Paranaense 2012: conheça um pouco da história e os elencos dos participantes

No próximo dia 22 será dada a largada para o Campeonato Paranaense 2012 com seus 12 participantes. E o Redação em Campo preparou uma matéria especial para você saber um pouco sobre cada um dos times, além dos prováveis elencos dos postulantes ao título.

Será o primeiro campeonato, desde 1990, que não contará com a presença de um dos três clubes do Trio de Ferro, já que o Paraná Clube foi rebaixado à Divisão de Acesso no ano passado. O campeonato também marca a volta do tradicional Londrina Esporte Clube à elite, após dois anos na Segundona, além do Toledo que mantém a base vice-campeã do Acesso.

O campeonato deste ano terá o mesmo regulamento do ano anterior, com os campeões de cada turno decidindo o título, em caso de o mesmo time ser campeão dos dois turnos será declarado campeão paranaense de 2012. Além disso, haverá a final do interior que, como o próprio nome diz, será decidida entre os dois clubes do interior com a melhor campanha geral durante os dois turnos.

As finais (do campeonato e do interior) serão disputadas em duas partidas, com a vantagem do segundo jogo em casa para a equipe de melhor campanha geral. O Paranaense 2012 reserva ainda pelo menos três vagas para a Copa do Brasil 2013 (o estado pode ter mais vagas, pois a CBF aumentou o número de participantes da competição para o próximo ano) e mais duas vagas para a Série D para os times que não disputam as Séries A e B (Coritiba, Atlético e Paraná)

Conheça cada um dos participantes do Paranaense 2012.

 

Arapongas Esporte Clube

Cidade: Arapongas
Região: Norte
Estádio: José Chiappin (dos Pássaros), com 20 mil lugares
Técnico: Dario Pereyra

O Arapongão, como é conhecido o Arapongas Esporte Clube, foi fundado em 6 de junho de 1974. Após alguns anos inativo, o Alviverde retornou ao profissionalismo em 2007, com o presidente Adir Leme da Silva, que já no primeiro ano no comando, conquistou o acesso da Terceira para a Segunda Divisão Estadual. Em 2009, a equipe ficou no quase, e permaneceu na Divisão de Acesso, mas em 2010, fazendo uma belíssima campanha, conquistou o vice-campeonato da Segundona, no duelo frente ao São José, no Estádio dos Pássaros, onde mais de 10 mil pessoas estiveram presentes.

Em 2011, na Elite do Futebol Estadual, o desempenho não deixou a desejar: além de jogar de igual para igual com grandes times do Estado, venceu o Atlético na Arena da Baixada na estreia, foi a única equipe a tirar pontos do Coritiba no Campeonato – antes da sequencia de 24 vitórias consecutivas do Coxa -, e selou o rebaixamento do Paraná Clube à Divisão de Acesso, num empate em 2 a 2, na Vila Capanema. Terminou a competição em quinto lugar, e ficou fora das competições nacionais daquele ano pelos critérios de desempate.

Elenco:

Goleiros: Carlos Victor, Vinicius e Allison
Zagueiros: Bruno Matavelli, Douglas, Neto Gaúcho, Giovanni, Paulo Victor, Raul e Elton
Laterais: Maicon, Wanderson Cafú, Valmir, Vavá e Estevan
Volantes: Fabinho, Edimílson e Alexandre
Meias: Edu Amparo, Flávio, Paulo Moraes, Rafael Mineiro, Felipe, Marcos Tora e Sandro
Atacantes: Tiago Adan, Léo Itaperuna, João Sales e Samuel

No Redação em Campo Anderson Gatti traz as notícias do Arapongas

 

 

Atlético Clube Paranavaí

Cidade: Paranavaí
Região: Noroeste
Estádio: Waldemiro Wagner, com 19 mil lugares
Técnico: Itamar Bernardes

Fundado em 14 de março de 1946, o ACP começou suas atividades jogando campeonatos amadores. Em 1967, o time venceu a Série Prata do Paranaense e teve a oportunidade de disputar a elite pela primeira vez. A conquista do título estadual quase ocorreu em 2003, quando ficou em 2º lugar, perdendo a final para o Coritiba. A consagração aconteceu quatro anos mais tarde, em 2007, ao vencer o Paraná Clube na decisão e levantar o troféu de Campeão Paranaense, feito inédito na história do Vermelhinho. Em 2011, o Paranavaí terminou o Campeonato Paranaense em 7º lugar.

Para o Campeonato Paranaense 2012, a principal aposta do Vermelhinho é em profissionais que já tiveram passagem pelo clube. A começar pelo técnico Itamar Bernardes, vice-campeão estadual em 2003, e que comanda pela sétima vez o Paranavaí. Um dos destaques do ACP em 2011 e artilheiro do time com oito gols, o meia Tatico também está de volta. O atleta mais conhecido da torcida, no entanto, é o volante e capitão Márcio, presente nas campanhas de 2003 e 2007, defendendo a equipe do noroeste pela sexta temporada.

Elenco:

Goleiros: Sergio, Rudi, Pedro Castro e André
Laterais: João Paulo, Hesdras, Douglas, Denis e Rodrigo Crasso
Zagueiros: Gabriel Bellanda, Victor, Bruno Henrique, Diogo e Willians Fuzer
Volantes: Doriva, Márcio, Willians, Rafael Bilica, Daniel e Mineiro
Meias: Rodrigo Braz, Souza, Alex Noronha e Rodrigo Broa
Atacantes: Rafael Santos, Francis, Danilo Alves, Edenilson, Pirajú, Marcelo e Juninho

No Redação em Campo João Alves traz as notícias do Paranavaí

 

 

Cianorte Futebol Clube

Cidade: Cianorte
Região: Noroeste
Estádio: Albino Turbay, com 3 mil lugares
Técnico: Paulo Turra

Fundado em 2 de fevereiro de 2002, o Cianorte Futebol Clube substituiu o Cianorte Esporte Clube, extinto em 2001, como o time da cidade. O acesso à Série Ouro do Paranaense foi obtido rapidamente, em 2003, e desde então permanece na elite. No ano de estréia na primeira divisão, 2004, o Leão do Vale surpreendeu e conquistou a 3ª colocação na competição. A aparição no cenário nacional aconteceu em 2005, sob o comando do técnico Caio Júnior, ao vencer o Corinthians (SP) por 3 a 0 no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. No Paranaense 2011, o time do noroeste terminou o campeonato em 4º lugar e conquistou o título de Campeão do Interior contra o Operário, de Ponta Grossa.

O grande trunfo do Cianorte para o Paranaense 2012 é a manutenção de grande parte do Elenco da temporada passada, que foi bem no estadual e chegou às oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O técnico da equipe é o gaúcho Paulo Turra, contratado em novembro de 2011. Turra tem como experiências vários estágios ao lado de técnicos renomados como Felipão, além de Jorge Jesus e Vítor Pereira, técnicos de Benfica e Porto, respectivamente.

Elenco:

Goleiros: Fabricio, Roger e Marcelo
Laterais: Fabinho, Jackson, Ligger e Elvis
Zagueiros: Alexandre Luz e Valdir
Volantes: Jovane, Amaral, Serginho e Cleiton
Meias: Felipe Pinto, Paulinho e Geandro
Atacantes: Pablo, Márcio Carioca, Henrique, Vinicius, Marquinhos, João Paulo e Guilherme

No Redação em Campo João Alves traz as notícias do Cianorte

 

 

Clube Atlético Paranaense

Cidade: Curitiba
Região: Leste
Estádio: Arena da Baixada, com 42 mil lugares (após reforma para a Copa 2014)
Técnico: Juan Ramon Carrasco

Campeão Brasileiro em 2001 e vice da Libertadores em 2005, o Furacão é um dos clubes mais vencedores do Estado do Paraná. Fundado em 26 de março de 1924, o clube já conquistou o Paranaense em 22 oportunidades, sendo em 2009 o último.

Para 2012, o clube conta com uma reforma total na comissão técnica. Juan Ramon Carrasco tenta implantar um futebol ofensivo e vistoso. A manutenção de pratas da casa, como Manoel e Renan Rocha, além do ídolo Paulo Baier são as grandes armas atleticanas para trazer a taça de campeão estadual de volta para a Arena da Baixada.

O ano é para dar a volta por cima e o primeiro objetivo, dito em alto e bom som pelo presidente Mário Celso Petraglia, é conquistar o Paranaense 2012, título que o Furacão não conquista há três anos. Mas o campeonato pode ser uma via sacra para o clube, pois ainda não se sabe exatamente onde o Atlético irá mandar seus jogos durante todo o campeonato. Essa questão ainda pode levar algum tempo, pois a decisão de usar ou não o Couto Pereira só deve sair na justiça, enquanto isso a tendência é que o Rubro-Negro jogue na Vila Capanema.

Elenco:

Goleiros: Renan Rocha, Santos e Rodolfo.
Zagueiros: Manoel, Bruno Costa, Gustavo Araújo, João Antônio e Bruno Pires.
Laterais: Héracles e Paulo Octávio
Volantes: Deivid, Renan Foguinho e Vitor
Meias: Paulo Baier, Marcinho, Victor Sandes, Harrison e Martín Ligüera
Atacantes: Morro Garcia, Nieto, Marcelo, Bruno Mineiro, Ricardinho, Guerrón, Edigar Junio e Pablo.

No Redação em Campo Alexandre Senechal traz as notícias do Atlético

 

 


Coritiba Foot Ball Club

Cidade: Curitiba
Região: Leste
Estádio: Major Antônio Couto Pereira, com 37.182 lugares
Técnico: Marcelo Oliveira

Fundado em 12 de outubro de 1909, por Frederico “Fritz” Essenfelder, o Coritiba iniciou suas atividades no futebol diante do Club de Foot-Ball Tiro Pontagrossense. Em 102 anos de história o Coxa foi Campeão Brasileiro em 1985, Campeão Brasileiro da Série B em 2007 e 2010 e possui 35 Campeonatos Paranaenses.

Embalado após uma boa campanha no Campeonato Brasileiro de 2011, chegando na oitava colocação, o Coritiba aparece com um dos favoritos para o Campeonato Paranaense. Sob o comando de Marcelo Oliveira, o Alviverde conta com a chegada de cinco reforços para a temporada.

A grande responsabilidade do Verdão será manter o status de melhor time paranaense, pois em 2011 o Coxa foi Campeão Paranaense, vice-campeão da Copa do Brasil e ficou muito perto da Libertadores no Brasileirão, além de ter conseguido o recorde mundial de 24 vitórias consecutivas, o que deu direito ao Coritiba de figurar no Guinness Book pelo feito.

Em 2012, o Verdão do Alto da Glória busca o seu 36º título paranaense para se isolar ainda mais como o maior campeão do estado na competição.

Elenco:

Goleiros: Vanderlei, Edson Bastos, Rafael Martins e Vaná
Zagueiros: Demerson, Emerson, Pereira, Cleiton, Luccas Claro, Lucas Mendes e Diego
Laterais: Jonas, Jackson, Timbó e Eltinho
Meias: Lincoln, Emerson Santos, Renan Oliveira, Éverton Ribeiro, Davi, Rafael Silva, Tcheco e Rafinha
Volantes: Artur, Junior Urso, Lima, Gil, Guaraci, Djair e Willian
Atacantes: Marcel, Caio Vinícius, Everton Costa, Anderson Aquino, Leonardo e Geraldo

No Redação em Campo Rafael Peroni traz as notícias do Coritiba

 

 

Iraty Sport Club

Cidade: Irati
Região: Sudeste
Estádio: Coronel Emílio Gomes, com 4.500 lugares
Técnico: Rodrigo Casca

Fundado em 1914, o Iraty tem como principal conquista o Campeonato Paranaense de 2002, edição que contou com oito clubes do interior, sem a participação dos times da capital, que formariam logo depois o Supercampeonato Paranaense, com a participação do Azulão. Depois de 2002, a equipe ainda ficou duas vezes entre os quatro melhores do Estado, em 2005 e 2010.

Será o primeiro estadual sob o mandato do novo presidente, Geraldo Campagnoli, empossado em dezembro do ano passado. Em parceria com a SM Sports, do empresário Sérgio Mallucelli, o time fez parte da pré-temporada em Londrina, onde se localiza o Centro de Treinamentos da empresa. O novo mandatário já revelou o objetivo de voltar à série D do Campeonato Brasileiro. “Vamos brigar pelas primeiras posições no campeonato’’, declarou Campagnoli. Entre os jogadores, destaque para o volante Emanuel, que já defendeu o Paraná Clube, e a quantidade de jogadores vindos das categorias de base: onze ao todo, em um grupo de 28 atletas, comandados do técnico Rodrigo Casca.

Elenco:

Goleiros: Alessandro, Doni e Igor
Laterais: Anderson, Cleiton, Vinicius e Luiz Henrique
Zagueiros: Acássio, Jessé, João Renato, Luís Guilherme, Marcelo Pereira e Vinícius
Volantes: Ademir, Denis, Geovani, Rocha, Renan, Nilson e Edmilson
Meias: Clayton, Marcondes, Nenê, Marcelo e Rafael Bastos
Atacantes: Gilmar, Paraíba e Quirino

No Redação em Campo Paulo Semicek traz as notícias do Iraty

 

 


Londrina Esporte Clube

Cidade: Londrina
Região: Norte
Estádio: do Café com, 30.000 lugares
Técnico: Claudio Tencatti

O Londrina Esporte Clube foi fundado em 5 de abril de 1956 por Luciano de Andrade e Wallid Kauss. O primeiro teve a ideia de fundar um time de futebol na cidade após assistir a um jogo em que o Nacional de Rolândia venceu o Vasco da Gama por 3 a 2.

O pensamento de ambos era de que se Rolândia podia ter uma equipe capaz de enfrentar um grande time brasileiro de igual para igual, porque o mesmo não poderia acontecer com Londrina?

A fundação em si aconteceu em duas mesas de restaurante, quando Andrade, Kauss e mais um grupo de amigos se reuniram e deram o nome Londrina Esporte Clube ao novo clube da cidade. O primeiro time foi feito a partir de peneiras realizadas em times amadores da região e a primeira partida foi uma goleada em cima da Portuguesa Londrinense por 4 x 1, um dos melhores times amadores da cidade até então.

O LEC chega ao Paranaense 2012 como campeão da Divisão de Acesso e sob o comando do técnico Claudio Tencatti, o responsável pelo acesso do clube à elite do futebol estadual. O Tubarão fez uma excelente campanha na Segundona, foram 15 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota e uma invencibilidade de 13 jogos. Além disso, foram 49 gols marcados contra apenas 15 sofridos. A bela campanha credenciou o Tubarão a ser uma das forças deste campeonato ao lado de Coritiba e Atlético.

Elenco:

Goleiros: Danilo, Nei e Deysner Diego
Laterais: Ayrton, Wendel, Rafael, Fabinho e Maicon Campagnolo
Zagueiros: Rogerio, Elson, Fernando, Dipão e Gilvan
Volantes: Silvio, Serginho Paulista, Anderson, Bidia e João Vitor
Meias: Silvinho Canutto, Rodrigo, Bruno, Lucho, Thiago Santos, Fabinho e Matias Cardacio
Atacantes: Alexandre Oliveira, Warlley, Arthur, Joel, Flávio Guilherme, Thiago e Jeremias Caggiano

No Redação em Campo Rodrigo Gutuzo traz as notícias do Londrina

 

 

Operário Ferroviário Esporte Clube

Cidade: Ponta Grossa
Região: Leste
Estádio: Germano Kruger, com 10.400 lugares
Técnico: Carlos Paiva

O Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC) comemora sua fundação no dia 01 de maio. No entanto, a equipe oficializou o início das atividades em 07 de maio de 1912. A mudança da data comemorativa veio para homenagear os jogadores do clube que, ao mesmo tempo em que eram atletas, dividiam o tempo trabalhando na rede férroviária.

Com as cores preta e branca, o alvinegro de Vila Ofcinas ganha o apelido de ‘Fantasma’ entre as décadas de 50 e 60 por impor grandes dificuldades a equipes da capital do Estado. Em 2012, a equipe de Ponta Grossa completa 100 anos de história. Após amargar longo tempo longe do futebol profissionail na década de 90, o Operário retorna a primeira divisão em 2010. O objetivo deste ano é superar os feitos conquistados nos dois últimos, como as classificações para o Campeonato Brasileiro da Série D e o terceiro lugar no estadual do ano passado. O ano do centenário ainda reserva a participação inédita do Fantasma na Copa do Brasil.

Elenco:

Goleiros: Diogo, Filipe, Silvio e Thadeu
Laterais: Claudinho, George, Jeferson e Wellington
Zagueiros: João Paulo, Henrique, Marcelo, Saldanha e Nelinho
Volantes: Correia, Edson Grilo, Goiano, Patrick, Saymon e Zé Leandro
Meias: Ceará, Élvis, Jocian, Maiquinho e Normando
Atacantes: Baiano, Ícaro, Lenno, Marcelinho e Thiago Henrique

No Redação em Campo Emmanuel Fornazari traz as notícias do Operário

 

 

Rio Branco Sport Club

Cidade: Paranaguá
Região: Leste
Estádio: Fernando Charbub Farah, com 20.000 lugares
Técnico: Lio Evaristo

O Rio Branco Sport Club foi fundado em 13 de outubro de 1913, sendo o terceiro mais antigo do Paraná, atrás apenas de Coritiba e Operário. A primeira partida do Leão da Estradinha foi contra o Brasil Futebol Clube, também de Paranaguá, e acabou em 1 x 0 para o Brasil.

O primeiro campeonato oficial disputado pelo Leão foi o Paranaense de 1915, junto com equipes de Ponta Grossa e Curitiba que formavam Liga Sportiva Paranaense, liga que incluía somente os melhores times do estado, tanto que o campeonato era chamado de Divisão de Honra.

No campeonato do ano passado o Rio Branco conseguiu escapar do rebaixamento no campo, porém quase foi rebaixado nos tribunais, devido à suposta escalação irregular do atleta Adriano Oliveira dos Santos. O Leão só conseguiu escapar da punição depois de vários julgamentos no STJD e no TJD.

Para o campeonato deste ano, o time do litoral quer esquecer o ano passado e vem bastante empolgado para a disputa, um dos destaques do time é o volante Goiano, que atuou durante muito tempo no Paraná Clube.

Elenco:

Goleiros: Márcio, Felipe e Segala
Laterais: Nakata, Gustavo, Dênis e Iago
Zagueiros: Lucas Piasentin, Rodrigo, Wesley, Maceió, Roger, Diego Pétri, Rafael Bonfim e Bruno Santos
Volantes: Goiano, Peu, Caio, Baiano e Duda
Meias: Serginho Catarinense, Cléberson, Juninho Melo, Alexandre Fávaro, Juninho Balbino, Matheus e Dudu
Atacantes: Gilson, Hevandro, Piki, Bituruna, Renan Meduna e Maranhão

No Redação em Campo Tiago Piontekievicz traz as notícias do Rio Branco

 

 

Roma Esporte Apucarana

Cidade: Apucarana
Região: Norte
Estádio: Bom Jesus da Lapa, com 11 mil lugares
Técnico: Pedro Caçapa

Fundado em 6 de dezembro de 2000, o Roma Esporte Apucarana, que tem as cores vermelha, preta e branca, é presidido pelo empresário Sérgio Kowalski. Mesmo sendo um time novo, o Tricolor do Norte já disputou competições nacionais, como a Série C do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, em 2007, na qual obteve a 17ª colocação.

Em onze anos de história, conquistou dois títulos: A Copa 100 anos, em 2006, e a Divisão de Acesso em 2010, garantindo presença na Primeira Divisão em 2011. Na temporada passada, conseguiu se manter na elite paranaense, obtendo a sexta colocação. O Roma está na 277ª posição no ranking da CBF.

Elenco:

Goleiros: Spada, Renato e Diego
Zagueiros: Marcelão, Juninho, Luís Paulo, Vinicius, Tiago Coutinho e Robenval
Laterais: Grafite, Igor Pontes, Jô Gilson
Volantes: Bahia, Yves, Tunai, Serginho e Diego Zanutto
Meias: Léo, Pacato, Pedro Ivo e Ricardinho
Atacantes: Fábio, Felipe Capixaba, Cristiano, Wadisson, Dirceu e Elton

No Redação em Campo Anderson Gatti traz as notícias do Roma

 

 

Sport Club Corinthians Paranaense

Cidade: Curitiba
Região: Leste
Estádio: Eco-Estádio Janguito Mallucelli, com 4.200 lugares
Técnico: Leandro Niehues

Fundado em 1994 com o nome Malutrom (junção das famílias Mallucelli e Trombini), a equipe teve como grande conquista o título do módulo verde e branco da Copa João Havelange de 2000, o equivalente a série C do Campeonato Brasileiro. Em 2005, o clube/empresa decidiu mudar o nome para J.Mallucelli, e dois anos depois mudou do Estádio do Xingu, em São José dos Pinhais, para o Eco-Estádio, localizado próximo ao Parque Barigüi, em Curitiba. Com essa denominação, a equipe teve seu melhor momento em 2009, quando foi vice-campeã paranaense, ficando atrás somente do Atlético Paranaense. No mesmo ano, surgiu a parceria com o Corinthians Paulista, e assim veio a mudança de nome para Corinthians Paranaense.

O clube sempre teve como destaque a revelação de jogadores. Entre os principais atletas que surgiram estão Tcheco (hoje no Coritiba), Jucilei (Anzhi, da Rússia), Marcelo Tamandaré e Willian Leandro. Estes dois últimos estão de volta ao Timãozinho, sendo que Tamandaré foi um dos primeiros jogadores negociados pelo antigo Malutrom.

Além deles, o time manteve os já conhecidos Bruno Batata e Thiago Araújo, além de contratar o zagueiro Alex Fraga (ex-Atlético/PR) e o meia Safira (ex-Eng. Beltrão).

Elenco:

Goleiros: Colombo, Ricardo Vilar e Anderson
Laterais: Thiago Araújo, Anderson Seffrin, Nelsinho, André Luiz e Digão
Zagueiros: Alex Fraga, Flávio, Leléo e Tiago Alencar
Volantes: Willian Leandro, Javier Mendez, Alan, Luiz Ricardo, Evandro e Paulo Henrique
Meias: Safira, Samuel, Adriano, Wellington, Victor, Rodrigo Menezes, Rodrigo Hote, Huellber e Gustavo
Atacantes: Bruno Batata, Marcelo Tamandaré, Eric, Diego Campos, Jhonatan Pinzan, Mineiro, Andrezinho e Daniel Resende

No Redação em Campo Paulo Semicek traz as notícias do Corinthians

 

 

Toledo Colônia Work

Cidade: Toledo
Região: Oeste
Estádio: 14 de dezembro, com 15.000 lugares
Técnico: Rogério Perrô

O Toledo Colônia Work foi fundado em 10 de fevereiro de 2004, quando o Professor e Técnico Agenor Piccinin apresentou a duas grandes empresas de Toledo, a Organizações Work Serviços e a Cervejaria Colônia, um projeto social e esportivo.

Os empresários Irineu Picinini e Jean Paul Brandalise aceitaram viabilizar o projeto apresentado por Piccinin e lançaram o Projeto Escola Oeste de Futebol do Toledo Colônia Work (TCW). Na parte social, o objetivo era fundar escolinhas de futebol em cinco bairros da cidade, já na parte esportiva, a intenção era resgatar o futebol profissional de Toledo.

Vindo como vice-campeão da Divisão de Acesso em 2011, o Toledo Colônia Work será comandando no Campeonato Paranaense 2012 por Rogério Perrô, o responsável pelo acesso do clube na elite do futebol estadual. Com bela campanha na Segundona, o Toledo permaneceu invicto durante 14 partidas. Em 22 jogos, foram 13 vitórias, cinco empates e apenas quatro derrotas. Com o bom retrospecto do último ano, o Porco vem confiante para a disputa do Paranaense 2012.

Elenco:

Goleiros: Oliveira, Cleberson e Deyk
Laterais: Eduardo, Edson, Jean e Geronimo
Zagueiros: Everton, Negreti, Rodrigo, Soares e João Paulo
Volantes: Eurico, Joelson, Rafinha e Guaraci
Meias: Cícero, Cogo, Ferraz, Irineu e Thiago Almeida
Atacantes: Anderson, Diego, Rafinha, Guilherme e Vandinho

No Redação em Campo Regina Ferreira traz as notícias do Toledo

__

Acompanhe os jogos Campeonato Paranaense em tempo real através do nosso Twitter, além das demais competições disputadas pelos clubes paranaenses.

Produção: Equipe Redação em Campo

__

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

Comentários

comentário(s)

1 resposta a Paranaense 2012: conheça um pouco da história e os elencos dos participantes

  1. Pingback: Coritiba vence Atlético-PR por 4 a 2 e é campeão do 2° turno do Campeonato Paranaense

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>