A sétima rodada do Paranaense 2012 foi a dos pênaltis. Quatro dos seis jogos tiveram penalidades anotadas pelos árbitros. Somente um dos confrontos, registrou cinco dos oito castigos máximos marcados: cinco bolas morreram no fundo do gol, duas pararam nas mãos dos goleiros e uma acertou a trave. Também tivemos o primeiro jogo do campeonato sem nenhum cartão mostrado.
Os dois jogos em que não tivemos pênaltis marcados envolveram times que brigam pelo título do turno. O Cianorte bateu o Paranavaí fora de casa, por 3 a 0, com dois gols de Henrique, que reassumiu a artilharia isolada do estadual, com sete gols. Todos os tentos da partida foram anotados de cabeça. Neste jogo, outra marca inédita neste ano: nenhum cartão foi mostrado pelo árbitro Rogério Menon.
O Coritiba tropeçou, em casa, diante do Rio Branco, na outra partida sem penalidades máximas e caiu para a terceira colocação, dois pontos atrás dos líderes. Porém, o Coxa depende apenas de suas forças para conquistar o primeiro turno, pois ainda joga contra os dois primeiros colocados.
O Atlético voltou a vencer sem tomar gols, com os 3 a 0 sobre o lanterna Iraty e, de quebra, assumiu a primeira colocação da competição, por ter um gol a mais de saldo do que o Leão do Vale. Bruno Mineiro, de pênalti, marcou uma vez e chegou a seis gols.
No jogo entre Arapongas e Operário, cinco pênaltis foram marcados por Paulo Roberto Alves Jr. Ícaro, do Fantasma, e Tiago Adan, do Arapongão, desperdiçaram suas cobranças. Baiano, atacante do OFEC, converteu as duas que cobrou e garantiu os três pontos, fora de casa, com a vitória por 2 a 1.
O Londrina registrou seu terceiro empate seguido no estadual, mas poderia ter perdido. Guilherme, do Toledo, acertou a trave em uma penalidade máxima cobrada no segundo tempo e o placar não saiu do zero.
Na abertura da rodada, no sábado, o Roma venceu o Corinthians, no EcoEstádio, por 2 a 1. O jogo caminhava para o empate, até que o goleiro Colombo deu um soco em Fábio dentro da área e foi expulso. Como o Timãozinho já havia realizado as três substituições, Bruno Batata foi para o gol, mas não defender a cobrança do próprio Fábio e viu seu time perder a terceira e estacionar na 5ª posição.
Enquanto na sexta rodada, foram marcados 22 gols e tivemos a melhor média, na sétima, os 14 tentos anotados registram os piores números do campeonato até aqui: 2,33 gol/jogo. Até agora, aconteceram 128 gols nas 42 partidas do estadual e uma queda nos números gerais. Os 3,16 anteriores se transformaram em 3,05 após a última rodada.
Confira os dados das equipes no Paranaense 2012:
Melhor ataque: Cianorte, com 21 gols marcados.
Pior ataque: Iraty, com três gols marcados.
Melhor defesa: Atlético, com dois gols sofridos.
Pior defesa: Rio Branco, com 21 gols sofridos.
Melhor saldo de gols: Atlético, com 16 gols pró.
Pior saldo de gols: Iraty e Paranavaí, com 12 gols contra.
Mais vitórias: Atlético e Cianorte, com seis vitórias cada.
Mais empates: Londrina, com três empates.
Mais derrotas: Iraty e Paranavaí, com cinco derrotas.
Invictos: Atlético, Cianorte e Coritiba.
Sem vitórias: Iraty.
Maior goleada: Cianorte 7 x 1 Rio Branco, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, dia 01/02, pela quarta rodada.
Jogo com mais gols: Cianorte 7 x 1 Rio Branco, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, dia 01/02, pela quarta rodada.
Cartões:
Operário – quatro vermelhos e 22 amarelos.
Londrina – três vermelhos e 21 amarelos.
Paranavaí – três vermelhos e 17 amarelos.
Toledo – dois vermelhos e nove amarelos.
Iraty – um vermelho e 23 amarelos.
Cianorte – um vermelho e 22 amarelos.
Rio Branco – um vermelho e 20 amarelos.
Corinthians – um vermelho e 13 amarelos.
Atlético – um vermelho e 11 amarelos.
Arapongas e Roma – 20 amarelos.
Coritiba – 14 amarelos.
Confira os dados individuais do Paranaense 2012:
Artilharia:
Henrique (Cianorte) – 7 gols.
Bruno Mineiro (Atlético) – 6 gols
Léo Itaperuna (Arapongas); Baiano (Operário) – 5 gols
Marquinhos (Cianorte) – 4 gols.
Tiago Adan (Arapongas); Bruno Batata (Corinthians); Davi, Marcel e Renan Oliveira (Coritiba); Paraíba (Iraty); Ícaro (Operário); Hevandro (Rio Branco); Fábio (Roma) – 3 gols.
Gols contra:
Dênis (Rio Branco) para o Toledo, na segunda rodada.
Cartões vermelhos:
Diogo, Rafael Bilica e Doriva (ACP); Paulo Otávio (Atlético); Jovane (Cianorte); Colombo (Corinthians); João Renato (Iraty); Rogério, Weverton e Wendell (Londrina); Thiago Henrique, Élvis, Jéferson e Henrique (Operário); Baiano (Rio Branco); Rodrigo e Gerônimo (Toledo) – 1 cartão cada.
Cartões amarelos:
Jovane (Cianorte); Renato Saldanha (Operário); Duda (Rio Branco) – 4 cartões
Alexandre e Douglas (Arapongas); Jackson (Cianorte); Emerson e Willian (Coritiba); Dênis e Acássio (Iraty); Wendell e Silvio (Londrina); Jéferson e Zé Leandro (Operário); Hevandro (Rio Branco); Sérgio e Marcelão (Roma) – 3 cartões cada.
A classificação do Paranaense 2012 você confere aqui.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.