Nesta quarta-feira (7), tem início a Copa do Brasil 2012. Esta é a 24ª edição da competição e contará com 64 participantes. Destes, quatro são paranaenses. De Curitiba, Atlético-PR, Coritiba e Paraná Clube, e de Ponta Grossa, o Operário Ferroviário que fará a primeira participação no campeonato. E o Redação em Campo preparou uma matéria especial, contando de maneira breve, um pouco sobre os confrontos dos paranaenses nesta primeira fase da Copa do Brasil.
SAMPAIO CORRÊA (MA) X ATLÉTICO-PR
A última participação do Atlético na Copa do Brasil foi no ano passado. O Furacão caiu, de forma invicta, para o Vasco nas oitavas de final. O Atlético empatou os dois jogos, 2 a 2, na Arena da Baixada e 1 a 1, em São Januário. Por critério de desempate, o Gigante da Colina avançou na competição.
No Paranaense 2012, o Furacão conquistou o título do primeiro turno e vem embalado pela goleada em 5 a 0, no Operário, na última rodada, no sábado (3).
Sampaio Corrêa – São Luis (MA)
Restando um jogo para o final do primeiro turno, o Sampaio Corrêa é líder do Campeonato Maranhense. São três pontos à frente do Maranhão, 2º colocado. O Tricolor de Aço participou pela última vez da Copa do Brasil, em 2011. Passou pelo Sport na primeira fase, mas caiu para o Santo André na sequência. No jogo de ida venceu por 3 a 2 em casa, na volta perdeu por 1 a 0.
O confronto mais recente
Esta é a terceira vez que as equipes se enfrentam na competição. Em 2010, Atlético-PR e Sampaio Corrêa se cruzaram na segunda fase da competição. Empataram em 1 a 1, em São Luis e 2 a 0, em Curitiba, resultado que classificou o Furacão para as oitavas-de-final daquele ano.
NACIONAL (AM) X CORITIBA
O Coritiba foi finalista da Copa do Brasil do ano passado, perdendo o título na final para o Vasco. No jogo de ida, em São Januário, o Coxa perdeu por 1 a 0. Na volta, no Couto Pereira, o Verdão venceu o clube da colina por 3 a 2, mas não levou o título pelos gols marcados fora de casa. O atual vice-campeão começa a sua campanha para o título inédito contra o Nacional, em Manaus.
No Campeonato Paranaense, o Coritiba divide a liderança do segundo turno com Londrina e Arapongas, e é o primeiro colocado na classificação geral da competição.
O Leão da Amazônia está na final da taça Estado do Amazonas, primeiro turno do Campeonato Amazonense, passando pelo Fast Clube na semifinal. O Nacional irá enfrentar o Princesa de Solimões na final. O último jogo do time de Manaus na Copa do Brasil foi contra o Asa, em 2010. O time amazonense caiu ainda na primeira fase. No primeiro jogo empatou em 0 a 0, fora de casa, e por 2 a 2 dentro de seus domínios.
O confronto mais recente
Não tão recente, mas quando se enfrentaram, há mais de 10 anos, em 2001, pela Copa do Brasil, o Coritiba levou a melhor em cima do Nacional. No primeiro jogo, empate em 2 a 2. Na volta, em Curitiba, o Coritiba venceu por 2 a 1 e seguiu para as oitavas-de-final.
OPERÁRIO X JUVENTUDE (RS)
O Operário participará pela primeira vez na Copa do Brasil enfrentando o Juventude, de Caxias (RS). 2012 também é um ano especial para o Operário Ferroviário que completa 100 anos no dia 1º de maio.
No Paranaense 2012, o Fantasma vem de uma devastação causada pelo Furacão da Baixada que aplicou cinco tentos no marcador do time visitante, na Vila Capanema, no último sábado (3). Com o resultado o OFEC está na nona posição na classificação geral com 12 pontos.
O Juventude, campeão da Copa do Brasil em 1999, participou pela última vez da competição em 2010. Na ocasião, caiu na primeira fase para o estreante Corinthians Paranaense, perdendo os dois jogos pelo placar mínimo. No Gauchão, o Juve caiu na semi-final da Taça Piratini, primeiro turno do estadual, perdendo para o Novo Hamburgo por 3 a 2. Começou o segundo turno, a Taça Farroupilha, empatando com o Canoas por 2 a 2 no Alfredo Jaconi.
O confronto mais recente
Não houve nesta competição.
LUVERDENSE (MT) X PARANÁ CLUBE
Em 2011, o Paraná passou pelo Gurupi (TO) na primeira fase, empatando fora de casa por 1 a 1, e vencendo na Vila por 3 a 0. Avançou para a segunda fase, mas foi eliminado pelo Botafogo, perdendo os dois jogos, por 2 a 1 em casa e 3 a 0 no Rio de Janeiro.
O Paraná volta a disputar uma partida oficial após mais de três meses parado porque não participa da primeira divisão do Paranaense, mas da segunda, que tem início somente em maio. Nesse meio tempo o Tricolor se preparou, anunciou Ricardinho, ex-jogador criado na base do clube, como treinador da equipe principal.
Luverdense - Lucas do Rio Verde (MT)
O Campeonato Matogrossense está a seis rodadas do fim e a Luverdense está na quarta posição, juntamente com o União Rondonópolis, com 17 pontos. Esta é a segunda participação da equipe na Copa do Brasil. Em 2010, o Verdão do Centro Oeste disputou e foi eliminado ainda na primeira fase, sendo derrotado pelo Coritiba no placar de 1 a 0 no jogo de ida e no de volta.
O confronto mais recente
Não houve.
Pesquisa: Tiago Santos
Edição: Fabia Ioscote
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
[lomadeewpro category='2852' keywords='Panasonic']

Tomara que todos os paranaense passem de fase. Coritiba e Atlético dificilmente caem na primeira fase… Operário desfalcado, pra variar, enfrenta o forte Juventude, que vem de uma boa campanha no gauchão 2012.
Sou paranista ma o parana de coração torço que o parana clube vá vencendo chegue nas quartas contra o atlético paranaense vença va seguindo ate a final e seja campeão em cima do Coritiba valew boa sorte a todos pra cima deles tricolor seja quem for pra cima deles tricolor…