Fantasma do rebaixamento ronda Vila Capanema após rodada surpreendente

Foto: Eduardo Bispo / Redação em Campo

Sábado, 12 de novembro. Jogando em casa, o Paraná Clube derrota - de forma inapelável - o Guarani por 3×0 e respira aliviado na Série B do Campeonato Brasileiro. Apenas uma improvável combinação de resultados na 37ª rodada faria com que a vantagem de 4 pontos do Tricolor (em 6 ainda em disputa no campeonato) à temida zona do rebaixamento não fosse suficiente para livrá-lo de qualquer risco de queda.

Para que isso ocorresse, o São Caetano (então 17º colocado) teria que bater o Vitória em pleno Barradão, sendo que o Leão baiano precisava da vitória para seguir na luta por uma vaga na Série A do ano que vem. Além disso, o ASA (16º) tinha de derrotar o Bragantino (outro na disputa de um lugar na elite) fora de casa. Como se não bastasse esses dois resultados improváveis, o Icasa (15º) teria que pontuar contra o Goiás, em Goiânia. E, claro, o Tricolor também deveria fazer sua parte: perder para o Sport na Ilha do Retiro.

Sábado, 19 de novembro. Contando com um adversário nervoso em campo, o rubro-negro pernambucano facilmente se impôe e ganha do Paraná de forma tranqüila por 3×0. Mesmo assim, era praticamente impossível o Tricolor não se livrar do risco de descenso já na rodada 37.

Só que o futebol é uma caixinha de surpresas, e o que parecia milagrosamente improvável acabou acontecendo. Goiás e Icasa não saíram do zero. Nada surpreendente, afinal os goianos já estavam em clima de férias.

Porém, tudo aquilo que era considerado mais inacreditável (Vitória e Bragantino serem derrotados em casa) aconteceu. No interior paulista, o ASA vence por 1×0 e, em Salvador, o Vitória sofre uma virada impressionante e acaba batido pelo São Caetano por 2×1.

A um empate da permanência

Com a péssima rodada, o Paraná agora ocupa a 14ª posição, empacado nos 49 pontos. ASA e São Caetano chegaram aos 48 e, assim como o Tricolor, só dependem das próprias forças para evitarem o rebaixamento. O Icasa, 17º, possui 47 pontos. Outros que ainda não se livraram do fantasma da ZR são ABC (50 pontos) e Guarani (49 pontos). Entretanto, apenas uma combinação impressionante faria com que essas duas equipes fossem rebaixadas.

Na última rodada da Série B, todos os envolvidos na luta pela permanência jogam em casa, sendo o Icasa o único a não depender só de si para escapar da degola. Jogando na Vila Capanema, o Paraná só precisa de um empate diante do Bragantino para continuar na Segundona. Mas, baseado nos acontecimentos do último sábado, é melhor a equipe paranista não dar chance para o azar. O improvável, no futebol, acontece.

Mensagem

*

Quem Somos | Equipe | História | Contato Plex - WebDesign em Curitiba
Webdesign em Curitiba