
Torcida do Coritiba agora aguarda a final contra o Atlético-PR. Foto: Eduardo Bispo/ Redação em Campo
Assim como boa parte dos jogos desta última rodada do Campeonato Paranaense a partida entre Roma e Coritiba não valia mais nada, infelizmente para o pobre pipoqueiro do Estádio Bom Jesus da Lapa que, certamente, teve prejuízo. O jogo em si era a chance de jogadores pouco utilizados de ambas as equipes mostrarem que podem ser aproveitados em suas próprias equipes ou em outros clubes. Souza, atacante do Roma, levou a sério essa premissa e abriu o placar aos 10 minutos do 1º tempo.
O Coritiba conseguiu o empate com o prata da casa Rafael Silva, aos 26 minutos do 1º tempo. Foi o primeiro gol do atleta com a camisa do time profissional do Verdão. A virada veio Caio Vinícius aos 30 e o terceiro com Renan Oliveira aos 37 minutos.
Agora o Roma só volta a jogar profissionalmente na Divisão de Acesso do ano que vem, enquanto o Coritiba disputa a final do Paranaense em dois jogos contra o Atlético-PR. O primeiro jogo acontece no próximo domingo, na Vila Capanema, a volta será no Couto Pereira, uma semana depois.
Empate de um gol para cada lado
Teoricamente a partida não tinha muitos atrativos, mas quem faz o jogo são os jogadores dentro de campo, obviamente. E pensando nisso, Souza, atacante do Roma, abriu o placar 10 minutos depois que a bola rolou. Souza entrou pela intermediária esquerda e quando parecia que ia cruzar a bola, mandou direto para o gol e contou com a colaboração de Édson Bastos, para amenizar a expectativa negativa em torno da partida.
Apesar de o jogo não manter um ritmo tão forte após o gol do Roma, aos 26 minutos uma bela tabela entre Renan Oliveira e Rafael Silva acabou em gol. O atacante do Verdão recebeu a bola e tocou no canto esquerdo do goleiro Diego empatando o jogo.
Aos 30 minutos, o Tricolor da cidade alta marcou o segundo gol, mas o lance foi impugnado. Souza, que cabeceou para o gol estava impedido no momento em que a bola foi lançada.
O restante do jogo foi mesmo um “amistoso”, com dois times pouco entrosados e pouco interessados em se arriscar de forma mais contundente, ainda assim algumas boas chances eram criadas. Pelo lado do Coritiba, com maior posse de bola, o destaque era o autor do gol, Rafael Silva, um jogador que parecia estar bem à vontade e não deixava de ir para cima da defesa adversária. No final do 1º tempo, o Verdão foi mais perigoso e quase conseguiu a virada ainda na primeira parte do jogo, mas o empate foi o placar que os times levaram para o vestiário.
Mesmo com pouco entrosamento, Coritiba foi superior
Na volta para o 2º tempo o Coritiba voltou com uma alteração, Rafael Silva sentiu uma lesão e deu lugar a outro garoto da base, José Rafael. O Roma já havia substituído o goleiro Diego por Spada, também por lesão.
O segundo tempo começou mais aberto, mas assim que o Coxa forçou um pouco mais ficou muito mais perto de virar o placar. Daí então, o domínio do Verdão passou a ser maior, as chances criadas paravam, ora no goleiro Spada, ora na falta de entrosamento do próprio ataque. Mesmo assim o Coritiba fazia uma melhor partida.
Só que a questão de falta de entrosamento não era desculpa para os garotos da base, isso porque Cleocir Santos havia substituído Marcel por Caio Vinícius, mais um jovem das categorias inferiores. Caio Vinícius recebeu no bico da grande área e mandou uma pancada na gaveta, sem chances para o goleiro Spada. Era a virada do Coritiba.
Daí para o final do jogo, o ritmo do jogo caiu e o Coxa passou somente a administrar a partida. O Roma não tinha forças para tentar uma reação e para piorar a situação do time de Apucarana Thiago Primão fez uma excelente jogada e praticamente deu o terceiro gol do Coritiba de presente para Renan Oliveira. Com isso, foi só esperar o apito final do árbitro. Agora o Coritiba fará a final do campeonato em dois jogos contra o Atlético-PR.
FICHA TÉCNICA
ROMA 1 X 3 CORITIBA
Roma: Diego (Spada); Igor Pontes, André, Marcelão e Flavinho; Bahia, Sérgio, Léo e Daniel Piauí (Buiú); Fábio e Souza (Pacato).
Técnico: Antônio Gleidson.
Coritiba: Édson Bastos; Vinícius, Diego Alemão, Luccas Claro e Eltinho; Arthur, Djair, Emerson Santos (Thiago Primão), Renan Oliveira, Rafael Silva (José Rafael) e Marcel (Caio Vinícius).
Técnico: Cleocir Santos.
Local: Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana.
Data/Horário: 29/04/2012, às 15h50.
Árbitro: Robson Toloczko Coutinho.
Assistentes: Márcio Lopes Guerra e Alessandro Rodrigues Mori.
Público/Renda: 153 pagantes/ 230 total/ R$ 2.515,00.
Cartões amarelos: André, Sérgio e Marcelão pelo Roma. Eltinho, Emerson Santos e Djair pelo Coritiba.
Gols: Souza, aos 10 minutos do 1º tempo para o Roma. Rafael Silva, aos 26 minutos do 1º tempo; Caio Vinícius, aos 30 e Renan Oliveira, aos 37 minutos do 2º tempo para o Coritiba.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.