Blog do Redação - Avante, Atletiba! por João Alves

O ano não foi totalmente satisfatório para os torcedores da dupla Atletiba. Os rubro-negros passaram 2011 sem comemorar nenhum título e ainda viram o clube ser rebaixado para a Série B do Brasileirão após permanecer 16 anos na elite. Os alviverdes, apesar do título do Paranaense e da sequência recorde de 24 vitórias, estiveram perto de vencer a Copa do Brasil e, depois, de conseguir a classificação para a Libertadores no Brasileiro.

A temporada 2011 chegou ao fim em um confronto entre as duas equipes. A história é conhecida: vitória rubro-negra por 1 a 0; quebra do tabu de invencibilidade alviverde que perdurava há mais de 1.300 dias; além dos objetivos (permanência na Série A e vaga na Libertadores) não alcançados. Ao final do jogo na Arena da Baixada, as torcidas entraram em polvorosa. Mais pelo insucesso do rival do que pelo seu próprio. Compreensível. Foi o que restou para ser comemorado. É pouco, é triste. No domingo, dia 4 de dezembro, o Futebol Paranaense perdeu em dobro. Perdeu, mais uma vez, um representante na elite. Perdeu a chance de ser representado na principal competição do continente.

A posição final dos times condiz e retrata a campanha feita durante a competição. O Atlético, 17º colocado, ficou apenas uma rodada fora da zona de rebaixamento. O Coritiba, 8º, alcançou o grupo de classificação à Libertadores também em apenas uma oportunidade. Embora nem sempre a justiça prevaleça no futebol, o resultado dos clubes foi, sem dúvidas, justo.

A atual situação dos times é diferente. O Atlético, clube promissor do início do século, campeão nacional, vice-campeão continental, decaiu e chegou à Série B – destino que rondava a Arena da Baixada nos últimos anos, à exceção de 2010. Terá um novo presidente e um novo elenco em 2012. O Coritiba, rebaixado duas vezes em cinco anos, voltou à elite e conseguiu resultados animadores no primeiro semestre de 2011, que criaram expectativas maiores – não correspondidas – em torno da equipe. A base do plantel será mantida, e Vilson Ribeiro de Andrade, homem forte do futebol alviverde, foi aclamado como presidente.

O futebol não para e a cobrança por resultados retorna no dia 22 de janeiro, na primeira rodada do Campeonato Paranaense. Cabe aos clubes trabalhar para que em 2012 os objetivos sejam alcançados e os mesmos erros não sejam cometidos. O Atlético tem como responsabilidade voltar à Primeira Divisão. O Coritiba, realizar uma campanha superior à de 2011. As nações rubro-negra e alviverde esperam um grande ano. Avante, Atletiba! Avante, Futebol Paranaense!

 

 

 

Mensagem

*

* Copy this password:

* Type or paste password here:

2,845 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Quem Somos | Equipe | História | Contato