Estatísticas após a 11ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2012

A 11ª rodada do 2º turno do Campeonato Paranaense serviu basicamente para a despedida oficial da maioria dos times da temporada 2012 do futebol profissional, com exceção de Arapongas, Atlético-PR, Cianorte e Coritiba. No único jogo que valia efetivamente alguma coisa, o Arapongas venceu o Cianorte, no Albino Turbay e, além, de assegurar a vantagem de mandar o segundo jogo da final do interior em seus domínios, garantiu a vaga restante do estado na Copa do Brasil de 2013. Será a primeira vez que o clube disputará uma competição nacional, aliás, duas, isso porque já havia garantido uma vaga na Série D ao lado do próprio Cianorte.

O jogo que abriu a rodada foi Toledo e Iraty, no oeste do Paraná, o Porco não teve dó do já rebaixado Azulão e goleou por 4 x 1. Destaque para Raphael Domingues, autor de dois gols para o Toledo. Para o Azulão fica o gosto amargo da 15ª derrota e de saber que o time que por tanto tempo incomodou inclusive os times da capital e foi campeão estadual em 2001 encerra suas atividades futebolísticas.

Já no domingo (29), o time reserva do Coritiba, repleto de garotos da base enfrentou o outro rebaixado do campeonato, o Roma, em Apucarana. O Tricolor da cidade alta saiu na frente com Souza, mas Rafael Silva, Caio Vinícius e Renan Oliveira viraram o placar e deram a vitória ao Verdão. Futebol para o Roma também só em 2013, mas na Divisão de Acesso. O Coritiba continua em frente e enfrenta o Atlético na final.

Outra despedida aconteceu no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. O agora centenário, Operário Ferroviário, não passou de um empate com o novato e mutante Corinthians-PR em 2 x 2. Gols de Marcelinho e William para o Fantasma e de Bruno Batata e Andrezinho para o futuro J. Malucelli. De positivo para o time pontagrossense é que depois de cem anos de história, o clube ganhou um hino novinho em folha.

Bem longe de ser centenário, mas jogando por música, o Arapongas visitou o Cianorte e foi um anfitrião indesejado ao vencer o time da casa por 2 x 0, o que garantiu a vantagem do Arapa na final do interior contra o próprio Cianorte. Os gols foram marcados por Léo Itaperuna e Ruy.

No Gigante do Itiberê, o Rio Branco encerrou de forma positiva a temporada 2012 ao vencer o Londrina por 1 x 0. Bem que o Tubarão poderia se sentir à vontade por estar no litoral, mas o Leão não quis ser um anfitrião “gente fina” e marcou logo aos 7 minutos de jogo com Gilson e foi o que bastou para os últimos três pontos do Rio Branco no ano. O Londrina também encerra sua participação no futebol profissional em 2012.

Em Curitiba, o finalista Atlético recebeu o “turista” Paranavaí e goleou por 4 x 0, só os Brunos marcaram, Bruno Mineiro, três e Bruno Furlan, um. O Furacão, assim como o Coritiba, jogou com um time praticamente reserva. O Rubro-Negro agora só espera a final e o Vermelhinho só volta no ano que vem.

Com 20 gols marcados, a média da rodada foi de 3,3 por partida. Com 350 gols marcados em 126 jogos, a média de gols do Campeonato Paranaense é de 2,77 gols por jogo.

 

Melhor ataque: Coritiba, com 53 gols marcados.

Pior ataque: Iraty, com 18 gols marcados.

Melhor defesa: Atlético, com 15 gols sofridos.

Pior defesa: Iraty, com 56 gols sofridos.

Melhor saldo de gols: Atlético, com 37 gols pró.

Pior saldo de gols: Iraty, com 38 gols contra.

Mais vitórias: Coritiba, com 16 vitórias.

Mais empates: Roma, com dez empates.

Mais derrotas: Iraty, com 15 derrotas.

Menos vitórias: Iraty, uma vitória.

 

Cartões:
Iraty – sete vermelhos e 68 amarelos.
Roma
– sete vermelhos e 59 amarelos.
Corinthians
– sete vermelhos e 47 amarelos.
Rio Branco – seis vermelhos e 57 amarelos.
Londrina
– seis vermelhos e 54 amarelos.
Operário – cinco vermelhos e 60 amarelos.
Arapongas – cinco vermelhos e 54 amarelos.
Paranavaí – cinco vermelhos e 49 amarelos.
Toledo – cinco vermelhos e 42 amarelos.
Cianorte – quatro vermelhos e 55 amarelos.
Coritiba – dois vermelhos e 43 amarelos.
Atlético – dois vermelhos e 31 amarelos.

 

Artilharia:

Baiano (Operário) – 13 gols

Bruno Mineiro (Atlético) – 11 gols.

Léo Itaperuna e Tiago Adan (Arapongas) – 10 gols.

Henrique (Cianorte) – 9 gols

Bruno Batata (Corinthians); Emerson e Lincoln (Coritiba); Paraíba (Iraty); Alexandre Oliveira (Londrina); Diego Dedoné (Toledo) – 8 gols.

Bruno Furlán e Paulo Baier (Atlético); Renan Oliveira (Coritiba); Rafael Santos (Paranavaí); Fábio (Roma) – 6 gols.

Andrezinho (Corinthians); Denis (Rio Branco) – 5 gols.

Edu Amparo (Arapongas); Harrison, Martín Ligüera, Marcinho e Guerrón (Atlético); Marquinhos e Ligger (Cianorte); Marcel, Rafinha, Everton Ribeiro, Roberto (Coritiba); Arthur (Londrina); Ceará, Marcelinho e Maiquinho (Operário) – 4 gols.

Edigar Junio e Ricardinho (Atlético) Felipe Pinto, Paulinho e Valdir (Cianorte); Rodrigo Hote (Corinthians); Davi (Coritiba); Flávio Guilherme (Londrina); Neguete, Ícaro (Operário); Edenílson, Francis e Diogo (Paranavaí); Matheus, Hevandro, Gilson e Serginho Catarinense (Rio Branco); Ferraz (Toledo) – 3 gols.

 

Gols contra:

Dênis (Rio Branco) para o Toledo, na segunda rodada.

Mineiro (Paranavaí) para o Toledo, na nona rodada.

Luís Paulo (Roma) para o Coritiba, na 11ª rodada.

Gustavo (Atlético) para o Londrina, na primeira rodada do returno.

 

Cartões vermelhos:

Baiano (Rio Branco) – 3 cartões.

João Renato (Iraty); Wendell (Londrina); Fábio (Roma) – 2 cartões.

Alexandre, Bruno Jesus, Douglas, Edmilson e João Salles (Arapongas); Paulo Otávio, Guerrón e Bruno Furlan (Atlético); Jovane, Cleiton, Valmir, Jackson e Fabinho (Cianorte); Colombo, Seffrin, Samuel, Flávio e Gustavo (Corinthians); Emerson e Jackson (Coritiba); Caio, Dênis, Luiz Guilherme, Nilson e Luiz Henrique (Iraty); Arthur, Élson, Rogério e Weverton (Londrina); Élvis, Henrique, Jéferson, Renato Saldanha e Thiago Henrique (Operário); Diogo, Rafael Bilica, Doriva, Tatico e Victor (Paranavaí); Juninho Balbino, Jackson, Junior Mello, Goiano e Lelê (Rio Branco); Sérgio, Daniel Piauí, Robenval e Thiago Coutinho (Roma); Gerônimo, Guilherme, Rafinha, Édson Carlópolis e Rodrigo (Toledo) – 1 cartão.

 

Cartões amarelos:

Douglas (Arapongas); Jovane (Cianorte); Sílvio (Londrina); Baiano (Operário); Duda (Rio Branco) – 9 cartões.

Jackson (Cianorte); Renato Saldanha e Zé Leandro (Operário); Sérgio (Roma) – 7 cartões.

Pablo (Atlético); Wellington e Bruno Batata (Corinthians); Jessé (Iraty); Doriva (Paranavaí); Gilson (Rio Branco); Robenval e Luís Paulo (Roma) – 6 cartões.

Tiago Adan (Arapongas); Harrison, Manoel e Ligüera (Atlético); Paulinho (Cianorte); Flávio (Corinthians); Tcheco (Coritiba); Dênis, Cleyton, Luiz Henrique, Anderson, Marcondes e Cleiton Santos (Iraty); Wendell (Londrina); Marcelo (Operário); Edenílson (Paranavaí); Baiano e Rafael Bonfim (Rio Branco); Marcelão e Bahia (Roma), Irineu e Gerônimo (Toledo) – 5 cartões.

Alexandre (Arapongas); Ligger, Cleiton e Felipe Pinto (Cianorte); Safira, Gustavo e Javier Mendez (Corinthians); Junior Urso, Rafinha, Emerson e Willian (Coritiba); Acássio, Rafael, Marcelo (Iraty); Fernando, Serginho Paulista, Ayrton e Bruno (Londrina); Ceará (Operário); Diogo (Paranavaí); Serginho Catarinense e Maceió (Rio Branco); Fábio (Roma), Oliveira (Toledo) – 4 cartões.

 

-

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

 

 

Comentários

comentário(s)

2 respostas a Estatísticas após a 11ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2012

  1. Nos cartões amarelos por jogador, tem jogador faltando na lista. Os do OFEC eu somei os de cada jogador que consta na lista e deu 32 cartões amarelos e lá em cima diz 60.

    • Tiago Piontekievicz

      Olá amigo, na verdade não é que está faltando jogadores, nós contabilizamos apenas os que levaram mais de 4 cartões no campeonato todo. Vários outros jogadores do OFEC tomaram cartões amarelos, mas não estão na lista por terem tomado menos de quatro, por isso é que se somar só os que aparecem na matéria o resultado não irá bater.

      Mesmo assim, muito obrigado pela observação.

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>