Dia 22 de abril ficou marcado na história de Arapongas. Este foi o dia que, mesmo com a derrota por 3 a 2 no Estádio José Chiappin para o Rio Branco de Paranaguá, o time se qualificou para sua primeira participação em campeonatos nacionais.
Com uma bela campanha no Campeonato Paranaense, a equipe que foi comandado pelo uruguaio de grande reconhecimento no futebol mundial, Dario Pereyra, e posteriormente, a partir da metade do segundo turno, por Paulo Roberto – conhecido por seus vários acessos à elite principal do campeonato Paulista -, o time alviverde chegou à Série D do Campeonato Brasileiro.
O grupo somou 35 pontos em 21 jogos, e a vaga veio depois da derrota do Londrina para o Cianorte – seus concorrentes direto na briga por uma das duas vagas na quarta divisão do país -, em pleno Estádio do Café.
O Tubarão, que tinha chances matemáticas de conquistar o acesso, estacionou nos 30 pontos, e faltando apenas uma rodada para o término do estadual, não pode mais alcançar o alviverde. O Leão do Vale chegou aos 38 pontos e, coincidentemente, joga a última rodada do returno contra o Arapongas. A partida serve para apontar quem ficará com a única vaga para a Copa do Brasil de 2013 (Atlético e Coritiba já estão classificados) e para definir quem fará a última partida da Final do Interior em casa.
Se o time do norte vencer, chegará aos mesmos 38 pontos, porém tem vantagem no primeiro critério de desempate, que é o maior número de vitórias. Até o momento são 11 do time da cidade dos pássaros, contra 10 da capital da moda.
Domingo acontece o primeiro duelo dos três, entre o Arapongão e o Cianorte. Um pelo último giro do returno e dois pela disputa de melhor equipe do interior.
Curiosidades
- Em 2011, o Arapongas bateu na trave. Perdeu a vaga para o Leão do Vale na última rodada do campeonato pelo segundo critério de desempate. Suas campanhas eram idênticas: mesmo número de pontos, mesmo número de vitórias, porém, o Cianorte levou vantagem no saldo de gols, e ficou com a segunda vaga na Série D – a primeira vaga ficou com o Operário.
- Depois que retornou à Primeira Divisão, em 2011, o Arapongas ainda não venceu o Cianorte. No primeiro encontro, vitória cianortense por 2 a 1 em Paranavaí (o Estádio dos Pássaros estava interditado). No returno, empate em 1 a 1 no Albino Turbay. Este ano, em Arapongas, empate em 1 a 1 na última rodada do primeiro turno, que tirou o título do time azul e branco.
- O Cianorte é a única equipe que o Arapongas não venceu este ano. Até os grandes da capital caíram diante do alviverde. Atlético e Coritiba perderam sua invencibilidade no Estádio José Chiappin. Vitória por 2 a 1 sobre o Furacão, quebrando a invencibilidade do rubro-negro, e por 2 a 0 sobre o Coxa, interrompendo uma seqüência de mais de dois anos sem perder no Estadual.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
