Coritiba e Nacional empataram em 0 a 0 na estreia na Copa do Brasil. Foto: Assessoria de Comunicação Coritiba
O Coritiba estreou na Copa do Brasil, diante do Nacional na noite desta quarta-feira (14) e manteve o tabu de não eliminar a partida de volta na estreia da competição. Em uma partida movimentada, Coxa e Naça ficaram no 0 a 0. Com o resultado, o Verdão precisa de uma vitória simples, no jogo de volta no Couto Pereira para conseguir a classificação para a próxima fase.
Coritiba sofre com a forte marcação na primeira etapa
O Nacional começou a partida pressionando o Coritiba. Em contra-ataque rápido, Charles teve boa chance para abrir o placar para o Naça aos quatro minutos. Ele tentou finalizar de costas pro gol e a bola passou perto da meta de Vanderlei. Bem marcado, o Coxa não consegue criar lances de perigo no início da partida.
As duas equipes apostam na forte marcação e o jogo fica truncado com poucos lances interessantes. Tanto o Nacional como o Coritiba encontram dificuldades para sair jogando. Aos 23 minutos, Lincoln cobra falta na área e Jairo divide com Marcel e faz boa defesa. Aos 24, o Naça chega com perigo. Hugo cobra escanteio na primeira trave, Alexandre desvia de cabeça e a bola sai pela linha de fundo.
Com dificuldades para sair jogando, devido a forte marcação do Naça e também por conta do estado do gramado, o Coritiba aposta na ligação direta, mas, sem surtir efeito. Aos 32, mais uma boa chegada do Nacional. Hugo cobra escanteio curto para Amaral. Ele corta pro meio, arrisca da entrada da área, mas, a bola passa perto da meta de Vanderlei e sai pela linha de fundo.
O Coxa erra muitos passes na primeira etapa, facilita a marcação do Nacional e depende de lances individuais para chegar à meta do goleiro Jairo. Aos 37, boa jogada individual de Gil. Ele se livrou de dois marcadores e bateu no canto esquerdo de Jairo que fez boa defesa. Aos 38, Rafinha perde a bola na meia cancha para Charles, o atacante do Naça ficou cara-a-cara com Vanderlei, mas pegou mal na bola e mandou pela linha de fundo.
Jogo melhora na segunda etapa, mas placar segue fechado
No segundo tempo, Marcelo Oliveira promoveu a estreia de Roberto, o atacante voltou no lugar de Rafinha. O Nacional voltou pressionando o Coritiba no início da segunda etapa. Aos três minutos, Emerson perde bola na área, Altair aproveitou a falha do zagueiro, bateu pro gol e Vanderlei salvou o Verdão.
Aos seis minutos, Altair pega sobra e bate firme em direção ao gol de Vanderlei, a bola passa perto do gol coxa-branca e se perde pela linha de fundo. Aos oito minutos, o Coritiba chega com perigo. Lincoln lança Marcel que desvia de cabeça, na sobra Roberto bate pro gol e exige boa defesa de Jairo.
A partida fica movimentada na segunda etapa. Aos 14 minutos, Lincoln cobra falta na área e Jairo tira de soco, na sobra Charles faz boa jogada, puxa contra-ataque pro Nacional, toca para Altair que bate pro gol e exige outra boa defesa de Vanderlei. Melhor na segunda etapa o Naça pressiona o Coxa. Aos 17, Amaral arrisca da intermediária e a bola passa perto do gol coxa-branca.
Aos 21, Lincoln ficou cara-a-cara com o goleiro Jairo, rolou a bola para Anderson Aquino que pressionado não conseguiu finalizar e perdeu boa chance de abrir o placar para o Coritiba. Aos 25, após cobrança de escanteio, defesa coxa-branca bate cabeça e Vanderlei salva o Coxa e evita o gol do Nacional.
O Coritiba melhora na partida e passa a pressionar o Nacional. Aos 34 minutos, Renan Oliveira entra na área, se livra da marcação, mas é travado na hora da finalização. Aos 38, Júnior Urso recebe bom passe de Jackson e arrisca de fora da área. A bola desvia na zaga e se perde pela linha de fundo. O Coritiba domina o final da partida. Aos 41, Renan Oliveira tem boa chance para abrir o placar em Manaus, mas, a bola sai pela linha de fundo.
FICHA TÉCNICA
NACIONAL (AM) 0 X 0 CORITIBA
Nacional: Jairo; Amaral, Cristóvam, Santiago e Alexandre; Martony, Álvaro, Edvan e Hugo (Garanha); Altair (Thiago Costa) e Charles (Carlos Henrique).
Técnico: Léo Goiano.
Coritiba: Vanderlei; Jackson, Emerson, Pereira e Lucas Mendes; Júnior Urso, Djair, Gil, Lincoln (Renan Oliveira) e Rafinha (Roberto); Marcel (Anderson Aquino).
Técnico: Marcelo Oliveira.
Local: Estádio Roberto Simonsen, em Manaus (AM).
Data/Horário: 14/03/2012, às 20h30 (horário de Brasília).
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA).
Assistentes: Marcio G. Corrêa Dias (PA) e Luis Diego Nascimento Lopes (PA).
Público/Renda: Não divulgado
Cartões Amarelos: Cristóvam, Jairo e Alexandre pelo Nacional; Lucas Mendes, Gil e Rafinha pelo Coritiba.
Cartões Vermelhos: Pereira pelo Coritiba.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.