Terminou o primeiro turno do Paranaense 2012. A surpresa do interior não conseguiu a vitória fora de casa na última rodada e viu os dois grandes passarem à frente na tabela de classificação. Muitos gols foram marcados nestes seis jogos decisivos e duas goleadas por 5 a 0 aconteceram.
O Atlético conquistou o título do primeiro turno ao bater o Paranavaí, no interior do Estado, por 3 a 1. Bruno Mineiro voltou a marcar de pênalti e a se igualar a Henrique na artilharia da competição, agora com oito gols.
O Furacão foi beneficiado pelo tropeço do Cianorte, que dependia apenas de si para conquistar o turno. O Leão do Vale ficou no 1 a 1 contra o Arapongas e caiu para terceiro na classificação geral, com 25 pontos. Um a menos que o líder e o mesmo número do Coritiba.
O Verdão do Alto da Glória não teve dó do Roma e goleou por 5 a 0, com bela atuação de Rafinha. Com os cinco gols marcados, o Alviverde voltou a ter o melhor ataque do estadual: balançou as redes dos adversários em 28 oportunidades.
O outro 5 a 0 aconteceu no jogo Iraty e Toledo. O TCW foi ao Emílio Gomes e atropelou o Azulão, com direito a hat-trick de Diego Dedoné. O resultado garantiu a quarta vitória seguida do time. Na partida, o Porco fez 50% dos gols que tinha no campeonato. Nas 10 primeiras rodadas, havia marcado apenas 10 vezes.
O irregular Londrina conseguiu vencer o Rio Branco, jogando no Estádio do Café, pelo placar de 2 a 1. Alexandre Oliveira e Flávio Guilherme marcaram uma vez cada e colocaram o Tubarão com os mesmos 13 pontos conquistados pelo Leão da Estradinha.
A partida mais emocionante e com uma reação espetacular aconteceu no Ecoestádio Janguito Malucelli. O Corinthians-PR abriu 2 a 0 e ficou com um jogador a mais em campo, mas cochilou e viu Ceará marcar dois gols para o Operário empatar a partida. Os dois times vem muito mal na competição. O Timãozinho chegou ao seu sexto jogo consecutivo sem vitórias, enquanto o Fantasma segue em décimo, como primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Graças a Toledo e Coritiba, a 11ª rodada teve a maior média de gols do estadual, com 23 gols em seis partidas, totalizando 3,83 gol/jogo. O Paranaense chegou a 66 partidas e 192 gols, portanto, os números gerais registraram um pequeno aumento, chegando a 2,90.
Confira os dados das equipes no Paranaense 2012:
Melhor ataque: Coritiba, com 28 gols marcados.
Pior ataque: Iraty e Paranavaí, com oito gols marcados cada.
Melhor defesa: Atlético, com cinco gols sofridos.
Pior defesa: Iraty, com 26 gols sofridos.
Melhor saldo de gols: Atlético e Coritiba, com 21 gols pró cada.
Pior saldo de gols: Iraty, com 18 gols contra.
Mais vitórias: Atlético, com oito vitórias.
Mais empates: Roma, com cinco empates.
Mais derrotas: Paranavaí, com oito derrotas.
Invictos: Cianorte e Coritiba.
Sem vitórias: Iraty.
Maior goleada: Cianorte 7 x 1 Rio Branco, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, dia 01/02, pela quarta rodada.
Jogo com mais gols: Cianorte 7 x 1 Rio Branco, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, dia 01/02, pela quarta rodada.
Cartões:
Operário – cinco vermelhos e 36 amarelos.
Paranavaí – cinco vermelhos e 31 amarelos.
Londrina – quatro vermelhos e 28 amarelos.
Iraty – três vermelhos e 36 amarelos.
Arapongas e Rio Branco – três vermelhos e 31 amarelos.
Corinthians – três vermelhos e 22 amarelos.
Toledo – três vermelhos e 19 amarelos.
Cianorte – dois vermelhos e 35 amarelos.
Roma – um vermelho e 27 amarelos.
Coritiba – um vermelho e 19 amarelos.
Atlético – um vermelho e 17 amarelos.
Confira os dados individuais do Paranaense 2012:
Artilharia:
Bruno Mineiro (Atlético); Henrique (Cianorte) – 8 gols.
Léo Itaperuna (Arapongas) – 6 gols.
Paraíba (Iraty); Baiano (Operário); Diego Dedoné (Toledo) – 5 gols
Bruno Furlán e Martín Ligüera (Atlético); Marquinhos (Cianorte); Rafinha e Renan Oliveira (Coritiba); Rafael Santos (Paranavaí); Fábio (Roma) – 4 gols.
Tiago Adan e Edu Amparo (Arapongas); Felipe Pinto (Cianorte); Andrezinho e Bruno Batata (Corinthians); Davi, Emerson, Lincoln e Marcel (Coritiba); Alexandre Oliveira e Flávio Guilherme (Londrina); Ceará e Ícaro (Operário); Matheus e Hevandro (Rio Branco) – 3 gols.
Gols contra:
Dênis (Rio Branco) para o Toledo, na segunda rodada.
Mineiro (Paranavaí) para o Toledo, na nona rodada.
Luís Paulo (Roma) para o Coritiba, na 11ª rodada.
Cartões vermelhos:
João Renato (Iraty); Baiano (Rio Branco) - 2 cartões.
João Salles, Bruno Jesus e Edmilson (Arapongas); Paulo Otávio (Atlético); Jovane e Cleiton (Cianorte); Colombo, Seffrin e Gustavo (Corinthians); Jackson (Coritiba); Dênis (Iraty); Rogério, Weverton, Wendell e Arthur (Londrina); Thiago Henrique, Élvis, Jéferson, Henrique e Renato Saldanha (Operário); Diogo, Rafael Bilica, Doriva, Tatico e Victor (Paranavaí); Junior Mello (Rio Branco); Fábio (Roma); Rodrigo, Gerônimo e Guilherme (Toledo) – 1 cartão.
Cartões amarelos:
Jackson e Jovane (Cianorte) – 6 cartões.
Pablo (Atlético); Sílvio (Londrina); Renato Saldanha (Operário); Duda (Rio Branco) – 5 cartões.
Douglas (Arapongas); Acássio, Dênis e Marcelo (Iraty); Zé Leandro (Operário); Gilson (Rio Branco); Sérgio (Roma) – 4 cartões.
Alexandre, Maicon, Tiago Adan e Wanderson Cafú (Arapongas); Manoel (Atlético); Ligger, Cleiton e Valdir (Cianorte); Bruno Batata, Flávio, Safira e Wellington (Corinthians); Emerson, Willian e Jackson (Coritiba); Jessé (Iraty); Bruno e Wendell (Londrina); Jéferson, Marcelo, Ícaro, João Paulo e Ceará (Operário); Edenilson, Diogo e Doriva (Paranavaí); Hevandro (Rio Branco); Marcelão e Luís Paulo (Roma); Gerônimo e Rodrigo (Toledo) – 3 cartões.
A classificação do Paranaense 2012 você confere aqui.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
[lomadeewpro category='2858' keywords='']