Na oitava rodada, o Paranaense 2012 teve um líder isolado pela primeira vez, graças ao empate entre dois invictos, e muitas expulsões. Foram seis jogadores mandados para o chuveiro mais cedo. Das seis partidas de quarta-feira, apenas duas não tiveram cartões vermelhos.
O Atlético abriu a rodada contra o Corinthians e venceu por 4 a 0, na despedida como mandante no Janguito Malucelli. Nas três partidas no EcoEstádio, três vitórias pelo mesmo placar. O Furacão assumiu a liderança isolada, fato inédito no campeonato deste ano. De quebra, Bruno Mineiro fez o quarto gol e se igualou a Henrique com sete gols.
O CAP foi beneficiado com o empate entre Cianorte e Coritiba, por 1 a 1. O Leão do Vale se manteve em segundo, com 20 pontos, seis vitórias e dois empates, contra os grandes da capital. O Coxa segue em terceiro, quatro pontos atrás do Atlético e, mesmo se vencer o AtleTiba, pode acabar o primeiro turno sem o título.
O outro empate da rodada aconteceu no jogo Roma 2 x 2 Iraty. Fábio, do time de Apucarana, e Paraíba, do Azulão, marcaram um gol cada e chegaram a quatro gols na disputa pela artilharia. O jogo foi um dos dois que não teve cartões vermelhos exibidos pelo árbitro.
O segundo foi na partida do Londrina, que conseguiu uma grande vitória contra o Operário, em Ponta Grossa, por 2 a 0, e chegou à 7ª posição. O Fantasma segue em queda livre e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
O Paranavaí também vai mal das pernas. É o time que mais perdeu no campeonato, com seis derrotas em oito jogos. A última foi em Paranaguá, contra o Rio Branco, por 1 a 0, gol de Matheus.
A derrota do quarto colocado Arapongas para o Toledo, por 2 a 0, ajudou a embolar a briga no meio da tabela para a vaga na Série D e na Final do Interior. O Arapongão tem 13 pontos e está apenas quatro na frente do Toledo, que está apenas no nono lugar.
A média de gols foi um pouco melhor do que a da rodada passada, que foi a pior desta edição do estadual. Foram 15 gols marcados, resultando em 2,5 gol/jogo. O Paranaense registrou até agora 143 gols em 48 partidas: média de 2,98.
Confira os dados das equipes no Paranaense 2012:
Melhor ataque: Atlético e Cianorte, com 22 gols marcados.
Pior ataque: Iraty e Paranavaí, com cinco gols marcados.
Melhor defesa: Atlético, com dois gols sofridos.
Pior defesa: Rio Branco, com 21 gols sofridos.
Melhor saldo de gols: Atlético, com 20 gols pró.
Pior saldo de gols: Paranavaí, com 13 gols contra.
Mais vitórias: Atlético, com sete vitórias.
Mais empates: Coritiba, Iraty, Londrina e Roma, com três empates cada.
Mais derrotas: Paranavaí, com seis derrotas.
Invictos: Atlético, Cianorte e Coritiba.
Sem vitórias: Iraty.
Maior goleada: Cianorte 7 x 1 Rio Branco, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, dia 01/02, pela quarta rodada.
Jogo com mais gols: Cianorte 7 x 1 Rio Branco, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, dia 01/02, pela quarta rodada.
Cartões:
Operário – quatro vermelhos e 24 amarelos.
Paranavaí – quatro vermelhos e 19 amarelos.
Londrina – três vermelhos e 25 amarelos.
Toledo – três vermelhos e 14 amarelos.
Cianorte – dois vermelhos e 27 amarelos.
Arapongas - dois vermelhos e 23 amarelos.
Corinthians – dois vermelhos e 14 amarelos.
Iraty – um vermelho e 27 amarelos.
Rio Branco – um vermelho e 23 amarelos.
Atlético – um vermelho e 14 amarelos.
Roma – 26 amarelos.
Coritiba – 16 amarelos.
Confira os dados individuais do Paranaense 2012:
Artilharia:
Bruno Mineiro (Atlético); Henrique (Cianorte) – 7 gols.
Léo Itaperuna (Arapongas); Baiano (Operário) – 5 gols
Bruno Furlán (Atlético); Marquinhos (Cianorte); Paraíba (Iraty); Fábio (Roma) – 4 gols.
Tiago Adan (Arapongas); Martín Ligüera (Atlético); Felipe Pinto (Cianorte); Bruno Batata (Corinthians); Davi, Marcel e Renan Oliveira (Coritiba); Ícaro (Operário); Matheus e Hevandro (Rio Branco) – 3 gols.
Gols contra:
Dênis (Rio Branco) para o Toledo, na segunda rodada.
Cartões vermelhos:
João Salles e Bruno Jesus (Arapongas); Paulo Otávio (Atlético); Jovane e Cleiton (Cianorte); Colombo e Seffrin (Corinthians); João Renato (Iraty); Rogério, Weverton e Wendell (Londrina); Thiago Henrique, Élvis, Jéferson e Henrique (Operário); Diogo, Rafael Bilica, Doriva e Tatico (Paranavaí); Baiano (Rio Branco); Rodrigo, Gerônimo e Guilherme (Toledo) – 1 cartão cada.
Cartões amarelos:
Jovane e Jackson (Cianorte); Sílvio (Londrina); Renato Saldanha (Operário); Duda (Rio Branco); Sérgio (Roma) – 4 cartões
Alexandre, Douglas e Tiago Adan (Arapongas); Manoel e Pablo (Atlético); Ligger e Cleiton (Cianorte); Emerson e Willian (Coritiba); Dênis, Acássio, Jessé e Marcelo (Iraty); Wendell (Londrina); Jéferson e Zé Leandro (Operário); Edenilson (Paranavaí); Gilson e Hevandro (Rio Branco); Marcelão e Luís Paulo (Roma) – 3 cartões cada.
A classificação do Paranaense 2012 você confere aqui.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.