Levantamento aponta Coritiba, Atlético e Corinthians-PR entre os 10 times mais valiosos do sul do Brasil

Quais são os clubes de futebol do sul com maior valor de mercado? Buscando chegar a essa resposta, a Pluri Consultoria realizou um estudo e ranqueou as 30 equipes mais valiosas da região. O Paraná aparece com 10 times desse total, com Coritiba, Atlético e Corinthians-PR figurando entre os 10 mais. Porém, o estado fica bem longe da rentabilidade dos clubes gaúchos.

Os critérios utilizados pela Pluri levaram em conta idade, condicionamento físico e disciplina tática dos jogadores que atuam no futebol sulista, entre outros aspectos, para determinar o valor de mercado de cada um e, depois, de cada time. Os dados obtidos tiveram como base a divisão principal dos campeonatos estaduais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Por isso, o Paraná Clube, por exemplo, ficou de fora.

Rio Grande domina mercado do Sul

Com um terço dos ranqueados, o estado do Paraná é responsável por 24% do valor de mercado da região (R$ 185 milhões), ficando a frente de Santa Catarina (R$ 100 milhões). Porém, os paranaenses são ofuscados amplamente pelo Rio Grande do Sul.

A disparidade é tanta que o valor mercadológico do estado não chega sequer ao total isolado do Internacional (193,9 milhões). Embora Coritiba e Atlético estejam bem classificados, em 3º e 4º lugares, respectivamente, permanecem longe do patamar da dupla Grenal, líder do ranking (as fatias coxa-branca e rubro-negra somadas, 107 milhões, ficam aquém dos 144,9 do Grêmio e dos 193,9 do Inter).

Dupla Atletiba: maior pedaço no valor paranaense

Se não conseguem competir com os gaúchos, Furacão e Coritiba são responsáveis por 57,8% do valor de mercado do estado do Paraná. Nem mesmo o Corinthians-PR, 9º colocado no levantamento, contribui com fatia semelhante aos gigantes da capital (o Timãozinho aparece com 16,3 milhões, bastante distante dos 42,1 do Atlético e 64,9 do Coxa).

Fechando a primeira metade da lista, o Londrina é o melhor classificado entre as equipes do interior, com montante de 12,4 milhões (2 milhões a mais do que o Operário, próxima equipe local a constar no ranking).

Abaixo, segue a lista com posição, valor de mercado total e médio por jogador - em milhões de reais - de cada um dos paranaenses que figuram no top 30 do sul:

3º - Coritiba (64,9 - 2,0)
4º - Atlético-PR (42,1 - 1,5)
9º - Corinthians-PR (16,3 - 0,5)
15º - Londrina (12,4 - 0,4)
19º - Operário (10,4 - 0,3)
20º - Iraty (9,9 - 0,3)
23º - Rio Branco (9,2 - 0,3)
27º - Arapongas (6,9 - 0,2)
28º - Paranavaí (6,7 - 0,2)
30º - Cianorte (6,2 - 0,2)

 

-

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

Comentários

comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>