Blog do Redação - Os homens que abrem os estádios, por Tiago Piontekievicz

Neste meu texto gostaria de prestar uma homenagem a um grupo de pessoas quase esquecidas, mas que são parte importante para que muitos jogos de futebol aconteçam, estou falando dos administradores de estádio, que geralmente são senhores que cortam a grama, limpam o estádio e até mesmo moram neles. Tive a grande oportunidade de conhecer o “Seu Zelão”, um senhor que mora a 28 anos em uma casinha simples atrás de um dos gols do Estádio Ubirajara Medeiros, em Cornélio Procópio.

Zelão é de uma simplicidade que chega a ser ingênua, mas conhece e ama o futebol como poucos, não é à toa que está a quase 30 anos vivendo em um estádio! Este senhor é o exemplo do que temos em muitos estádios pelo Brasil, principalmente nos interiores, aquele tiozinho que guarda as chaves dos vestiários, das cabines de imprensa e sabe até onde liga a chave da energia elétrica. Infelizmente muitos deles são esquecidos, não têm o devido reconhecimento, mas são muito importantes no espetáculo futebol.

Seu Zelão mora e cuida há 28 anos do Estádio Ubirajara Medeiros. Foto: Richard Benvenutti

No alto de sua simplicidade, estes senhores são verdadeiros abnegados e veem no ato de administrar um estádio uma oportunidade única de estar perto de seu maior sonho talvez, quem sabe ter sido um jogador de futebol, um repórter esportivo ou até mesmo um torcedor que nunca teve condições de frequentar um estádio, mas que o fazem sendo, literalmente, quem abre as portas para as estrelas do espetáculo.

Mas infelizmente o que se vê em alguns casos é a tradução de uma realidade dura, em que a única coisa que os “tiozinhos” almejam é ter um lugar para morar, pois não tem o mínimo de assistência de clubes, prefeituras e empresários. Portanto deixo aqui meu humilde reconhecimento a essas pessoas que dão o sangue pelo futebol, mas que, em alguns casos, são “indigentes” do futebol, pois o que interessa são os ídolos do campo.

Comentários

comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>