Nilson comemora gol contra Luverdense, que selou classificação paranista à próxima fase da Copa do Brasil (Foto: Assessoria de Imprensa Paraná Clube).
Na noite desta quarta-feira, 14, o Paraná Clube reencontrou sua torcida depois de 109 dias sem atuar na Vila Capanema em partidas oficiais. Após um 1º tempo conturbado, os comandados do técnico Ricardinho – que fazia sua estreia no banco de reservas do Durival Britto e Silva – garantiram a classificação na 2ª etapa e derrotaram o Luverdense por 2×0 no jogo de volta da 1ª fase da Copa do Brasil (no placar agregado do duelo, vitória paranista por 4×2).
Os gols de Luisinho, cobrando pênalti, e Nilson garantiram o Paraná na próxima fase da competição que dá direito a uma vaga na Copa Libertadores da América de 2013, para delírio dos quase 7 mil pagantes na Vila Capanema. Emocionados, os torcedores cantaram o hino do clube após o 2º gol e fizeram festa até final do jogo.
O próximo adversário tricolor na Copa do Brasil será o Ceará, que bateu o Gama na 1ª fase. Os cearense venceram o time do Distrito Federal por 2×0 fora de casa e eliminaram a necessidade de um confronto de volta.
Tricolor não vai bem e quase sai atrás no marcador
A torcida paranista levou um susto logo aos 3 minutos. Valdir Papel, em posição ilegal, balançou as redes de Luís Carlos. Mas a arbitragem assinalou o impedimento corretamente. Aos 9, os visitantes novamente ficaram no quase. A zaga paranista bobeou e Valdir Papel chutou. Na sobra, Dê arrematou para fora.
Alex Alves errava muitos passes e o meio de campo tricolor não se acertava em campo, fazendo com que o time buscasse os chutes de longe excessivamente. Exemplo disso foi Packer, que aos 16 arriscou da intermediária, sem sucesso. Aos 28, Elias reclamou ter sido derrubado na área do Luverdense, porém a arbitragem nada marcou. Acertadamente.
No fim da 1ª etapa, surgiram os melhores lances paranistas. Wellington Silva, aos 42, serviu Elias, que invadiu a área e bateu cruzado, ao lado do gol. Um minuto mais tarde, Henrique obrigou o goleiro Lucas a fazer boa defesa. Aos 45, foi a vez de os visitantes perderem ótima oportunidade. Matheus cobrou falta com categoria e fez Luís Carlos se esticar para defender.
Ao final de 45 minutos, o Tricolor esbarrou no nervosismo e viu o Luverdense chegar com mais perigo ao ataque, por pouco não saindo na frente.
Luisinho e Nilson asseguram classificação paranista
No início da 2ª etapa, aos 5 minutos, Rubinho fez Luís Carlos sujar as luvas. Apesar do susto, desta vez seriam os anfitriões que mandariam no jogo. Aos 13 minutos, em contra-ataque rápido puxado por Henrique, Maicon arrematou cruzado e a bola tirou tinta da trave.
A pressão tricolor continuou até que, aos 20 minutos, Elias foi derrubado dentro da área. Na cobrança, Luisinho abriu o placar: 1×0 Paraná.
O gol tornou a vida paranista mais fácil. Aos 24, a zaga do Luverdense afastou um chute de Douglas Packer quase ampliou. Aos 31, Nilson tentou duas vezes, mas não passou por Lucas. Ele só conseguiria furar a muralha mato-grossense aos 36. No lance do 2º gol, o arqueiro do Luverdense fez falta em Nilson (que seguiu adiante e marcou o 2×0), e acabou expulso. Como já havia feito todas as três substituições, o Verdão do Centro-Oeste acabou jogando a reta final do confronto com um jogador a menos. Nos acréscimos, os visitantes perderam a cabeça e Régis também acabou indo mais cedo para o chuveiro.
Ao final dos 90 minutos, vitória e classificação paranista: 2×0.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ 2X0 LUVERDENSE
Paraná: Luís Carlos; Paulo Henrique, André Vinícius, Alex Bruno e Henrique; Alex Alves, Douglas Packer, Luisinho (Henrique Alemão) e Bruninho (Maicon); Elias e Wellington Silva (Nilson).
Técnico: Ricardinho.
Luverdense: Lucas; Régis, Rafael Pedro, Alex Moraes e Raul Prata (Fábio Gaúcho); Gilson, Everton (Felipe Moreira), Dê e Rubinho; Valdir Papel e Mateus (Pablo).
Técnico: Dado Cavalcanti.
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba.
Data/Horário: 14/03/2012, às 20h30.
Árbitro: Rodrigo Braghetto (SP).
Assistentes: João Nobre Chaves (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).
Público/Renda: 6.962 total / R$ 154.310,00.
Cartões Amarelos: Luisinho, Alex Bruno e Douglas Packer, pelo Paraná. Dê, Raul Prata, Everton e Gilson, pelo Luverdense.
Cartões Vermelhos: Lucas e Régis, pelo Luverdense.
Gols: Luisinho, aos 18, e Nilson, aos 36 minutos do 2º tempo, pelo Paraná.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.