Com gol de Leonardo, o Coritiba venceu o Santos por 1 a 0, nesta noite de domingo (20), no Couto Pereira, em jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão 2011 e ficou a apenas três pontos do quinto colocado, o Figueirense, que hoje seria o último time classificado para a Copa Libertadores da América 2012. O Coxa dominou o jogo inteiro e só não venceu por mais porque o goleiro Aranha estava inspirado. Vanderlei, camisa 1 do Verdão, não fez nenhuma defesa.
Primeiro tempo morno
Ainda com chances de classificação para a Libertadores e enfrentando o time reserva do Santos, o Coritiba tomou a iniciativa e saiu para o jogo.
Léo Gago chegou a tirar o grito de gol da torcida, logo aos nove minutos, após cobrança forte de falta, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Apesar de conseguir manter a posse de bola no campo de ataque, o Coxa não transformava o domínio em oportunidades claras de gol. As melhores chances vieram com Leonardo, que chutou por cima após cruzamento de Everton Costa, e Davi.
O meia tinha sentido uma lesão na perna direita minutos antes e chutou fraco para a defesa de Aranha. Após o lance, ele pediu para sair e Everton Ribeiro entrou em seu lugar.
No final do primeiro tempo, Léo Gago e Pereira tiveram as últimas chances de abrir o placar. O volante recebeu passe de Lucas Mendes e mandou por cima. Já o zagueiro cabeceou com perigo a esquerda do gol do Peixe.
Coritiba volta com tudo
Marcelo Oliveira voltou para o segundo tempo lançando o atacante Geraldo no lugar do lateral-esquerdo Lucas Mendes e o Verdão voltou a mil por hora.
Aos dois minutos, Leandro Donizete ganhou a disputa no meio-campo e lançou Rafinha. O meia chutou cruzado e a bola passou a direita do gol, com perigo.
O Coritiba continuou atacando. Aranha fez grande defesa após chute rasteiro de Everton Costa e encaixou chute cruzado de Everton Ribeiro.
A pressão era grande. Rafinha soltou a bomba e acertou a trave direita do Santos, aos nove. No minuto seguinte, o meia tentou novamente e Aranha espalmou para escanteio. Na cobrança, Pereira cabeceou firme para o chão e o camisa 1 do Peixe salvou mais uma.
De tanto tentar, o Coritiba finalmente fez o primeiro gol. Após mais uma blitz, Geraldo cruzou da esquerda e Leonardo desviou de cabeça, tirando Aranha do lance. 1 a 0, aos 16.
O gol não diminuiu o impeto ofensivo do Verdão. Rafinha quase marcou um golaço. O meia recebeu lançamento na direita e finalizou bonito de fora da área, sem deixar a bola cair. O chute passou tirando tinta da trave esquerda.
Léo Gago ainda tentou duas vezes: uma de cabeça, que Aranha defendeu bem, e a outra em um contra-ataque muito bem encaixado, no qual faltou calma para o volante. Sozinho, ele chutou torto e mandou por cima.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1 X 0 SANTOS
Coritiba: Vanderlei; Jonas, Jéci, Pereira e Lucas Mendes (Geraldo); Leandro Donizete, Léo Gago, Davi (Everton Ribeiro) e Rafinha; Everton Costa (Willian) e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira.
Santos: Aranha, Leandro Silva (Crystian), Bruno Aguiar, Vinícius e Eder Lima; Anderson Carvalho, Possebon, Ibson e Felipe Anderson; Diogo e Alan Kardec.
Técnico: Muricy Ramalho.
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Data/Horário: 20/11/2011, às 19h00.
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO).
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Carlos Berkenbrock (SC).
Público/Renda: 18.444 total / 16.447 pagantes / R$ 266.900,00.
Gol: Leonardo, aos 16 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Leandro Silva, Ibson e Possebon, do Santos. Willian e Everton Ribeiro, do Coritiba.