primeira até a quinta rodada do returno, nenhuma vitória 3 derrotas e 2 empates. O time do Cascavel só voltou a vencer na 6ª rodada quando jogando em casa, aplicou uma senhora goleada no Serrano, 6 a 0, com direito a três gols do jogador Rincon. Na 7ª rodada, derrota para o Metropolitano fora de casa por 2 a 1, o que deixou a equipe cascavelense, muito perto da zona de rebaixamento.
Mas nas duas últimas rodadas, mais duas goleadas aplicadas, livraram o Cascavel do rebaixamento, 6 a 2 contra o Grecal e 5 a 1 contra o Grêmio Maringá. Terminando assim competição da Serpente na Divisão de Acesso 2012, 5ª colocação da classificação geral, com 24 pontos, o segundo melhor ataque da competição e com o artilheiro da competição Irineu, que marcou 10 gols, mesmo número e gols marcados por Clênio, do Nacional, de Rolândia.
Rebaixado nos tribunais
Nesta semana, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) alterou a tabela de classificação do 1º turno e trocou a pontuação do Cascavel, de 13 para 7 pontos conquistados. Isto porque a equipe foi punida com a perda de seis pontos no Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), por escalar jogadores que não estavam inscritos no BID (Boletim Informátivo Diário), da CBF, na partida contra o Foz do Iguaçu, no dia 18 de maio. A Serpente venceu por 3 a 0.
Sendo assim, na atual tabela de classificação, o Cascavel cai de 4º para 10º colocado no 1º turno, e na soma geral, ao invés de 24 pontos na 5ª posição, a equipe cai para 18 pontos ficando na 9ª colocação, ou seja, rebaixado para a Terceira Divisão junto com o Grecal.
A diretoria do Cascavel não anunciou se iria recorrer da decisão dos tribunais.
_
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.