Com gol no fim do jogo, Coritiba é derrotado pelo São Paulo na primeira semifinal da Copa do Brasil

Foto: Assessoria de Comunicação Coritiba

Na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil 2012, insucesso alviverde. O Coritiba foi até o estádio do Morumbi, em São Paulo, na noite desta quinta-feira (14) e acabou derrotado pelo São Paulo com um gol no final da partida, marcado por Lucas. No primeiro tempo, o Coxa apresentou uma boa marcação e conseguiu se lançar ao ataque principalmente no início, mas viu o Tricolor crescer ao jogar mais com Lucas, que levou perigo em alguns momentos. Na segunda etapa, apesar da vantagem numérica com a expulsão de Paulo Miranda e de pressionar o adversário, o Verdão pecou na definição dos lances e foi punido com um gol são paulino no fim.

 

O jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil está marcado para a próxima quarta-feira (20), no estádio Couto Pereira, em Curitiba.

 

Em jogo aberto, Verdão começa melhor, mas vê São Paulo crescer

Em busca da vaga na segunda final consecutiva da Copa do Brasil, o Coritiba começou o jogo postado no campo do São Paulo e jogando principalmente pelo lado direito. Trabalhando a bola na entrada da área, o Verdão conseguiu uma falta aos três minutos e levou perigo ao goleiro Denis na cobrança, com uma finalização forte de Ayrton. O Tricolor paulista, com menor posse de bola, apostou nos contra-ataques em velocidade.

 

Após os dez minutos iniciais, o São Paulo passou a jogar mais no campo alviverde, embora sem encontrar espaço para se infiltrar na área. O Coxa, mais recuado, apresentou uma marcação encaixada e esperou os erros do adversário para sair de trás e responder, aproveitando um buraco no meio de campo defensivo são paulino. Em uma boa jogada, aos 25 minutos, Roberto fez fila, finalizou prensado da entrada da área e a bola passou muito perto do gol.

 

O jogo se abriu e o Coritiba viu o rival melhorar e ter bons momentos com o maior acionamento do jovem Lucas pela direita. Em um dos ataques, aos 28 minutos, o meia-atacante fez jogada individual e tocou para Luis Fabiano, dentro da área e pressionado por um defensor, chutar e acertar a rede pelo lado de fora. Dominando a partida, o São Paulo quase abriu o placar após uma falha da zaga alviverde, que parou e deixou Luis Fabiano finalizar. No lance seguinte, aos 39, Everton Ribeiro arriscou de fora da área e obrigou Denis a trabalhar e colocar pela linha de fundo.

 

Nos cinco minutos finais, o Coritiba esboçou uma pressão, mas nada foi efetivamente criado além de uma finalização de longe de Gil, que foi para fora. Após uma etapa movimentada e com chances para as duas equipes marcarem, placar fechado: São Paulo 0 x 0 Coritiba.

 

Apesar da vantagem numérica, Coxa peca na definição e é derrotado

 

A única alteração do intervalo foi no São Paulo, com a entrada de Maicon no lugar de Casemiro, visando o fortalecimento do setor de meio de campo. O primeiro ataque, no entanto, foi do Coritiba, com um avanço de Everton Ribeiro pela direita seguido de finalização por cima da meta. A situação dos primeiros minutos da etapa complementar foi semelhante à da de grande parte do primeiro tempo, com o Tricolor tendo mais posse de bola e o Verdão saindo em velocidade nos contragolpes, com perigo, mas com dificuldade de finalizar com qualidade.

 

O Coritiba ficou em vantagem numérica com a expulsão de Paulo Miranda, aos 14 minutos, por atingir Sergio Manoel com o pé alto e receber o segundo cartão amarelo. Dois minutos depois, Everton Ribeiro quase balançou as redes ao receber a bola do xará Costa, invadir a área e carimbar o travessão. Os são paulinos responderam aos 22, com uma triangulação, a chegada na área e a finalização ruim de Luis Fabiano. Em busca do resultado, o técnico Marcelo Oliveira apostou em substituições do meio para frente, com as entradas de Tcheco e Anderson Aquino nos lugares de Gil e Roberto.

 

Apesar de ter um jogador a mais, o Coxa deu espaço e possibilitou ao adversário atacar. Aos 29 minutos, Cortez foi à frente, cruzou, mas Lucas perdeu a oportunidade. A partir do momento em começou a tocar e rodar a bola na intermediária, o Alviverde melhorou. Mas faltou o chamado “último passe”. E foram os paulistas, mais criativos, que tiveram mais uma chance, aos 36 minutos, quando Luis Fabiano recebeu um cruzamento, cabeceou para baixo e acertou o travessão.

 

Mais agudo, o São Paulo abriu o placar no final do jogo, aos 43 minutos. O rápido Lucas, destaque são paulino, fez jogada individual, invadiu a grande área e finalizou no canto direito do goleiro Vanderlei. O Coritiba ainda tentou empatar nos acréscimos, com bolas alçadas na área, mas a defesa adversária conseguiu afastar o perigo. Até que, aos 48 minutos, o apito final selou o resultado negativo para o Coxa no Morumbi: São Paulo 1 x 0 Coritiba.

 

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 0 CORITIBA

 

São Paulo: Denis; Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo e Bruno Cortez (Ademilson); Denilson, Casemiro (Maicon), Cícero e Jadson (Édson Silva); Lucas e Luis Fabiano.
Técnico: Emerson Leão.

 

Coritiba: Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Sergio Manoel, Gil (Tcheco) e Everton Ribeiro (Lincoln); Roberto (Anderson Aquino) e Everton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira.

 

Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo.
Data/Horário: 14/06/2012, às 21h.
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG).
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Márcio Eustáquio Santiago (MG).

 

Público/Renda: 40.448 pagantes/ 40.885 total/ R$ 1.535.589,00.
Cartões Amarelos: Paulo Miranda, pelo São Paulo. Roberto, Ayrton, Sergio Manoel, pelo Coritiba.
Cartões Vermelhos: Paulo Miranda, pelo São Paulo.
Gol: Lucas, aos 43 minutos do segundo tempo, para o São Paulo

 

-

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

Comentários

comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>