O Campeonato Paranaense 2012 só teve cinco rodadas. Tempo suficiente para começar a dança das cadeiras entre os treinadores. Quatro já caíram, tem muita gente na corda-bamba e outros ainda cairão. A velha “tradição” do futebol se faz valer aqui pelos cartolas paranaenses.
O primeiro a entregar o boné foi Lio Evaristo, no Rio Branco, já na terceira rodada. Alan Aal assumiu e as coisas não mudaram muito, apesar da virada na última rodada. Porém, a rodada que mais fez cabeças rolarem foi a quinta rodada. Três caíram.
Carlos Paiva não resistiu a derrota para o Rio Branco. Quem assumiu? Lio Evaristo, ex-Rio Branco. Coisas do futebol. Rodrigo Casca também perdeu o emprego. Isso depois do Iraty conseguir arrancar um empate contra o Londrina e fazer uma das melhores atuações do time até aqui. Edson Paulista assume o Azulão. Por fim, pra fechar a rodada, Itamar Bernardes não conseguiu implantar a “blitz” no Paranavaí e entregou o cargo. Luciano Guzzo é o novo treinador do Vermelhinho.
Além dos que caíram, tem muita gente pressionada. Claudio Tencati, do Londrina, está pressionado e não se sabe até quando fica no comando. Pelos maus resultados até agora, não surpreende se Pedro Caçapa, do Roma, e Rogério Perrô, do Toledo, não forem os próximos da lista.
A velha tradição no futebol continua. É mais fácil derrubar o técnico do que a direção assumir que errou no planejamento, que o grupo é limitado, que o projeto oferecido é sem base. É mais fácil trocar um do que onze.
Por mais que a troca algumas vezes faz bem, é triste ver que a situação é quase sempre a mesma. Quer exemplos? Trocar treinador não melhorou o Paraná na Série B ano passado. As várias trocas de técnico não salvou o Atlético do rebaixamento no Brasileirão. Prova de que a troca de comando não é o suficiente para salvar ninguém da situação ruim na tabela.
Então, treinadores, fiquem ligados. A dança das cadeiras começou. E o próximo a sair da brincadeira é você. Mas tenha esperança. Você ainda pode retornar. Esse é o futebol. E não é exclusividade nenhuma dos clubes paranaenses.