Cianorte, a força jovem do interior

No futebol, as décadas de existência, a tradição e o “peso da camisa” de um clube são importantes e, em algumas oportunidades, são apontados como responsáveis por uma conquista dentro das quatro linhas. Mas toda regra tem lá suas exceções. Um exemplo, no estado do Paraná, é o Cianorte Futebol Clube. Com apenas 10 anos de história, completos no dia 13 de fevereiro, o Leão do Vale do Ivaí é o atual Campeão do Interior e vem fazendo uma campanha empolgante no Paranaense 2012.

O início

Antes da criação do Cianorte FC, a cidade do noroeste teve outros clubes. O Cianorte Associação Física Educativa (C.A.F.E.), mais antigo, foi fundado em 1958 e extinto em 1972. Após anos sem uma agremiação profissional, em 1980 surge o Cianorte Esporte Clube. O C.E.C. manteve-se ativo até 2001, sem nunca ter disputado a Primeira Divisão do Paranaense.

Então, em 2002, o Cianorte Futebol Clube é fundado por três empresários com o objetivo de representar a “capital do vestuário” na elite do Futebol Paranaense. Após uma tentativa sem sucesso, ainda em 2002, o acesso veio no segundo ano de vida, em 2003.

No campeonato de estreia na Primeira Divisão, em 2004, o Leão do Vale exibiu o cartão de visitas, mostrou do que era capaz e chegou às semifinais da competição, terminando como terceiro colocado – o melhor time do interior.

Aparição no cenário nacional

Na Copa do Brasil de 2005, após passar pelo CENE-MS na primeira fase, o Cianorte tinha pela frente o badalado Corinthians, de Tevez, Carlos Alberto, Roger e cia. – que seria Campeão Brasileiro daquele ano.

No jogo de ida, disputado no estádio Willie Davids, em Maringá, no dia 9 de março, o Cianorte surpreendeu e, em menos de dez minutos de bola rolando, já vencia o Corinthians por 2 a 0 – com gols de Édson Santos e Márcio Machado. Ainda no primeiro tempo, Márcio fez mais um, desta vez de bicicleta. No segundo tempo, o Leão do Vale, comandado pelo técnico Caio Júnior, segurou o resultado e conquistou a improvável vitoria que colocou o jovem clube do noroeste paranaense, de apenas três anos, nos principais noticiários do país.

No dia 6 de abril, na partida de volta, realizada no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o time paulistano conseguiu reverter a vantagem cianortense, venceu por 5 a 1 e passou para a fase seguinte do campeonato. Apesar do resultado final e da desclassificação, o confronto ficou marcado na história do Cianorte.

Foto: Eduardo Bispo/ Redação em Campo

Melhor do Interior

Após algumas campanhas sem muito destaque, em 2011 o Cianorte fez um Campeonato Paranaense bom, marcado pela regularidade. No primeiro turno, conquistou 17 pontos – com cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas –, terminando na sexta colocação. No returno, o Leão teve o mesmo desempenho e subiu uma posição, chegando em quinto.

A quarta colocação na classificação geral credenciou a equipe do noroeste a disputar o Título do Interior contra o Operário, de Ponta Grossa, que terminara em terceiro. Na primeira partida, no estádio Albino Turbay, o Leão do Vale derrotou o Fantasma por 3 a 0, com dois gols de Giancarlo e um de Geandro. No jogo de volta, no estádio Germano Krüger, o time ponta-grossense venceu por 1 a 0 e levou a disputa para as penalidades. Ao converter as cinco cobranças, o Cianorte se tornou o Campeão do Interior de 2011.

Continuidade e resultado

Para conservar o posto de melhor equipe do interior no Paranaense 2012, a diretoria cianortense manteve a base do elenco que disputou o estadual e a Série D do Campeonato Brasileiro em 2011. E o planejamento se mostrou eficiente.

Paulo Turra está no comando do Leão do Vale desde novembro de 2011. Foto: Eduardo Bispo/ Redação em Campo

Sob o comando do técnico Paulo Turra, contratado em novembro do ano passado, o Cianorte foi a sensação do primeiro turno do Paranaense. Em 11 partidas, a equipe venceu sete vezes e empatou outras quatro, mantendo-se invicta e terminando a metade inicial do campeonato na terceira colocação, atrás apenas da dupla Atletiba. Além disso, teve uma das melhores defesas (oito gols sofridos), um dos melhores ataques (25 gols marcados), o artilheiro (Henrique, com oito gols) e a maior goleada (7 x 1 contra o Rio Branco).

O returno começou há pouco e o Cianorte é, novamente, um forte candidato à conquista do Título do Interior.

Apresentando preocupação em seguir um planejamento e dar continuidade no projeto, a tendência é que mais resultados apareçam – em competições estaduais e nacionais. Em uma década de existência, o Leão do Vale já figura como uma das forças do Futebol Paranaense.

-

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

Comentários

comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>