O Roma recebeu a equipe do Palmeiras B na noite deste sábado (14), no último amistoso antes da estréia no Campeonato Paranaense 2012. E na abertura das festividades do aniversário de Apucarana, que completa 68 anos no dia 28, o time da cidade saiu derrotado por 1 a 0. O gol da partida foi marcado pelo zagueiro Erico.
Jogo movimentado, poucas finalizações
O Roma entrou em campo sem três titulares: o atacante Fábio e os laterais Gilson e Igor Pontes. Ao início do amistoso, os torcedores ainda chegavam ao estádio Bom Jesus da Lapa. Em campo, o Palmeiras começou melhor, tendo o meio-campista Nadson, movimentando-se bastante, como comandante das ações ofensivas e sofrendo faltas no lado esquerdo do campo.
A equipe da casa mostrou que estava levando o amistoso a sério e diminuiu os espaços, fortalecendo a marcação. E a partida se equilibrou. Aos 10 minutos, Yves passou para o lateral direito Grafite, que fez boa jogada, chegou à linha de fundo, mas cruzou fraco, para a fácil interceptação do goleiro Raphael. Aos 15, o setor defensivo do Roma perdeu a bola e Nadson finalizou rasteiro, sem perigo para Spada.
O jogo foi disputado com muita movimentação, com Roma e Palmeiras buscando o ataque, mas a criação não era transformada em chances de gol. A equipe de Apucarana passou a ditar o ritmo e se impôs, tendo o lado direito, com Grafite, substituto do titular Igor Pontes, como principal arma. Sem marcação e com espaço para jogar, o lateral apoiou bem e com velocidade, dando trabalho à defesa adversária.
O primeiro tempo terminou em 0 a 0, mas com o Roma tendo maior volume de jogo e mais perto do primeiro gol.
Bola parada decide
Com a busca pelo entrosamento, as equipes retornaram para o segundo tempo sem nenhuma alteração. Logo aos 3 minutos, Tindurim cometeu falta em Yves e foi advertido com o cartão amarelo. O jogador do Roma sentiu a pancada e teve que ser substituído por Vinícius. Aos 7 minutos, Juninho conseguiu acabar com o ataque do Palmeiras e armou o contra-ataque. Wadson chegou bem ao campo ofensivo, em velocidade, finalizou, a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.
O lateral Grafite passou a receber marcação diferente na etapa complementar e não conseguiu aparecer tanto no ataque. O que permaneceu o mesmo foi o baixo número de finalizações dos dois times, bem postados no sistema defensivo.
Com a dificuldade na infiltração na grande área, a bola parada surgiu como opção. E foi assim que, aos 30 minutos, o placar foi aberto pelo Palmeiras. Na cobrança de escanteio de Naldo, Erico subiu e cabeceou forte no ângulo esquerdo do goleiro Spada, balançando as redes. Na partida contra o Arapongas, na última quinta-feira (12), o zagueiro marcou o gol de empate do time paulista. Apesar do gol, sentido pelo Roma, o panorama do jogo permaneceu o mesmo. Os armadores das equipes não conseguiram criar oportunidades para os atacantes. No final da partida, o Tricolor ainda tentou empatar na pressão, sem sucesso.
A derrota no amistoso não abalou os jogadores do Roma, que não acharam a atuação ruim, exceto no lance do gol. A estréia no Campeonato Paranaense acontece no dia 22, fora de casa, contra o Arapongas.
FICHA TÉCNICA
ROMA 0 X 1 PALMEIRAS B
Roma: Spada; Grafite, Luis Paulo, Juninho, Jô; Robenval, Yves (Vinícius), Bahia, Léo; Felipe Capixaba e Wadson (Pedro Ivo).
Técnico: Cláudio Caçapa.
Palmeiras B: Raphael; Edgar, Erico, Marquinhos, Cleiton (Jonatas); Assunção, Maicon (Alexandre), Tindurim, Nadson (Élder); Caio (Martin) e Peterson (Bruno Alexandre).
Técnico: Luis dos Reis.
Local: Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana.
Data/Horário: 14/01/2012, às 20h.
Árbitro: Nilo Neves de Souza Jr.
Assistentes: João Marcelo de Souza e Alessandro Rodrigues Mori.
Público/ Renda: 512 pagantes/ R$ 3.650.
Cartões amarelos: Grafite pelo Roma. Tindurim pelo Palmeiras B.
Gols: Erico, aos 30 minutos do segundo tempo, para o Palmeiras B.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.