Vila Capanema completa 65 anos repletos de história

Foto: Eduardo Bispo/ Redação em Campo

Um dos templos mais queridos do futebol brasileiro está fazendo aniversário. Há exatamente 65 anos, em 23 de janeiro de 1947, o Estádio Durival Britto e Silva – mais conhecido como Vila Capanema – era inaugurado graças aos esforços do Clube Atlético Ferroviário (que estava crescendo e precisava de um lugar de porte para mandar seus jogos).

Além do Ferroviário, responsável pelo nome do estádio (Durival Britto e Silva era o Superintendente da Rede Ferroviária do Paraná na época em que a Vila foi construída), Colorado e Paraná Clube – atual dono – também organizaram confrontos por lá.

Jogos e títulos marcantes

Entre os jogos mais marcantes ocorridos no Durival Britto, destaque para Espanha 3×1 EUA e Suécia 2×2 Paraguai, válidos pela Copa do Mundo de 1950. Estima-se que mais de 17.000 pessoas tenham acompanhado a Copa nas arquibancadas da Vila.

Acostumado a ser palco de grandes decisões, o Durival Britto e Silva viu o Ferroviário conquistar três títulos importantes em seu gramado: os paranaenses de 1950, 1953 (que lhe valeu a alcunha de Campeão do Centenário) e 1965.

Já o Colorado, originado de uma fusão do Ferroviário, foi um dos protagonistas do episódio mais interessante ocorrido na Vila. Na final do Campeonato Paranaense de 1980, os donos da casa precisavam golear o Cascavel para ficar com título. Quando o placar apontava 2×0 Colorado, os jogadores do time do interior desabaram em campo, fazendo com que o árbitro encerrasse o jogo antes mesmo do término (o Cascavel estava com apenas 6 atletas em campo). Resultado: os dois foram decretados campeões.

Na Era paranista, a Vila foi palco do título estadual de 1993, que marcou o início do pentacampeonato (93/97). Em 2007, o estádio sediou 5 confrontos do Tricolor válidos pela Taça Libertadores da América: 1×1 com o Cobreloa; 2×0 contra o Real Potosí; 0×1 contra o Flamengo; 2×1 contra o Unión Maracaibo e 1×2 contra o Libertad.

Reestruturação da Vila

Em 2006, o Durival Britto e Silva passou por um processo de revitalização, a fim de se adequar as normas do Estatuto do Torcedor. O gramado, os banheiros, a revitalização do tradicional relógio, a ampliação da capacidade e a construção da curva norte foram algumas das obras realizadas.

De acordo com o departamento de comunicação do Paraná Clube, a capacidade da Vila Capanema passou de 12.100 para 20.083 espectadores com a reforma.

Comentários

comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>