Blog do Redação - Mesmo com problemas, o Paranaense está aí! por João Alves

O Campeonato Paranaense 2012 finalmente teve início no domingo passado, marcando o fim dos finais de semana sem graça para os amantes do esporte bretão. Quem é, sabe. As tardes de domingo não são “normais” sem o futebol. Apesar das diversas situações adversas, como ações judiciais para isso ou para aquilo, estádios interditados e até uma desistência da desistência, o nosso estadual já está rolando e se encaminha para a 3ª rodada.

Antes do apito inicial e de a bola rolar em todo o estado, as movimentações em torno do campeonato foram, digamos assim, burocráticas. Primeiro, para saber quem realmente disputaria o Paranaense. A decisão demorou e saiu no final de 2011. Por fim, o Rio Branco não foi punido e continua na Série Ouro em 2012; rebaixado no campo e mantido no tribunal, o Paraná Clube disputará a Divisão de Acesso.

Depois, com os doze clubes definidos, tudo pronto para o campeonato, certo? Não. Falta definir onde cada um vai jogar. Um, sem estádio, em obras; outros, com a casa vetada. O Atlético já sabia que não poderia disputar o Paranaense na Arena, fechada para as obras da Copa. Devido às eleições, nada foi acertado de forma antecipada – e, mesmo com o Paranaense em andamento, apenas agora a situação parece estar chegando a uma definição. As opções mais cotadas eram o Couto Pereira, do Coritiba, e a Vila Capanema, do Paraná. Não deu certo. Requisição da Federação pra cá, anulação da decisão pra lá, e nada, de fato, resolvido. O Furacão mandou o primeiro jogo em Ponta Grossa, no estádio Germano Krüger. O Eco-Estádio deve ser a casa do rubro-negro para a sequencia do campeonato.

No interior, os clubes correram para regularizar os laudos e adequar os estádios às exigências da Comissão de Vistoria da FPF. Quem acabou não estreando em casa foi o Paranavaí, que não teve o Waldemiro Wagner liberado a tempo e jogou no Bom Jesus da Lapa, em Apucarana. Agora liberado, o WW receberá ACP x Coritiba na 4ª rodada. O Iraty chegou a desistir de disputar o campeonato por problemas com o estádio Coronel Emilio Gomes, afetado por um vendaval, mas depois “desistiu de desistir”. Na segunda rodada, ainda sem a liberação do estádio, mandou a partida contra o Arapongas no estádio do Café, em Londrina.

Os problemas, infelizmente, são recorrentes. Sem a resolução de algumas situações e um maior apoio aos clubes, tudo tende a ficar na mesma. O fortalecimento e valorização do Futebol Paranaense no cenário nacional deve começar aqui, no Campeonato Paranaense. Apesar de tudo, a bola já rolou, a rede já balançou, os torcedores voltaram a vibrar e até sofrer pelo time do coração. Final de semana já tem jogo de novo. Aliás, o Paranaense só começou!

 

Comentários

comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>