Na próxima terça-feira, dia 1º de maio, tem início a Divisão de Acesso 2012. Assim como em 2011, neste ano, a competição conta com a participação de dez clubes. E novamente, o Redação em Campo preparou uma matéria especial com um breve resumo sobre os participantes.
Além de Junior Team e Cincão, que conquistaram o acesso, mais duas equipes que disputaram a Terceira Divisão em 2011, figuram na competição. Por conta da desistência do FC Cascavel e do Iguaçu, Grecal e Grêmio Maringá, terceiro e quarto colocados respectivamente, foram convidados para a disputa da Segundona.
Sobre a fórmula de disputa, se manteve a mesma de 2011. Turno e returno com os campeões avançando para a segunda fase, junto com os dois melhores da classificação geral. Assim é formado um quadrangular, com os confrontos 1º x 4º e 2º x 3º. Os campeões do turno e returno vão para o quadrangular com um ponto extra na classificação e os dois melhores na pontuação da segunda fase, conquistam o acesso. Existe ainda a terceira fase, com os dois que conquistaram o acesso decidindo o título de campeão da Segunda Divisão em melhor de três.
Para este ano, a tabela do primeiro turno da competição vem bastante modificada por conta da participação do Paraná Clube. Como o Tricolor disputa também campeonatos nacionais, algumas partidas precisaram ser antecipadas e o primeiro turno acontecerá de 1º a 31 de maio.
Conheça um pouco sobre cada um dos participantes da Divisão de Acesso 2012:
Cascavel Clube Recreativo
Cidade: Cascavel
Região: Oeste
Estádio: Olímpico Regional com 42 mil lugares
Técnico: Elói Krüger
O Cascavel, fundado em 17 de dezembro de 2001, está em busca de recomeço. Mantendo Ney Victor na presidência e Elói Krüger como técnico, o time do Oeste tenta voltar à Primeira Divisão do Paranaense, um ano após o rebaixamento. Sendo o representante da cidade que já conquistou o título de Campeão Paranaense em 1980, a expectativa é de uma boa Divisão de Acesso. No entanto, a diretoria faz mistério sobre os atletas que irão defender a Serpente neste ano. A princípio, eram esperados 26 jogadores prontos para treinar duas semanas antes do início do torneio, mas essa programação não aconteceu. Os atletas estão chegando aos poucos, e o treinador organiza os trabalhos de acordo com o aumento do elenco.
Para a disputa da Divisão de Acesso, o técnico Elói Krüger já tem confirmado os seguintes atletas: goleiro Deryk, zagueiros Tininho, Daniel Navarro e Kaká, os laterais Rafael, Reginaldo, Junior, os meias Wagner, Irineu, Buiú, Alex Cruz, Juninho, Rondinei e os atacantes Tardelli e Rodrigo.
No Redação em Campo, Paulo Semicek traz as notícias do Cascavel
Cidade: Londrina
Estádio: Jacy Scaff – Estádio do Café com 36 mil lugares
Região: Norte
Técnico: Gilberto Papagaio
O Cincão Esporte Clube foi fundado em agosto de 2010 após um projeto de reativação do Esporte Clube Londrina ser impedido pela semelhança com o nome Londrina Esporte Clube (LEC). O clube é presidido pelo empresário Gilberto Ponce, que pleiteou o mesmo cargo no LEC, em 2009, porém a justiça cancelou a eleição. O vice-presidente é o também empresário Luiz Carlos Pereira. Em fevereiro de 2011, o Cincão fechou a parceira com Marília de Imperatriz (MA) de onde veio o técnico Evandro Guimarães, que comandou por dois anos e meio o time maranhense.
O time iniciou o ano com o projeto de levar o time júnior à Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012. Em agosto o time Sub20 disputou o Torneio Internacional Cotif, em Valência, na Espanha, e após um empate com o Santos, os dois times foram eliminados da competição. Além disso, Evandro Guimarães foi eleito o melhor técnico do torneio.
Em 2011, o time dos Cinco Conjuntos conquistou o direito de disputar a Segunda Divisão Estadual. Na final, o time foi derrotado pela Junior Team, também de Londrina, porém, sua maior conquista é participar do Acesso de 2012.
No Redação em Campo, Anderson Gatti traz as notícias do Cincão
Cidade: Foz do Iguaçu
Região: Oeste
Estádio: Estádio do ABC com 12 mil lugares
Técnico: Pedro Caçapa
Fundado em 9 de fevereiro de 1996, o Foz promete vir com força para alcançar uma vaga na primeira divisão estadual. Com investimentos e patrocínio de empresas locais, como a Itamed, Lojas Mânica, Cataratas S.A, Hotel Bourbon, Iguassu Boulevard, Super Muffato, entre outras, a diretoria teve um bom suporte financeiro para fazer contratações. Além do técnico Pedro Caçapa, foi anunciado um time inteiro de reforços, vindos de várias equipes de todo o país.
Em 2011, após um empate em 3 a 3 com o Londrina, no Estádio do ABC, o Foz forçou o quadrangular final e foi a segunda fase junto com o Tubarão, Toledo e o Grêmio Metropolitano. Porém, a equipe foi denunciada por utilização de jogador irregular e punida perdendo seis pontos e a vaga no quadrangular passou para o Nacional, de Rolândia.
Neste ano, o Azulão da Fronteira espera brigar não só pelo acesso, mas também pelo título, dada a confiança dos patrocinadores e da torcida. A equipe se mostra como uma das mais bem estruturadas do torneio, utilizando boas instalações para treinamentos e o estádio do ABC em boas condições de jogo. O Foz já conta com os goleiros Giovane, Cléberson, com os zagueiros Samir, Marcão, Batata, Bruno Roque, os laterais Graffite, Wellington, Luan, os meias Diego Borges, Everton, Rilber, Gilvan, Eduardo, Lúcio Maciel, Daniel Rezende e os atacantes Ortigoza, Willian Cajuru, João Paulo e Baiano.
No Redação em Campo, Paulo Semicek traz as notícias do Foz do Iguaçu
Grecal - Grêmio Recreativo Esportivo Campo Largo
Cidade: Campo Largo
Região: Leste
Estádio: Ângelo Cavalli
Técnico: Ricardo Pinto
O Grecal foi fundado em 2008, mas filiou-se à Federação Paranaense de Futebol somente no ano seguinte para poder disputar competições oficiais. Em 2010 o clube estreou na Terceira Divisão do Campeonato Paranaense, no qual ficou a dois gols da classificação à segunda fase.
No ano seguinte, 2011, o clube voltou a disputar o campeonato, dessa vez o rendimento do time foi melhor e o Grecal conseguiu a classificação à fase dois da competição. No hexagonal final o time campolarguense terminou na terceira colocação, uma abaixo do acesso. Porém com a desistência do FC Cascavel e do Iguaçu em disputar a Divisão de Acesso de 2012, o Grecal foi convidado, ao lado do Grêmio Maringá (quarto colocado) a disputar a Segundona.
O técnico do time para este ano é o ex-goleiro do Atlético-PR, Ricardo Pinto. No elenco atual, 15 jogadores são remanescentes do ano passado. O Grecal irá mandar seus jogos no Estádio Angelo Cavalli que pertence ao Fanático, clube amador da cidade.
No Redação em Campo, Tiago Piontekievicz traz as notícias do Grecal
Cidade: Maringá
Região: Norte
Estádio: Willie Davids com 23 mil lugares
Técnico: Play Freitas
O Grêmio Esportes Maringá foi fundado em 1961, por um grupo de atletas dispostos a criar o primeiro clube de futebol profissional de Maringá. O uniforme listrado em preto e branco faz o colorido da torcida, que tem o Galo como mascote.
Em 2002 o clube foi vendido ao empresário Aurélio Almeida. Com a venda o Grêmio passou a ser um clube-empresa. Em 2005 devido a dívidas do clube, a nova gestão do Galo pediu licença para a Federação Paranaense de Futebol e ficou de fora de competições oficias. Em 2009, o Galo Guerreiro retornou às atividades.
Em 2011, disputando a Terceira Divisão, a equipe terminou em segundo lugar do Grupo A, ficando atrás do Francisco Beltrão. Na segunda fase, terminou em quarto lugar. Com a desistência de FC Cascavel e Iguaçu, o Grêmio Maringá, assim como Grecal – terceiro colocado – foi convidado para disputar a Divisão de Acesso 2012.
No Redação em Campo, Alexandre Fernandes traz as notícias do Grêmio Maringá
Cidade: Maringá
Região: Norte
Estádio: Willie Davids com 23 mil lugares
Técnico: Ivair Cenci
Fundado em 2000, o Grêmio Metropolitano (Sociedade Esportiva Alvorada Clube) busca repetir o salto que deu em 2010, quando venceu o título da Terceirona e garantiu o clube na Divisão de Acesso. O Zebrão aposta no trabalho e na experiência do técnico Ivair Cenci. Trabalho e experiência de quem era o comandante do Grêmio Metropolitano na conquista da Terceirona em 2010.
Em 2011, o Grêmio Metropolitano chegou ao quadrangular final da Divisão de Acesso com Londrina, Toledo e Nacional, de Rolândia. No jogo de ida, em Maringá, o Grêmio venceu o Toledo por 2 a 0, e no jogo de volta, precisava apenas de um empate para conquistar a vaga. Mas jogando no 14 de Dezembro perdeu por 2 a 1. Com o resultado o TCW subiu para a Primeira Divisão junto com o Londrina que eliminou o Nacional.
No Redação em Campo, Alexandre Fernandes traz as notícias do Grêmio Metropolitano
Cidade: Londrina
Região: Norte
Estádio: Jacy Scaff – Estádio do Café com 36 mil lugares
Técnico: Carlos Sérgio Fabiano
Fundada em 05 de fevereiro de 2001, e denominada como Londrina Junior Team, a campeã da Terceira Divisão em 2011, no início tinha como objetivo dar suporte e administrar as categorias de base do LEC (Londrina Esporte Clube).
A Junior Team se propôs à formação de novos jogadores – atletas que, no futuro, defenderiam os times profissionais do Brasil e do Exterior. A parceria com o tradicional time de Londrina durou até 2009 e a partir de 2010, a Junior Team se filiou a FPF e passou a disputar torneios das categorias de base e também na categoria profissional.
Na Terceirona 2010, a Junior Team estava no Grupo A da competição e avançou para a segunda fase. Na última rodada do hexagonal final goleou o Tigrão de Umuarama por 6 a 1 e alcançou o mesmo número de pontos que o Grêmio Metropolitano Maringá. Porém, não conseguiu uma das duas vagas para a Divisão de Acesso 2011 por conta do critério de desempate (melhor campanha nas duas fases). E as vagas ficaram com Iguaçu Agex e Grêmio Metropolitano Maringá.
Em 2011, a equipe conquistou a vaga para a Divisão de Acesso. A final foi contra o Cincão, também de Londrina. Na primeira partida da decisão, empate em um a um. No jogo decisivo, outro empate, desta vez por 2 a 2, que deu o título a Junior Team, por ter melhor campanha durante a competição.
No Redação em Campo, Anderson Gatti traz as notícias da Junior Team
Cidade: Rolândia
Região: Norte
Estádio: Érick George com 7 mil lugares
Técnico: Claudemir Sturion
Fundado em 28 de abril de 1947 é um dos primeiros clubes de futebol profissional do norte do Paraná. Foi campeão da Terceira Divisão do Paranaense em 1998 e também campeão por duas vezes da Divisão de Acesso do Paranaense, sendo uma em 2003 e outra em 2008.
Sua melhor posição no Paranaense foi em 2009, onde a equipe realizou uma campanha brilhante, ficando em 4° lugar na competição, atrás apenas de Atlético-PR, J. Malucelli e Coritiba. Ano passado pela Divisão de Acesso, a equipe quase chegou a desfilar novamente na elite do futebol do Paraná, entretanto acabou ficando na 4ª colocação.
Para o ano de 2012, o Nacional irá contar como principal destaque, a experiência do treinador Claudemir Sturion, que teve passagens vitoriosas por diversas equipes do interior. Em 2006, foi campeão da Copa Paraná, pelo Roma Apucarana. Já no ano de 2009, comandou o time do Operário, de Ponta Grossa no acesso à Primeira Divisão. Formou também o elenco vencedor do Arapongas Esporte Clube em 2010, quando o clube obteve o acesso à Elite.
Sturion, já teve uma passagem pelo Nacional em 2008, quando na época, auxiliou na montagem do elenco, e com a sua experiência levou o clube ao título do Paranaense da Segunda Divisão.
No Redação em Campo, Diogo Cruz traz as notícias do Nacional
Cidade: Curitiba
Região: Leste
Estádio: Durival Britto e Silva com 17 mil lugares
Técnico: Ricardinho
Fundado em 19 de dezembro de 1989, da união entre Colorado Esporte Clube e Esporte Clube Pinheiros, o Paraná Clube, que já conquistou sete vezes o título de Campeão Paranaense, pela primeira vez disputa a Segunda Divisão Estadual.
Neste ano, participando da Copa do Brasil em mata-mata e das segundas divisões do Paranaense e do Brasileiro, o Tricolor não vai ter vida fácil a partir de maio. Jogos que não respeitam o intervalo de 66h fizeram o departamento de futebol paranista trabalhar muito.
“Tivemos que alterar o planejamento várias vezes devido à tabela, mas vamos ter calma e ampliar o nosso grupo da maneira correta”, declarou o técnico Ricardinho.
Sobre o elenco, o treinador sabe que o número atual não vai ser suficiente para encarar todas as partidas. “Temos que ter um grupo de maior qualidade e quantidade. Vamos ter jogos consecutivos, realizando – infelizmente - uma verdadeira maratona”.
Apesar disso, a palavra de ordem pelos bastidores da Vila Capanema é apenas uma: obrigação. Seguir na Segundona do Estadual não passa na cabeça de ninguém. “Não podemos menosprezar os outros times. Temos que ter cuidado, pois camisa não ganha campeonato. Precisamos ter postura e consciência, porque todos vão querer ganhar de nós. Subir é obrigação e vamos cumprir!”, prometeu o experiente Fernandinho.
No Redação em Campo, Guilherme Moreira traz as notícias do Paraná Clube
Serrano Centro-Sul Esporte Clube
Cidade: Prudentópolis
Região: Sudeste
Estádio: Newton Agibert com 10 mil lugares
Técnico: Joel Cavalo
Fundado em 2007, o Serrano foi campeão da Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol em 2008, e disputou no ano seguinte (2009) a Divisão de Acesso, competição da qual também se consagrou campeão, obtendo o direito de figurar entre a elite do futebol estadual em 2010. Ambos os títulos foram conquistados sob o comando do técnico Carlos Nunes e foi um fato inédito no futebol paranaense.
Com um bom desempenho na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense a equipe de Prudentópolis garantiu vaga na Recopa Sul-Brasileira de 2009, competição na qual terminou em segundo lugar. Em 2010 a equipe não mostrou o futebol desempenhado durante os anos anteriores e terminou o Campeonato Paranaense em 12º lugar sendo rebaixada para a Divisão de Acesso.
Para este ano a equipe será comandada pelo técnico Joel Cavalo. Entre as contratações estão alguns jogadores que já disputaram a Primeira Divisão do Estado: o goleiro Carlinhos, ex-Paraná Clube, o zagueiro William, ex-Corinthians-PR, o atacante Carreta, ex-Foz, e o volante Bruno Guerreiro, que já passou por Foz do Iguaçu, Roma, Francisco Beltrão e Operário Ferroviário.
No Redação em Campo, Tiago Piontekievicz traz as notícias do Serrano
_
Através da nossa página no Twitter você pode acompanhar em tempo real os principais lances dos jogos da Divisão de Acesso 2012, assim como as demais competições disputadas por clubes paranaenses.
_
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.