Na noite desta quinta-feira (31), o Paraná Clube, campeão do primeiro turno da Divisão de Acesso 2012, venceu o Serrano por 3 a 2 na Vila Capanema, em Curitiba, em jogo válido pela nona rodada da competição. O Tricolor dominou os primeiros 45 minutos, tendo maior posse de bola e trabalhando bem no ataque, e foi para o intervalo vencendo por 3 a 1. Na etapa complementar, a situação da partida mudou. O Serrano conseguiu o segundo gol logo no início e partiu em busca do empate, enquanto o time paranista diminuiu o ritmo e sofreu uma pressão em determinados momentos.
Paraná é superior e abre vantagem confortável
O jogo teve os primeiros minutos apenas com toque de bola no meio de campo por parte das duas equipes e sem nenhum lance de ataque. Campeão antecipado do primeiro turno da Divisão de Acesso, o Paraná Clube foi responsável pela primeira finalização da partida, aos dez minutos, com uma cabeçada para fora de Lucas Souza após cobrança de escanteio. Na segunda oportunidade, três minutos depois, o placar foi aberto. Em cobrança de falta próxima à área, Wendel balançou as redes do Serrano pela primeira vez.
O gol confirmou a vantagem do Paraná, que, no momento, já estava melhor no jogo e buscando mais o ataque que o Serrano. Trabalhando a bola no campo ofensivo, o Tricolor tentou envolver a defesa adversária e criar chances de ampliar a vantagem. E, aos 27 minutos, o Tricolor marcou o segundo gol. Elias fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Lucas Souza, dentro da área, finalizar para dentro.
O domínio paranista teve continuidade. Com maior posse de bola e sem sofrer ataques do time prudentopolitano, o Paraná seguiu não tendo grandes dificuldades em chegar à frente quando jogou coletivamente e tocando a bola. Mas, na primeira finalização com perigo do Serrano, gol. Everton dominou no peito e finalizou bonito para diminuir a vantagem Tricolor.
Quando o fim da primeira etapa se aproximava e parecia que o placar terminaria em 2 a 1, o Paraná marcou mais uma vez. O zagueiro Uilian cometeu uma falha e a bola ficou com o até então pouco acionado Wellington Silva, que não perdeu a oportunidade e fez o terceiro gol tricolor.
Serrano se empolga, vai para cima, mas não consegue empate
As duas equipes voltaram para o segundo tempo com alterações. No Paraná, Henrique Alemão entrou no lugar de Cambará; no Serrano, Uilian e Carreta deram lugar à Leandro e Canela, respectivamente. O primeiro ataque da etapa complementar foi do Tricolor, aos quatro minutos, quando Elias finalizou para a defesa do goleiro Val. Em jogada ensaiada dos visitantes, aos oito minutos, a resposta com um gol: Everton rolou para Anderson Fumaça e o atacante fez o segundo gol do Serrano.
O gol deu ânimo ao Serrano, que partiu em busca do empate. O técnico Carlos Nunes colocou mais um atacante, Natan, em campo e o time passou a jogar melhor que o Paraná Clube, chegando com perigo ao ataque. Aos 25 minutos, o terceiro gol dos visitantes foi marcado após a bola carimbar a trave, mas o auxiliar sinalizou o impedimento do ataque prudentopolitano. Alguns minutos depois, em um dos melhores avanços paranistas, Marquinhos caiu dentro da área após divida com Val, pediu a penalidade, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.
Com o ritmo mais lento que no primeiro tempo, o Paraná continuou com dificuldades em se impor na segunda etapa. Aproveitando isso, o Serrano pressionou em alguns momentos tentando alcançar a igualdade. Se não no placar, numericamente em campo: aos 45 minutos, após confusão na área, Lucas Souza e Ito acabaram recebendo o cartão vermelho e deixaram os dois times com dez atletas. O Tricolor conseguiu segurar o resultado nos minutos de acréscimo e o jogo terminou mesmo em Paraná Clube 3 x 2 Serrano.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ CLUBE 3 X 2 SERRANO
Paraná: Thiago Rodrigues; Lisa, Anderson, Alisson e Igor; Cambará (Henrique Alemão), Lucas Souza, Marquinhos e Wendel; Elias (Thiago Bispo) e Wellington Silva (Douglas).
Técnico: Ricardinho.
Serrano: Val; Igor Pontes, Ito, Uilian (Leandro) e Henrique Cabeção; Bruno Guerreiro, Saymon, Rocha e Everton (Natan); Carreta (Canela) e Anderson Fumaça.
Técnico: Carlos Nunes.
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba.
Data/Horário: 31/05/2012, às 19h30.
Árbitro: Leandro Barros Nunes.
Assistentes: Deniel Carvalho e Rafael Dias de Melo.
Público/Renda: 739 total/ R$ 3.200,00.
Cartões Amarelos: Elias, Marquinhos, Douglas e Thiago Rodrigues, pelo Paraná. Ito, Uilian, Natan e Igor Pontes, pelo Serrano.
Cartões Vermelhos: Lucas Souza, pelo Paraná. Ito, pelo Serrano.
Gols: Wendel, aos 13 minutos do primeiro tempo, Lucas Souza, aos 27 minutos do primeiro tempo, e Wellington Silva, aos 45 minutos do primeiro tempo, para o Paraná. Everton, aos 41 minutos do primeiro tempo, e Anderson Fumaça, aos oito minutos do segundo tempo, para o Serrano.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.