A disputa pelas duas vagas que o Estado do Paraná tem direito na Série D do Campeonato Brasileiro está acirrada e promete movimentar o interior na reta final do Campeonato Paranaense. Arapongas, Cianorte, Londrina, Toledo, Operário e Corinthians-PR possuem chances matemáticas de classificação para a competição nacional.
De acordo com estimativas calculadas pelo matemático Renan Ramos, utilizando como base os confrontos e os resultados possíveis nas próximas rodadas do estadual, o Arapongas é a equipe com mais chances de classificação para a Série D do Brasileirão com 88%. Na sequência aparecem: Cianorte com 82%, Londrina com 70%, Toledo entre 25 e 30%, Operário 8% e o Corinthians-PR com menos de 1% de chances. A margem de erro pode variar cinco pontos percentuais para mais ou para menos.
Arapongas - 88%
O Arapongas aparece na terceira colocação geral no Campeonato Paranaense com 32 pontos somados e depende apenas de si para alcançar a vaga na Série D do Brasileirão. Caso conquiste a vaga para a Série D, essa será a primeira vez que a equipe do norte do Estado irá disputar uma competição nacional.
Para que o sonho se realize, o Arapongão precisa ganhar três das quatro partidas que restam no Paranaense. O Arapongão tem pela frente nas últimas rodadas do estadual os seguintes adversários: Toledo, Atlético-PR, Rio Branco e Cianorte.
Cianorte - 82%
Com 32 pontos na classificação geral, o Cianorte aparece na quarta colocação do estadual e momentaneamente ocupa uma das vagas disponíveis para a disputa da Série D. Em 2011 o Leão do Vale terminou a Série D na 14ª colocação.
Para disputar novamente a competição nacional, o Cianorte também só depende dele mesmo. O Leão precisa de quatro vitórias nas últimas quatro rodadas do Campeonato Paranaense, para ficar com a uma das vagas. Os próximos adversários do Cianorte são: Coritiba, Corinthians-PR, Londrina e Arapongas.
Londrina - 70%
De volta à elite do futebol paranaense, o Londrina vem numa boa recuperação no Campeonato Paranaense. Com 29 pontos na classificação geral, o Tubarão pode voltar a disputar uma competição nacional após dois anos.
Para ficar com a vaga na Série D, o Londrina precisa fazer a sua parte e vencer todas as partidas que restam no estadual. O Tubarão enfrenta a seguinte sequência na reta final do Paranaense: Operário, Roma, Cianorte e Rio Branco.
Toledo - entre 25 e 30%
Com 25 pontos na classificação geral, o Toledo aparece atrás de Arapongas, Cianorte e Londrina. A equipe que já disputou a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2008 busca voltar ao cenário nacional.
Com possibilidades de chegar a 37 pontos no geral – caso vença todas as partidas que restam no estadual – o Toledo precisa também torcer por derrotas de Cianorte, Arapongas e Londrina. Na oitava rodada o Porco enfrenta o Arapongas jogando no Estádio dos Pássaros. Depois, na sequência recebe o Paranavaí, viaja a Curitiba para enfrentar o Corinthians-PR e fecha o estadual diante do Iraty no 14 de Dezembro.
Operário - 8%
Com uma boa recuperação no returno do Campeonato Paranaense, o Operário aparece com 22 pontos na classificação geral do estadual. Para voltar a disputar a Série D no ano do centenário, a equipe de Ponta Grossa precisa ganhar todos os confrontos que terá pela frente e torcer para tropeço dos rivais.
Na oitava rodada do returno o Fantasma enfrenta o Londrina, depois, tem pela frente o Coritiba, o Iraty e o Corinthians-PR. Podendo chegar a 35 pontos no estadual – caso vença todos os jogos que restam – a equipe da Vila Oficinas precisa vencer o Londrina e “secar” o Arapongas, o Tubarão e o Toledo na fase final do Paranaense.
Corinthians-PR - menos de 1%
Com 20 pontos na classificação geral do estadual, o Corinthians-PR aparece com chances remotas de conseguir uma das vagas para a disputa da Série D do Brasileirão. Para voltar à competição nacional o Timãozinho precisa ganhar todas as partidas que tem pela frente e torcer para que o Cianorte, Arapongas, Londrina, Toledo e Operário tropecem em quase todas as rodadas restantes.
Podendo chegar a 35 pontos na classificação geral, as chances da equipe conseguir uma vaga na Série D são pequenas. O Corinthians-PR tem pela frente os seguintes adversários: Atlético-PR, Cianorte, Toledo e Operário. Caso o Arapongas vença o Toledo e o Cianorte empate com o Coritiba na oitava rodada acabam as chances de classificação para a equipe do Barigui.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

O Corinthians PR ia desistir da vaga se conseguisse ela mesmo.