A tarde deste domingo (30) foi de confronto entre Coritiba e América-MG, em jogo válido pela 32ª rodada da Série A do Brasileirão. Um jogo bastante movimentado para ambas as equipes, mas favorável ao time da casa, que saiu atrás no placar, mas virou ainda na primeira etapa. No segundo tempo, houve queda de produção dos dois lados. Porém, a equipe paranaense garantiu a vitória por 3 x 1 no estádio do Couto Pereira.
Com este resultado, o time Alviverde sonha com a conquista da vaga para a Libertadores, pois segue na 11ª posição, com 45 pontos, apenas 7 pontos do G5. Faltando seis rodadas para o término do campeonato, a chance de obter a vaga na competição são pequenas, mas ainda existe. Na próxima rodada, o Coritiba joga fora com a equipe do Palmeiras. Já o América-MG joga contra o Corinthians, em Minas Gerais.
América-MG abre o placar, mas Coritiba vira ainda no primeiro tempo
O duelo na capital paranaense tem o ponta pé inicial com a equipe do Coritiba, que logo na primeira tentativa já usou a lateral para buscar o gol nos primeiros minutos, mas o cruzamento passou por toda extensão da área, sem encontrar nenhum atacante. Nos cinco primeiros minutos o time da casa se posiciona ofensivamente, consequentemente o América-MG se defende para puxar os contra-ataques.
A sequência do jogo foi de domínio do time Alviverde, que tenta aproveitar os ataques pelas alas do campo, principalmente pela direita, com o lateral Jonas, mas sem sucesso. Assim, em um contra ataque o time mineiro respondeu. Com uma troca de passes com o atacante Kempes, o ataque avançou pela intermediária e chutou em gol, abrindo o placar aos 17 minutos da primeira etapa.
Após dois minutos do gol do América-MG, o Coritiba empata em uma jogada individual do meio campo Rafinha. Ele recebeu a bola dentro da área e driblou o zagueiro e chutou cruzado, empatando o jogo aos 19 minutos da primeira etapa, no placar de 1×1. Cinco minutos após o gol de Rafinha, o time de Curitiba vira o jogo com Davi, que iniciou a jogada no meio de campo, passou a bola para Marcos Aurélio que devolve para Davi na frente do gol, e assim só teve o trabalho para concluir em gol, deixando o placar favorável ao time do Coritiba em 2X1 aos 24 minutos do 1º tempo.
No passar de 35 minutos de jogo, a posse de bola continuou com o Coxa, que teve uma ótima movimentação do camisa 10, Marcos Aurélio participando praticamente em todas as jogadas. Já na equipe adversária, Amaral tem a maior movimentação junto com Fabricio que juntos têm uma liberdade maior para trabalhar.
Nos minutos finais o jogo caiu de produção. Assim sem muita ação ofensiva de ambos os times, o jogo ficou faltoso, principalmente na intermediária do campo, segurando o jogo e matando os contra-ataques. E com um minuto de acréscimo, o primeiro tempo termina com 2×1 para o time do Coritiba sobre o Coelho.
Coritiba cadenciou o jogo, marca e conquistou a vitória
O intervalo apenas seguiu com orientações táticas dos treinadores, assim sem substituições nos vestiários. Os primeiros minutos do segundo tempo foram praticamente iguais ao final da etapa anterior, com bastante faltas.
Aos 23 minutos do segundo tempo o jogo continuava travado. Com a saída do atacante Bill do Coritiba, substituído por Everton Costa, o Coxa ganha mais mobilidade na frente, e a torcida começou a inflamar e empurrar o time da casa. Com isso o treinador do Coelho, Givanildo de Oliveira faz suas mudanças para mudar o placar da partida, entrou o Sheslon e Irênio, mudando o sistema para 4-4-2.
Com as mudanças nos times, o Coritiba ficou com troca de passes no meio de campo, apenas cadenciando o jogo, e quando o time da casa não tinha a posse de bola, o América-MG também tinha dificuldades para seguir ao ataque, pois a zaga alviverde saía em vantagem na ação defensiva.
E nos minutos finais do jogo, em uma falta cobrada por Léo Gago, o zagueiro alviverde Jéci pulou mais alto que a zaga do Coelho e cabeceou para ampliar o placar em 3×1 aos 41 minutos do segundo tempo. Depois do terceiro gol o jogo ficou apenas sendo cadenciado pelo meio campo da equipe paranaense, que teve quatro minutos de acréscimo, mas nada que mudasse o placar. Final 3×1 para o Coxa.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 3X1 AMÉRICA-MG
Coritiba: Vanderlei; Jonas, Jéci, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Davi (Everton Ribeiro) e Rafinha; Marcos Aurélio (Geraldo) e Bill (Everton Costa).
Técnico: Marcelo Oliveira.
América-MG: Neneca; Everton Luiz, Micão e Willian Rocha (Sheslon); Rodriguinho (Thiago Carleto), Amaral, Leandro Ferreira, Fabricio (Irênio) e Gilson; Alessandro e Kempes.
Técnico: Givanildo de Oliveira.
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Data/Horário: 30/10/2011, às 18h00.
Árbitro: Anderson Daronco (RS).
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Emerson Augusto de Carvalho (SP
Público/Renda: 10.962 total / R$109.040,00
Cartões Amarelos: Lucas Mendes, Bill, Rafinha, Jonas pelo Coritiba. Alessandro, Amaral, Gilson, Willian Rocha pelo América-MG.
Cartão Vermelho: Gilson pelo América-MG.
Gols: Kempes aos 17 minutos do 1º tempo para América-MG. Rafinha aos 19 minutos do 1º tempo, Davi aos 24 minutos do 1º tempo e Jéci aos 41 minutos do 2º tempo para o Coritiba.
_
Preserve o jornalismo ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.