Nesta quinta-feira, 5 de abril de 2012, o Londrina Esporte Clube, completa 56 anos de fundação. E neste dia de aniversário e festa do Tubarão, o Redação em Campo preparou uma série com três matérias especiais relembrando momentos importantes e conquistas na história do clube. Hoje, você confere a primeira matéria: o título de Campeão Paranaense de 1962.
1962 – Londrina fatura primeiro título estadual da sua história
Fundado em 5 de abril de 1956, o Londrina ainda era uma equipe buscando um lugar ao Sol no futebol paranaense em 1962, apesar de já ter na bagagem um vice-campeonato estadual, em 59. Mal sabiam os londrinenses que a espera pelo título estava com os dias contados.
Naquela época, a fórmula de disputa do torneio dividia os participantes em três grupos: Zona Sul, Zona Norte e Norte Velho, onde os integrantes de cada zona se enfrentavam em turno e returno para definir um vencedor em cada chave. Os ganhadores, então, se classificavam para a etapa seguinte, onde decidiriam o título em um triangular final.
Zona Norte – Returno espetacular, vitória suada contra o Apucarana e presença na fase final
No caminho do Londrina na Zona Norte encontravam-se adversários complicados, inclusive o atual campeão estadual, Comercial de Cornélio Procópio. Grêmio Maringá, Cambé, ACP, Nacional de Rolândia, Independente de Mandaguaçu, Nova Esperança, Mandaguari, Arapongas, Astorga e Apucarana completavam a chave.
No 1º turno, o Tubarão ficou atrás de Apucarana e Paranavaí e terminou na 3ª posição, com 5 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Agora não restava outra opção ao Londrina: para ir adiante, só vencendo o 2º turno.
E foi justamente isso que aconteceu. Com uma sensível melhora no setor defensivo (sofreu apenas 5 gols, contra os 16 do 1º turno) o time londrinense fez uma campanha irrepreensível, terminando o returno de forma invicta, com 10 triunfos e um empate, garantindo, assim, uma vaga na decisão da Zona contra o Apucarana.
Na primeira partida, fora de casa, empate por 1×1. No jogo da volta, vitória do Apucarana por 2×1. Mais uma vez pressionado, o Tubarão se viu obrigado a ter de ganhar de qualquer maneira. E, novamente, conseguiu: vitória por 3×2 na casa do inimigo, forçando a disputa de um jogo desempate, em Curitiba. No campo neutro, 2×1 para os londrinenses e presença garantida no triangular decisivo do Campeonato Paranaense.
Fase Final – Decisão antecipada contra o Coxa e título garantido com uma rodada de antecedência
No triangular, o Londrina teve de encarar em jogos de ida e volta os vencedores das zonas Sul (Coritiba) e Norte Velho (Cambaraense). Após empatar em 3×3 com a equipe de Cambará e derrotar o Coxa por 4×2 em casa, o Tubarão foi até Curitiba enfrentar novamente o time do Alto da Glória.
O Coritiba precisava da vitória de qualquer maneira, já que fazia seu último jogo na competição, enquanto o Londrina ainda teria o Cambaraense, sem chances de título, pela frente. Por isso, o duelo na capital era tido como a decisão antecipada da competição.
Jogando de forma tranquila, apesar de ser visitante, o Tubarão se impôs e bateu o Verdão por 4×2. Com o resultado, a cidade de Londrina ficou pela primeira vez com o título estadual e viu seu jovem representante, que tinha acabado de completar 6 anos de vida, escrever seu nome de vez na história do futebol paranaense.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Seguir @redacaoemcampo
Follow @redacaoemcampo on twitter.
Quem vence o 1º turno do Paranaense 2013?
Total de Votos: 3.585
Quer nos enviar uma sugestão de pauta? Escreva para [email protected].
Quer fazer parte da nossa equipe? Currículo para [email protected].
O Redação em Campo é um site voltado aos assuntos do futebol paranaense. Neste site, os clubes que representam a bandeira do nosso Estado sempre serão os grandes porque afinal, o futebol paranaense é a nossa paixão!