
Arapongas vence Cianorte e está na Copa do Brasil em 2013. Foto: Andye Iore/ Assessoria de Comunicação FC
Na tarde deste domingo (29), pela última rodada do returno do Paranaense 2012, Cianorte e Arapongas, os dois melhores times do interior, se enfrentaram no estádio Albino Turbay, em Cianorte, em busca da vaga para a Copa do Brasil de 2013. O Arapongão, mesmo fora de casa, levou a melhor e venceu o Leão do Vale por 2 a 0, garantindo a participação na competição nacional.
No primeiro tempo, o Arapongas se aproveitou das mudanças defensivas do Cianorte para atacar pelo lado esquerdo e abriu o placar com Léo Itaperuna após uma cobrança de escanteio. Na etapa complementar, o Leão partiu para cima em busca do empate e pressionou o adversário. Apesar disso, foi o Alviverde que marcou mais um gol, com Rui, já nos acréscimos.
Cianorte e Arapongas voltam a se enfrentar na quinta-feira (3), às 20h30, no Albino Turbay, pela primeira partida da Final do Interior. O jogo de volta acontece no próximo domingo (6), às 16h, no estádio dos Pássaros, em Arapongas.
Cianorte tem dificuldades defensivas; artilheiro alviverde abre o placar
A partida entre os dois finalistas do interior começou truncado no meio e com as equipes se estudando. As primeiras descidas ofensivas foram do Cianorte, jogando pelo lado esquerdo e utilizando as bolas paradas para chegar à grande área, sem grande perigo. O Arapongas também arriscou alguns ataques pelo lado esquerdo, mais consistentes, aproveitando o espaço e a postura defensiva da lateral direita cianortense, com o zagueiro Valdir improvisado.
Na primeira chance clara de gol, o Arapongas abriu o placar. Aos 25 minutos, em cobrança de escanteio baixa, a bola chegou ao artilheiro Léo Itaperuna, na segunda trave, que balançou as redes cianortenses. Após o gol, o Alviverde seguiu forçando pelo lado esquerdo, onde o Cianorte apresentou mais dificuldades, ofensivas e defensivas.
Aos 40 minutos, sentindo lesão, o atacante Henrique, responsável por nove gols do Leão do Vale no campeonato, foi substituído por João Paulo. Menos de um minuto depois, em cobrança de falta ensaiada com Cleiton, Felipe Pinto finalizou perigosamente por cima da meta do goleiro Victor, a melhor chance cianortense até então.
O Cianorte tentou empatar ainda no primeiro tempo, apertando o Arapongão nos minutos finais. Mas, apesar da melhora, a etapa inicial terminou com vitória da equipe visitante, Cianorte 0 x 1 Arapongas, que garantia o Alviverde na Copa do Brasil de 2013.
Cianorte pressiona, mas é o Arapongas que marca
Os times voltaram sem alterações para a segunda etapa. No Cianorte, a mudança foi de posicionamento, com Alexandre Luz passando a ocupar a lateral direita, ineficiente no primeiro tempo. Com a bola rolando, o Leão do Vale mostrou uma melhora com relação aos 45 minutos iniciais e tentou pressionar o Arapongas, que contra-atacava. Aos oito minutos, em uma saída de bola errada cianortense, Tiago Adan finalizou e o goleiro Fabricio evitou o segundo gol alviverde.
Com mais posse de bola e dominando o jogo, o Cianorte partiu para cima do adversário em busca do gol de empate e da vaga para a Copa do Brasil. Em uma das melhores oportunidades, aos 23 minutos, Felipe Pinto cobrou a falta e o goleiro Victor defendeu. O Leão pressionava com certa ansiedade e o Arapongas, bem postado na defesa, continuava saindo apenas nos contragolpes.
Apesar do abafa cianortense e do gol parecer ser questão de tempo, o Arapongas mostrou que não estava morto na partida. Aos 39 minutos, Léo Itaperuna teve a chance de fazer o segundo, mas finalizou mal, para a defesa de Fabricio.
No final, até o goleiro Fabricio foi para a área tentar marcar o gol de empate do Cianorte. Mas foi o Arapongão que ampliou. Aos 46 minutos, Tiago Adan tocou para Rui, que finalizou bonito para fazer o segundo do Alviverde e garantir o time na Copa do Brasil do ano que vem.
FICHA TÉCNICA
CIANORTE 0 X 2 ARAPONGAS
Cianorte: Fabricio; Diego (Elvis), Alexandre Luz, Valdir e Ligger; Jovane, Cleiton, Paulinho e Felipe Pinto; Henrique (João Paulo) e Pablo (Netinho).
Técnico: Paulo Turra.
Arapongas: Victor; Maicon, Douglas, Bruno Matavelli e Valmir; Luís Mario, Fabinho, Marcos Tora (Rui) e Rafael Mineiro (Edmílson); Tiago Adan e Léo Itaperuna.
Técnico: Paulo Roberto.
Local: Estádio Albino Turbay, em Cianorte.
Data/Horário: 29/04/2012, às 16h.
Árbitro: Rogério Menon da Silva.
Assistentes: Ricardo Vilar Neves e Marcelo Pavan.
Público/Renda: não divulgados.
Cartões Amarelos: Cleiton e Jovane, pelo Cianorte. Victor e Douglas, pelo Arapongas.
Gols: Léo Itaperuna, aos 25 minutos do primeiro tempo, e Rui, aos 46 minutos do segundo tempo, para o Arapongas.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.