Furacão vence mais uma vez a Raposa e se classifica às quartas de final da Copa do Brasil (Foto: Assessoria de Comunicação Atlético Paranaense)
Já está virando rotina o equatoriano Guerrón decidir os jogos do Atlético na Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (9), em Sete Lagoas (MG), não foi diferente. Em plena Arena do Jacaré, o Dinamita marcou um gol, se tornou artilheiro da competição com sete tentos, deu assistência e ajudou o Furacão a bater mais uma vez o Cruzeiro (no duelo de ida, em Curitiba, os comandados de Juan Carrasco haviam vencido a Raposa por 1×0) por 2×1 e garantir a classificação às quartas de final do torneio que vale vaga na Taça Libertadores da América.
Na próximo fase, o Rubro-Negro encara o Palmeiras. Na fase anterior, os paulistas despacharam o Paraná Clube também com duas vitórias (2×1 em Curitiba e 4×0 em Barueri).
Pênalti acorda Cruzeiro e 1º tempo termina empatado
Precisando correr atrás do prejuízo, o Cruzeiro começou o jogo pressionando, sem muito perigo. O esquema defensivo montado por Juan Carrasco impedia que a Raposa chegasse na área rubro-negra, obrigando a equipe mineira a arriscar de fora. Anselmo Ramón, aos 4 minutos, e Wellington Paulista, aos 9, bem que tentaram, mas não conseguiram passar pelo goleiro Rodolfo.
Nos contragolpes, o Furacão, em contrapartida aos anfitriões, passava perto de abrir o placar. E até balançou a rede aos 10 minutos, com Manoel. Porém, a arbitragem corretamente assinalou impedimento e anulou o arremate do zagueiro. Aos 16, mais uma boa chegada atleticana. Em rebote de Fábio, Deivid tentou cabecear de primeira. O goleiro cruzeirense conseguiu se recuperar e fez a defesa.
Aos 25, Guerrón melhorou as coisas para os visitantes. Ligüera fez ótimo passe para o equatoriano que, em velocidade, invadiu a área e tocou por cobertura: 1×0 Furacão. E, pouco depois, o que já era bom ficou ainda mais positivo: Roger levou o segundo cartão amarelo e acabou indo para o chuveiro, deixando a Raposa com 10 homens em campo.
Justamente quando tudo conspirava a favor do Rubro-Negro, Patrick cometeu pênalti e, aos 40 minutos, Wellington Paulista deixou tudo igual e deu esperanças à torcida celeste: 1×1.
Ligüera sela classificação rubro-negra
Preocupado em não perder nenhum jogador por expulsão, Carrasco tratou de sacar Zezinho e Patrick (amarelados) no começo da segunda etapa. A medida surtiu efeito e o Furacão voltou a controlar a partida, sem sustos.
Aos 12 minutos, Guerrón quase balançou as redes mineiras. Dentro da área, o Dinamita puxou para o meio e bateu cruzado, obrigando Fábio a fazer bela defesa. Mas, dois minutos mais tarde, não teve jeito. Em contra-ataque rápido, Guerrón tocou para trás, Ligüera experimentou e botou no fundo do gol: 2×1 Atlético.
Perdido em campo e nervoso, o time anfitrião quase ficou com menos um jogador. Souza entrou de forma criminosa em Heracles, mas a arbitragem sequer puniu o meia com cartão amarelo. Precisando marcar pelo menos três vezes para se classificar, o Cruzeiro desanimou o torcedor que foi até a Arena do Jacaré. Após os 30 minutos, já era possível ver pessoas indo embora das arquibancadas.
A situação atleticana era tão cômoda que, aos 33, Bruno Mineiro, dentro da área, desperdiçou a oportunidade de ampliar o marcador. Aos 38, foi a vez de Guerrón finalizar em cima de Fábio, perdendo outra boa chance. Depois de 90 minutos, vitória garantida para o Atlético e vaga assegurada às quartas de final da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1X2 ATLÉTICO
Cruzeiro: Fábio; Diego Renan (Wallyson), Alex Silva, Leo e Everton; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Souza (Charles) e Roger; Wellington Paulista e Anselmo Ramon (Walter).
Técnico: Vágner Mancini.
Atlético: Rodolfo; Cleberson, Manoel, Bruno Costa e Heracles; Deivid, Renan Teixeira (Alan Bahia), Ligüera e Zezinho (Pablo); Guerrón e Patrick (Bruno Mineiro).
Técnico: Juan Carrasco.
Local: Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).
Data/Horário: 09/05/2012, às 22h00.
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO).
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Público/Renda: 8.769 pagantes / R$ 156.707,00.
Cartões Amarelos: Roger e Souza, pelo Cruzeiro. Renan Teixeira, Zezinho, Patrick e Guerrón, pelo Atlético.
Cartões Vermelhos: Roger, pelo Cruzeiro.
Gols: Wellington Paulista, aos 40 minutos do 1º tempo, pelo Cruzeiro. Guerrón, aos 25 minutos do 1º tempo, e Ligüera, aos 14 minutos do 2º tempo, pelo Atlético.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.