Conquista do Brasileirão 2001 completa 10 anos
Dia 23 de dezembro de 2001. Atlético-PR e São Caetano disputavam o segundo jogo da final do Brasileirão 2001, no estádio Anacleto Campanella, casa do Azulão. O Furacão havia vencido o primeiro confronto decisivo por 4 a 2, com três gols de Alex Mineiro. E o ídolo atleticano resolveria também a segunda partida. Aos 21 minutos da etapa final, Fabiano chutou cruzado, Sílvio Luiz rebateu e Alex Mineiro empurrou para colocar o nome do clube paranaense definitivamente na história do Brasil.
Flávio; Nem, Gustavo e Rogério Correa; Alessandro, Cocito, Kléberson, Adriano e Fabiano; Alex Mineiro e Kléber era o time base do esquadrão atleticano campeão, que também contava com outros bons jogadores como Igor, Pires, Rodriguinho, Souza, Ilan e Adauto. A campanha foi excelente desde o ínicio: 51 pontos em 27 jogos, com 15 vitórias, seis empates e seis derrotas, saldo de 18 gols pró, com 58 marcados e 40 sofridos. Vitórias como os 6 a 3 no Bahia, na Arena, e os dois 5 a 1 fora de casa contra Ponte Preta e Santa Cruz foram os pontos altos na primeira parte.
Com a vantagem de poder jogar as quartas e semifinais dentro de seus domínios - essas fases eram realizadas em jogo único -, o Furacão bateu o São Paulo por 2 a 1 e o Fluminense por 3 a 2, em dois confrontos emocionantes. As finais contra o São Caetano apenas vieram para coroar o grande time atleticano do começo do século.
Confira o especial feito pelo site Furacao.com, que contém várias entrevistas com os personagens do título.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

