Em uma noite de pouca inspiração, Duque de Caxias e Paraná Clube se enfrentaram, em Volta Redonda, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com os dois times atuando de forma sonolenta, os gols acabaram nem dando as caras: 0×0. Sem conseguir bater o lanterna, o Tricolor viu as poucas chances de acesso à 1ª divisão ficarem ainda mais escassas e se aproximou de forma perigosa da zona do rebaixamento à Série C.
Com o tropeço, o Paraná chegou aos 37 pontos, ficando na 10ª posição. À 11 pontos de distância do G4 faltando 10 rodadas para o término da Segunda Divisão, o acesso ficou ainda mais complicado. As atenções paranistas agora ficam na parte de baixo da tabela. Com a vitória do São Caetano hoje, a distância do Tricolor para a zona de rebaixamento caiu para 4 pontos, preocupando a equipe paranaense. Na próxima sexta-feira, 07, o time volta a campo, em casa, para encarar o ASA.
Já o Duque, virtualmente rebaixado, foi aos 12 pontos, permanecendo na 20ª colocação. O clube carioca volta a campo no sábado, 08, tendo o Grêmio Barueri, fora de casa, como adversário.
Estádio vazio, futebol escasso
Se nas arquibancadas a presença dos torcedores foi extremamente pequena, o futebol praticado em campo também seguiu a mesma linha. Sem criatividade e com muita preguiça, Duque de Caxias e Paraná fizeram uma 1ª etapa para lá de morna.
As poucas chances que apareceram nos 45 minutos iniciais surgiram no início da partida, a maioria com os visitantes. Aos 9 minutos, o goleiro Thiago Schmidt cobrou tiro de meta de forma displicente. Ricardinho roubou a bola e cruzou na área para Hernane, que dominou muito mal e deixou escapar a oportunidade. Aos 12, a resposta do Duque. Gilcimar recebeu dentro da área paranista, girou e bateu rasteiro, obrigando Zé Carlos a fazer boa defesa.
Aos 15, Brinner balançou as redes. Só que em impedimento. Em bate-rebate dentro da área, o zagueiro tricolor aproveitou a sobra e, completamente impedido, mandou para o fundo do gol. Mas o bandeirinha, bem posicionado, assinalou a posição ilegal e o árbitro anulou o tento.
Depois disso, o último lance de emoção do 1º tempo ocorreu aos 25 minutos, com os donos da casa. Gilcimar, mais uma vez, invadiu a área e ficou cara-a-cara com Zé Carlos. Porém, não teve tranqüilidade na finalização, chutando em cima do goleiro paranista.
Bastante sonolentas, as duas equipes não conseguiram mais produzir nenhum lance de perigo. O tempo foi passando, e ninguém parecia querer abrir o marcador. Ao final de 45 minutos, nada de gol: 0×0.
Zero insiste em não sair do marcador
Logo no 1º lance da 2ª etapa, o Tricolor teve uma boa oportunidade para tirar o zero do placar. Hernane recebeu dentro da área, mas abusou das firulas e acabou batendo fraco, sem perigo. 1 minutos depois, Ricardinho recebeu e arriscou de primeira, também dentro da área. O goleiro Thiago Schmidt, bem posicionado, conseguiu defender bem.
Da mesma forma que o ocorrido na 1ª etapa, o jogo seguiu em um ritmo bastante lento. Chance de perigo, mesmo, só foi ocorrer novamente aos 25 minutos. E, depois, apenas 10 minutos mais tarde. Tony cobrou falta para o Duque, a zaga tricolor furou, porém Júlio Cesar não conseguiu cabecear. Aos 35, Érick Flores arriscou de longe, e a bola passou ao lado do gol defendido por Zé Carlos.
Com os times não estando em uma noite inspirada, mais nenhuma oportunidade aguda aconteceu e o placar acabou não sofrendo nenhuma alteração ao longo dos 90 minutos: 0×0.
FICHA TÉCNICA
DUQUE DE CAXIAS 0X0 PARANÁ
Duque de Caxias: Thiago Schmidt; Everton Silva, Bruno Costa, Santiago (Jhon) e Ernani (Antonio); Felipe Machado, Júlio Cesar, Edu Pina, e Érick Flores (Léo Pimenta); Gilcimar e Tony.
Técnico: Paulo Campos.
Paraná: Zé Carlos; Lisa, Cris, Brinner e Lima; Sílvio, Itaqui, Douglas Packer e Henrique (Oliveira); Ricardinho (Giancarlo) e Hernane (Igor). Técnico: Guilherme Macuglia.
Local: Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira (Estádio da Cidadania), em Volta Redonda (RJ).
Data/Horário: 04/10/2011, às 20h30h.
Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS).
Assistentes: Leandro dos Santos Ruberdo (MS) e Adnilson da Costa Pinheiros (MS).
Cartões Amarelos: Sílvio, Lisa, Itaqui e Giancarlo, pelo Paraná.
Público/Renda: 29 torcedores/ R$ 320,00.