O clássico AtleTiba já trouxe muitas alegrias e sofrimento para os torcedores dos dois clubes, mas a rivalidade só cresce. São anos de histórias desses jogos entre Atlético Paranaense e Coritiba, relembre aqui os três mais emocionantes, para o Coxa, dos últimos anos:
CORITIBA 1 X 4 ATLÉTICO - 25/11/1999
Pela Seletiva da Libertadores da América de 2000, conquistada pelo Furacão, uma grande vitória sobre o rival, no Couto Pereira, para começar a marcar a geração que venceria o Brasileirão dois anos depois.
Aos 6 minutos da partida, Luiz Carlos bateu falta da intermediária e colocou o Coxa em vantagem. Aquela foi a única vez que a torcida alvi-verde comemorou naquela tarde de domingo. O time da casa até jogou melhor durante o primeiro tempo todo, mas o castigo pela vantagem mínima construída foi grande.
Aos 19 minutos da segunda etapa, Cocito acertou um canudo do meio campo empatando o jogo. O Coxa perdeu gols. O Atlético também. Mas aos 32 minutos, Adriano não perdeu. Após chute de Lucas para a área, Gabiru colocou o pé na bola, que morreu mansa no gol coxa-branca.
Aos 39, outro personagem da história atleticana entrou em ação. Luizinho Netto bateu falta com perfeição, como de costume, e fez 3 a 1 para o Furacão.
Então, o que já estava bom ficou ainda melhor para a torcida atleticana. Kléberson, na época ainda reserva do time, entrou no jogo e, aos 45 minutos, após passe de Kelly, fechou a goleada. 4 a 1 para o Atlético.
ATLÉTICO 1 X 1 CORITIBA - 17/06/2000
Após empatar a primeira partida da final também por 1 a 1, o Furacão jogava por um empate no segundo jogo para ser campeão, por ter feito a melhor campanha.
A semana antes do clássico foi marcada por muitas provocações dos dois lados e isso se traduziu no campo: logo no começo do jogo, o zagueiro Flávio, do Coritiba, agrediu o meia Adriano e foi expulso, aumentando a vantagem do Furacão.
Porém, Leandro Tavares abriu o placar para o coxa, após falha da defesa atleticana. Então, o técnico Vadão foi colocou os atacantes Silvinho e Gilson Batata nos lugares do meio-campo Luiz Carlos Goiano e do lateral Jorginho.
A tática funcionou e, aos 30 minutos do segundo tempo, o zagueiro Gustavo marcou o gol do título, de cabeça, após cobrança de escanteio.
O título decidiu o último título paranaense do século e foi o Furacão quem comemorou a conquista.
CORITIBA 0 X 2 ATLÉTICO - 20/01/2008
A última vitória do Furacão jogando no Couto Pereira aconteceu na primeira fase do Campeonato Paranaense de 2008. O meia Ferreira e o volante Claiton eram os destaques do time e tiveram participação efetiva no resultado.
No primeiro tempo, o jogo foi muito disputado e com grandes chances para os dois lados, mas ninguém mexeu no placar.
Na volta do intervalo, o Furacão fez 1 a 0 com um gol do colombiano Ferreira. Após o escanteio, Edson Bastos tirou de soco e a bola sobrou para o camisa 11 dominar já ajeitando e fuzilar as redes coxas-brancas com um belo chute cruzado.
O golpe de misericórdia foi dado já nos acréscimos. Pedro Ken bateu falta na barreira e, na sobr,a Alan Bahia puxou o contra-ataque, lançou Claiton, que correu livre pela direita e cruzou para a segunda trave de volta para de Alan Bahia, que só teve o trabalho de escorar de cabeça pro fundo do gol.
-
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo