O Paranaense 2012 está emocionante. Três times dividem a liderança com 88,9% de aproveitamento e dispontam como favoritos para conquistar o título do primeiro turno. Na parte de baixo da tabela, a luta contra o rebaixamento envolve sete clubes. Apenas quatro pontos separam o sexto colocado, com seis pontos, do lanterna, que soma somente dois. Com 22 gols, esta rodada registrou a maior média de gols do estadual, superando os 21 marcados na 4ª rodada.
O Coritiba perdeu os 100% e a liderança isolada após o empate contra o Londrina por 1 a 1 no Estádio do Café. O gol de Éverton Ribeiro já no final da partida evitou a primeira derrota do Alviverde na competição.
Outro gol salvador foi marcado por Fabinho, do Cianorte, aos 43 minutos do segundo tempo, na vitória de 3 a 2 sobre o Operário, em Ponta Grossa. Baiano, do Fantasma, marcou o 100º gol do Paranaense 2012. O Leão do Vale chegou aos 16 pontos e é o terceiro colocado, por ter o menor saldo de gols entre os três líderes, apesar de ter o melhor ataque: balançou as redes dos adversários 18 vezes.
Com a goleada por 4 a 0 sobre o Toledo, o Atlético voltou a ter o mesmo número de pontos e saldo de gols do Coxa, mas fica em segundo por ter um ataque pior do que o rival. Foi o segundo jogo do Furacão no Ecoestádio e a segunda goleada por este placar.
Léo Itaperuna voltou a marcar pelo Arapongas e se juntou a Henrique e Bruno Mineiro na artilharia, com cinco gols. O Arapongão derrotou o Corinthians por 4 a 1, chegou aos 13 pontos e continua na briga pelo primeiro turno. De quebra, deixou o Timãozinho com 10 pontos, em quinto.
Paranavaí e Iraty se enfrentaram no Estádio Waldomiro Wagner e o ACP venceu por 1 a 0. Com o resultado, o Vermelhinho deixou o Azulão com a lanterna e conquistou sua primeira vitória.
O Roma também conseguiu seu primeiro triunfo, com os 3 a 2 sobre o Rio Branco. O time de Paranaguá levou 20 gols nas seis partidas que disputou e tem a pior defesa do estadual. Seis a mais do que o ACP.
O estadual chegou a 114 gols em 36 jogos, registrando uma média de 3,16 gols/jogo. A sexta rodada teve o maior número de gols marcados até agora, 22, chegando a 3,66 por partida.
Confira os dados das equipes no Paranaense 2012:
-
Melhor ataque: Cianorte, com 18 gols marcados.
Pior ataque: Iraty, com três gols marcados.
Melhor defesa: Atlético, com dois gols sofridos.
Pior defesa: Rio Branco, com 20 gols sofridos.
Melhor saldo de gols: Atlético e Coritiba, com 13 gols pró.
Pior saldo de gols: Rio Branco, com dez gols contra.
Mais vitórias: Atlético, Cianorte e Coritiba, com cinco vitórias cada.
Mais empates: Iraty, Londrina e Roma, com dois empates cada.
Mais derrotas: Iraty, Operário, Paranavaí, Rio Branco e Toledo com quatro derrotas.
Invictos: Atlético, Cianorte e Coritiba.
Sem vitórias: Iraty.
-
Maior goleada: Cianorte 7 x 1 Rio Branco, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, dia 01/02, pela quarta rodada.
-
Jogo com mais gols: Cianorte 7 x 1 Rio Branco, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, dia 01/02, pela quarta rodada.
-
Mais cartões:
-
Londrina – três vermelhos e 20 amarelos.
Paranavaí – três vermelhos e 17 amarelos.
Operário – dois vermelhos e 17 amarelos.
Toledo – dois vermelhos e oito amarelos.
Cianorte – um vermelho e 22 amarelos.
Iraty – um vermelho e 19 amarelos. Rio Branco – um vermelho e 14 amarelos.
-
Menos cartões:
-
Atlético – seis amarelos.
Corinthians e Coritiba – 12 amarelos.
Arapongas – 16 amarelos.
Roma – 18 amarelos.
Confira os dados individuais do Paranaense 2012:
-
Artilharia:
-
Léo Itaperuna (Arapongas); Bruno Mineiro (Atlético); Henrique (Cianorte) – 5 gols.
Marquinhos (Cianorte) – 4 gols.
Tiago Adan (Arapongas); Bruno Batata (Corinthians); Marcel e Renan Oliveira (Coritiba); Paraíba (Iraty); Baiano e Ícaro (Operário) – 3 gols.
Edenilson e Rafael Santos (ACP); Bruno Furlan e Manoel (Atlético); Paulinho, Felipe Pinto e Valdir (Cianorte); Rodrigo Hote (Corinthians); Davi, Rafinha, Emerson e Lincoln (Coritiba); Alexandre Oliveira, Rodrigo e Wendell (Londrina); Dênis, Matheus e Hevandro (Rio Branco); Fabio (Roma) – 2 gols.
Gols contra:
-
Dênis (Rio Branco) para o Toledo, na segunda rodada.
Cartões vermelhos:
-
Diogo, Rafael Bilica e Doriva (ACP); Jovane (Cianorte); João Renato (Iraty); Rogério, Weverton e Wendell (Londrina); Thiago Henrique e Élvis (Operário); Baiano (Rio Branco); Rodrigo e Gerônimo (Toledo) – 1 cartão cada.
-
Cartões amarelos:
-
Jovane (Cianorte) – 4 cartões
Alexandre (Arapongas); Jackson (Cianorte); Emerson e Willian (Coritiba); Dênis (Iraty); Wendell e Silvio (Londrina); Renato Saldanha e Zé Leandro (Operário); Hevandro e Duda (Rio Branco); Sérgio (Roma) – 3 cartões cada.
-
A classificação do Paranaense 2012 você confere aqui.
-
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
O coritiba tem menos cartões pq a federação da um jeito
Aqui em Londrina a coisa foi feia….nosso time não ficava nem de pé….pq os troxa(coxa)só atropelavam o time do Londrina….no final o penalti não marcado…o que o goleiro fez seria penalti até no UFC…só a federação que acha que o lance de duvidoso….o lance é tão claro que chaga a cegar…GOLEIRO CHEGA ATRASADO E ATROPELA O ATACANTE DE LONDRINA….por isto esse fds ficam invictos….assim até o tabajara futebol clube…ou o Ibis…..Coritiba sempre joga com 12….aquele arbitro safado foi uma mãe ….pq caso contrario o Coritiba tinha levado um pau aqui junto com a torcida que se fudeu….ahahaha….FEDERAÇÃO SEM VERGONHA….SAFADOS…