Paraná derrota Bragantino e garante permanência na 2ª divisão

Paraná 1 x 0 Bragantino - Eduardo Bispo/ Redação em Campo

Depois de uma semana turbulenta, o Paraná Clube entrou em campo pressionado pelo ainda existente risco de rebaixamento. Na luta para permanecer na Série B do Campeonato Brasileiro, o time comandado por Guilherme Macuglia venceu o Bragantino com gol de Jefferson Maranhão e espantou o fantasma do descenso.

Se por um lado a queda foi evitada, por outro o gosto de uma temporada nada boa vai ficar na boca dos torcedores paranistas por um bom tempo. Com o resultado de hoje, o Tricolor terminou sua participação na Segundona 2011 com 52 pontos, na 13ª colocação. Na próxima semana, a diretoria fará uma reunião para traçar metas visando a próxima temporada. Em 2012, o Paraná terá pela frente a disputa da Série Prata do Campeonato Paranaense e a Série B do Brasileirão.

O Bragantino também fica com um amargo na língua. Após 38 rodadas, o time de Bragança Paulista, que chegou a passar 2 rodadas no G4, vai ter de se contentar com a 6ª posição, com 58 pontos (3 a menos do que o Sport, dono da última vaga à elite do futebol brasileiro do ano que vem).

Jogo movimentado, nada de gols

A partida começou morna, com as equipes se estudando e se aquecendo, já que o atraso do goleiro Gilvan atrapalhou o trabalho de aquecimento realizado antes do início do confronto. A primeira oportunidade de gol veio aos 7 minutos, com os donos da casa. Lima avançou pela direta e bateu forte, assustando o arqueiro do Bragantino. Na queda, Gilvan sentiu dores no ombro esquerdo (o atraso no começo da partida foi fruto de uma contusão do goleiro nesse mesmo ombro. Ele chegou a sair de maca do gramado, porém 15 minutos depois entrou em campo).

Aos 18, foi a vez dos paulistas terem uma oportunidade. Léo Jaime puxou contra-ataque após passe de Gilvan, passou por Zé Carlos, mas a arbitragem marcou toque de mão do jogador.

Jogando mais na garra do que na técnica, as duas equipes pouco produziam. Chance real de gol, mesmo, só voltou a acontecer aos 33 minutos. Lima recebeu de Cambará e arriscou. O goleiro Gilvan fez ótima defesa e manteve o zero no marcador.

Aos 44, o lance mais inacreditável do confronto. Lima serviu Dinelson, que experimentou. Gilvan deu rebote e Giancarlo, dentro da área e sem marcação, isolou a bola e perdeu a melhor chance de abrir o placar. Dois minutos mais tarde, foi a vez de Romarinho penetrar a área, mas a zaga paranista conseguiu afastar o perigo. Sem muitos lances agudos, o duelo acabou empatado ao término da 1ª etapa: 0×0.

Jefferson Maranhão marca e sela permanência na Série B

A segunda etapa começou com o Tricolor indo para cima, e em pouco tempo a equipe conseguiu balançar as redes. Aos 6 minutos, Jefferson Maranhão recebeu cruzamento rasteiro de Lima pela esquerda, girou e botou a bola no fundo das redes: 1×0 Paraná.

Sem nenhuma opção além de ir ao ataque, o Bragantino chegou com perigo aos 17. Luis Mário, que havia acabado de entrar, mandou uma bomba de fora da área. Bem posicionado, Zé Carlos conseguiu defender. A resposta tricolor veio aos 19, quando Giancarlo, dentro da pequena área, chutou a queima-roupa e obrigou Gilvan a fazer uma incrível defesa.

Depois disso, o nervosismo do Bragantino e o desinteresse dos donos da casa (loucos para que a partida terminasse, já que, naquela altura, os outros confrontos da rodada já tinham se encerrado e a permanência paranista na 2ª divisão estava garantida) impediram as equipes de criarem
jogadas.

Ao final dos 90 minutos, e sob muito protesto da torcida, o Paraná saiu de campo vitorioso e, finalmente, sem nenhum risco de rebaixamento. No placar, Tricolor 1×0 Bragantino.

FICHA TÉCNICA
PARANÁ 1X0 BRAGANTINO

Paraná: Zé Carlos, Lisa (Luciano Castán), Brinner, Edson Rocha e Lima; Serginho, Itaqui, Cambará e Dinélson (Douglas Packer); Jefferson Maranhão (Ricardinho) e Giancarlo.
Técnico: Guilherme Macuglia.

Bragantino: Gilvan; Murilo Henrique, Luiz Carlos (Deyvid Sacconi) e Diego; Esley, Felipe, Marcinho (Finazzi), Murilo Ceará (Luis Mário)
e Léo Jaime; Romarinho e Lincom.
Técnico: Marcelo Veiga.

Local: Estádio Durival de Britto e Silva (Vila Capanema), em Curitiba (PR).
Data/Horário: 26/11/2011, às 17h.

Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC).
Assistentes: Angelo Bechi (SC) e Juliano Fernandes da Silva (SC).

Cartões Amarelos: Cambará, Giancarlo e Luciano Castán, pelo Paraná; Felipe e Luiz Carlos, pelo Bragantino.

Gol: Jefferson Maranhão, aos 3 minutos do 2º tempo, pelo Paraná.
Público/Renda: 2.353 pagantes (3.100 total)/R$ 49.730,00.

Comentários

comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>